Toreo De La Vincha Em Jujuy: História, Tourada E Fotos

A Argentina é um daqueles países que reúnem uma rica cultura e belas paisagens, ideal para os turistas brasileiros que querem conhecer um local diferente, e que curtem uma viagem mais centrada nos paisagens naturais. O país reúne inúmeras atrações turísticas, sendo uma delas é a província de Jujuy. A província conta com destinos imperdíveis, possuindo várias paisagens desérticas, e é um dos seus povoados que ocorre o Toreo de La Vincha, a única tourada da América do Sul. Vamos conhecer um pouco mais sobre Jujuy e também sobre essa tradição tão importante para esse povo que é o Toreo de La Vincha.

Conheça Jujuy

A província de Jujuy tem vários motivos para ser escolhida como o seu próximo destino de viagem, além de ser próxima ao Brasil, o que com certeza resultará em uma viagem mais econômica, o local possui paisagens naturais de cair o queixo, e uma cultura local extremamente rica.

A paisagem do local impressiona, pois reúne uma paisagem desértica combinada a inúmeras cadeias de montanha que possuem vários tons de cores, além de desertos de sal e alguns vilarejos bem “rústicos” e extremamente aconchegantes.

O Norte Da Argentina E Suas Belezas

Jujuy está localizada a 1.500 km de Buenos Aires, no Norte da Argentina. O norte argentino é conhecido no país como NOA, e é um ambiente todo cercado por montanhas de formações rochosas. A paisagem é diferente de tudo que estamos acostumados, e do que acostumamos a associar a Argentina, possuindo um cenário árido, onde é possível avistar cactos, lhamas, vacas e cavalos, além de casas e demais construções em tons de ocre, no geral um cenário bem desértico.

Como Chegar Em Jujuy E Se Locomover

Para chegar a Jujuy há vários caminhos possíveis, já que não há voos diretos do Brasil para Jujuy, mas há voos diretos saídos de São Paulo para o aeroporto de Salta (SLA), pelas companhias Aerolíneas Argentinas e Copa Airlines, que fica a 200 km da província de Jujuy. Também é possível escolher voos com escalas e que te levarão direto ao aeroporto de Jujuy (JUJ).

Após chegar a um dos aeroportos há várias opções para chegar até o hotel, você pode alugar um carro, pegar um táxi ou ainda ir de ônibus. Para quem deseja visitar Buenos Aires antes de ir até Jujuy, pode pegar um ônibus até a província depois, mas a viagem é longa, durando cerca de 20 horas.

Outra opção para chegar até Jujuy é por outros países, como o Chile, pelo aeroporto de Antofagasta, e Bolívia, pelo aeroporto de La Paz, dessa forma você conhece países vizinhos, e seguir viagem de carro até Jujuy. Essas opções são legais por que além de visitar outros países, você pode também comparar os preços e a qualidade das companhias aéreas, escolhendo o que melhor se encaixa ao seu gosto e bolso.

Turismo em Jujuy

A província possui pontos que são indispensáveis para os turistas, como os povoados de Tilcara, Purmamarca e El Hornocal, o deserto Salinas Grandes, as celebrações a Pachamama, além de suas belas paisagens na estrada e sua gastronomia marcante. Mas é em Casabindo que será possível encontrar algo único em toda a América do Sul. Vamos conhecer mais sobre esse local:

Turismo em Jujuy

Turismo em Jujuy

Conheça Um Pouco Sobre O Povoado De Casabindo

O nome do povoado deriva dos casabindos do lickanantai, e significa “profundidade congelada”. Fica localizado no departamento (equivalente à cidade) de Cochinoca, no norte de Altiplano andino. Casabindo está a 3400 metros acima do nível do mar e possui cerca de 190 habitantes.

O povoado teve origem no ano de 1690, quando foi construída a sua grande igreja, e ao redor dela foram se formando as casas que hoje pertencem à aldeia. Apesar da primeira construção da igreja datar de 1690, o prédio que ainda se mantém no local foi construído no ano de 1722, a igreja possui um grande sino de bronze onde está escrito o ano de sua fundação e também diversas pinturas de Cuzco Ángeles Arcabuceros.

Povoado De Casabindo

Povoado De Casabindo

O povoado de Casabindo recebe muitas visitas no dia 15 de agosto, quando ocorrem as celebrações em homenagem a Virgen de la Asunción (conhecida no Brasil como Nossa Senhora da Assunção). Entre as celebrações que ocorrem nesse dia está o Toreo de La Vincha.

O Toreo de La Vincha

A tourada em Casabindo é simbólica, onde os animais não são maltratados. É uma das festas mais tradicionais da região, que ocorre em comemoração ao dia da padroeira da cidade, a Virgen de la Asunción. O dia do Toreo de La Vincha começa com uma peregrinação, onde carregam uma imagem da Virgen de la Asunción e também dos padroeiros dos povoados vizinhos, isso ocorre por que, uma semana antes do dia 15 de agosto há uma missa onde os padroeiros são levados até a igreja da Virgen de la Asunción, e permanecem lá até a grande peregrinação. Esse é um momento muito bonito, de fé e tradição.

Toreo de La Vincha

Toreo de La Vincha

Eventos Antes Do Início Da Tourada

A tourada ocorre em uma arena, que na verdade é a praça da cidade, com milhares de expectadores, os toureiros podem se inscrever durante toda a manhã, qualquer pessoa pode participar. O evento não conta com uma estrutura super organizada, pelo contrário, vários carros e vans vão chegando e arrumando um local para estacionar e então partir para arena. Quando está para começar o Toreo de la Vincha, o sino da igreja para de tocar.

Durante agosto faz bastante frio pela manhã em Casabindo. Para os que vão visitar o povoado, logo em sua entrada a uma estátua de um touro furioso, reforçando mais ainda que esse seja o evento mais tradicional do povoado. As celebrações começam com uma missa que ocorre logo cedo, por volta das 8 horas da manhã, depois, vem à procissão. Faz parte da tradição trocar a roupa todos os anos na Virgen de la Asunción, essas roupas são feitas pela zeladora da igreja, que é a pessoa mais sábia da região.

A procissão é um momento impressionante, de muita festividade para todos que estão ali, há diversos músicos tocando instrumentos, pessoas dançando as danças típicas da região, e até mesmo uma pessoa vestido de touro e atacando de brincadeira os participantes. Após passar pelas principais ruas do povoado, a procissão retorna para a igreja, e então chega o momento de começar a principal atração do dia.

Como é o Toreo de La Vincha

Após a procissão todos os participantes do evento se dirigem para a arena. Ocorrem primeiras apresentações de dança de diversos ritmos de dançarinos locais. Então, tudo se mantém em silêncio, até que o primeiro touro entra na arena e todos gritam e comemoram.

O touro entra na arena com uma faixa vermelha na cabeça, e nessa faixa estão penduradas algumas moedas. O toureiro deve conseguir tirar a faixa da cabeça do touro para que possa ofertar as moedas para a Virgen de la Asunción. É proibido maltratar os animais, o toureiro tem que desviar do touro, que investe fortemente contra ele, tendo como único intuito resgatar a faixa.

Toreo de La Vincha em Casabindo

Toreo de La Vincha em Casabindo

Para as pessoas que são contra as grandes touradas que ocorrem na Espanha, e pensam que essa tourada é igual, você está enganado. O momento de extremamente cultural, de pura fé e demonstra uma força inacreditável dos toureiros para conseguirem resgatar à tão esperada faixa. A maioria dos toureiros está ali pagando promessas ou então para agradecer a graças que foram alcançadas.

Os touros, claro, são animais violentos, alguns vão de encontro ao toureiro logo que entram na arena, jogam as pessoas para o alto e as empurram, mas ninguém é ferido já que existe sempre ajuda a prontidão. Quando os toureiros conseguem retirar a faixa do touro todos que estão na arena aplaude e o vangloriam como se ele fosse um verdadeiro herói.

A História Da Origem Do Toreo De La Vincha

Toda a tradição da tourada é inspirado na história de Pantaleón Tabarcachi, que foi um homem de autoridade máxima no pequeno povoado de Casabindo durante o período das conquistas espanholas na região.

Segundo a lenda que é contada entre os moradores de Casabindo, Pantaleón Tabarcach foi capturado pelos espanhóis, já que era contra a invasão dos mesmos em seu povoado, e foi levado para a praça central de Casabindo onde o prenderam junto de três ferozes touros, e o obrigaram a retirar a faixa vermelha de um deles. Tabarcachi conseguiu retirar a faixa do touro, ofertando ela para que viessem dias melhores para o povo de Casabindo, e impressionando a todos que o assistiam.

Por isso, a tradição contínua firme entre os decentes indígenas, muitos consideram praticamente uma obrigação daqueles que tem ancestrais indígenas, para honrar o seu antigo líder, que venceu touros em prol do bem de seu povo.

Quem visita o Toreo de la Vincha irá se impressionar, não é uma atração turística, é uma celebração autêntica daquele povo que acredita na força que a tradição possui. Acredite, se você decidir visitar o local, será algo que ficará na sua memória para sempre!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *