Imagine que os seres-humanos não são perfeitos. Em qualquer momento pode existir erro na trajetória turística? Imagine viajar para algum país estrangeiro e de repente ficar com aquela gripe que não te faz levantar cama! Ou mesmo o contágio de alguma doença em terras estrangeiras por não ter tomado a vacina! Envolveu-se em alguma briga ou acidente que culminou em prisão? Para estes e outros tipos de imprevistos que podem tornar a viagem uma experiência desagradável existe o seguro viagem, que de certa forma possui maiores vantagens do que desvantagens. Viável para viagens longas!
• Viabilidade do Seguro Viagem
Quem deve analisar o nível de viabilidade sobre o seguro viagem é o próprio cliente. Primeiro, se faz necessário entender como funciona cada plano para saber se demanda existente corresponde com os serviços oferecidos pela empresa que vende os pacotes turísticos. O passo se faz necessário porque os clientes podem pagar muito mais por serviços que não serão utilizados. Por exemplo, pessoas que acabaram de fazer um canal no dente e estão com viagens marcadas para locais distantes podem assegurar as noites sem dores em casos de falhas no serviço prestado pelo próprio dentista. Basta contratar algum seguro viagem que tenha cobertura odontológica. O tempo de viagem representa ponto essencial para saber o nível de viabilidade do plano. Quem vai para algum encontro internacional que não tem duração de mais do que dois dias não precisa investir nos planos porque o período de regresso é curto. Sem contar que as malas normalmente estão com menos roupas ou conjunto de valores, que normalmente são levados pela bagagem de mão dos próprios passageiros. Por outro lado, viagens longas demandam seguro viagem, principalmente quando feito por famílias que possuem filhos pequenos que podem ficar doentes ou com dores de dente em qualquer instante. Quem tem algo de valor deve ter a plena certeza de que os objetos serão assegurados pelos planos das empresas. Itens que valem muito normalmente não participam da cobertura contra roubo.
As viagens de longas distâncias também podem acarretar problemas com a justiça, em grosso modo quando realizadas pelo público jovem, mais propenso a brigar ou usar drogas lícitas e ilícitas. Neste sentido, a cobertura com gastos de advogados ou das fianças fica assegurado para entre os clientes que possuem a respectiva cobertura. Os seguros realizam inclusive contato com s embaixadas para resolver todos os tipos de problemas legais. A vida está cheia de surpresas que podem ser sanadas com os seguros. Os acidentes pessoais são outras modalidades cobertas pelo seguro viagem, plano excelente entre os turistas que possuem espírito de aventura e estar suscetível a lesões com as práticas de esportes ou turismo de aventura, conhecido também como ecoturismo. Poucas sensações no mundo são piores do que chegar ao saguão de despacho das malas e simplesmente não encontrar a própria bagagem, fato que pode prejudicar as viagens até mesmo dos espíritos otimistas. A assistência contra extravio faz com que os clientes recebem dinheiro quase que na mesma hora no intuito de comprar roupas pra se vestir até que a verdadeira mala seja encontrada. Sendo que em caso de perda pode ser pago até indenização. Uma arma para quem está cansado dos cancelamentos de voos nacionais e internacionais nos aeroportos brasileiros pode pelo menos conquistar algum ressarcimento com o seguro viagem que concede ressarcimento em cada cancelamento.
• Quais as Diferenças entre Assistência Viagem e Seguro Viagem?
A assistência viagem por sua vez acontece da seguinte forma: Caso alguma pessoa, por exemplo, fique com dor de dente durante a viagem, é necessário apenas ligar à central de atendimento e solicitar o serviço. Em menos de cinco minutos surge à resposta com o endereço, data e horário marcado. Ou seja, representa atividade simplificada aos clientes, visto que as empresas possuem incumbência de buscar os serviços profissionais qualificados, além de cobrir todas as despesas. Ao passo que nos seguros viagens os clientes precisam buscar os profissionais solicitados, cobrindo todas as despesas. Neste sentido se faz necessário saber a distinção das duas modalidades antes de assinar o pacote de cobertura. Nos seguros viagem a cobertura acontece por cada evento, sendo que os segurados não possuem direito em recebe valores integrais do plano em cada momento. Nas assistências existem limites descontrolados por cada circunstância. Em seguros viagem não existem limites de idade conforme, o passo que na assistência os usuários que possuem mais do que sessenta anos devem pagar adicionais que podem chegara a cinquenta por cento do valor cobrado pelo serviço integral. Existem nações que participam de programas de intercâmbio exigindo com que os participantes tenham o seguro viagem. Países que assinam o Tratado Schengen fazem com que o seguro cubra no mínimo despesas equivalentes a trinta mil euros aos prazos de viagens superiores aos noventa dias. As nações que assinam o acordo são:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Espanha
- Finlândia
- França
- Grécia
- Itália
- Islândia
- Holanda
- Luxemburgo
- Noruega
- Portugal
- Suécia
• Vantagens do Seguro Viagem
Ninguém tem uma bola mágica de cristal que fornece informações sobre os acontecimentos do futuro. O seguro viagem pode ser a arma que faltava para evitar com que futuras dores de cabeça não cheguem ao nível da enxaqueca. Em terras nacionais as pessoas podem contar com o plano de saúde particular ou gozar dos serviços oferecidos pelos SUS – Sistema Único de Saúde. No exterior a coisa fica complicada. Língua e falta de serviço público disponível com qualidade podem representar duas grandes barreiras. Os turistas devem ter em mente que o único tipo de desvantagem dos seguros viagem está em não usá-lo, visto que não existe nenhum tipo de reembolso aos cientes. Fato que de certa forma pode ser medido de maneira positiva. Afinal, quem é que gosta de ter imprevisto em viagens internacionais?
• Principais Coberturas: Seguro Viagem
- 01: Assistência (Odontológica e Médica);
- 02: Cobertura com gastos de advogados e fianças em terras estrangeiras;
- 03: Repatriação em caso de óbito;
- 04: Extravio de bagagens;
- 05: Atendimento jurídico;
- 06: Seguro para acidentes pessoais;
- 07: Indenização por morte, enfermidade ou acidente;
- 08: Seguro por perda e serviço de busca e localização de bagagem;
- 09: Seguro de cancelamento de viagem;
- 10: Assistência de Guia Turístico.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier