Existem, basicamente, duas formas de ir de San Salvador de Jujuy pra San Pedro de Atacama. Uma delas é de carro, e tempo médio da viagem é de 6horasa e 59 minutos. A distância é de cerca de 480,5 km. E a outra forma é de ônibus. Onde o viajante pode escolher dentre vários dias e horários disponíveis clicando no link https://www.rome2rio.com/pt/map/Jujuy/San-Pedro-de-Atacama#r/Bus. A duração da viagem é de cerca de 7 horas e 50 minutos. E a distância percorrida é de 479,3 km. Existem vários prestadores que prestam serviço para essa rota.
Na bora de escolher a melhor forma, é preciso avaliar alguns fatores, como o valor do combustível, a comodidade, o tempo gasto para realizar a viagem, e etc.
San Salvador de Jujuy
San Salvador de Jujuy, fundada em 1593 pelos espanhóis, encontra-se em uma região que foi dominada por incas e que é conhecida como Jujuy. Acredita-se que esse nome é decorrente do nome do governador, o Chuchuyok. Jujuy é uma cidade que fica a noroeste da Argentina. De acordo com o Censo de 2001, a cidade tinha 237.751 habitantes.
Apesar do nome da cidade ser San Salvador, ninguém a chama assim. Todos a chamam de Jujuy, cuja pronúncia é “rurrúi”. Esse também é o nome da província, da qual Jujuy é a capital hoje em dia. Essa cidade também é chamada de “Tacita de Plata”, e fica na confluência dos rios Chico, ouXibi-Xibi, e do Rio Grande.
Jujuy desempenhou um papel muito importante na escala da rota para escoar a prata que era extraída da Bolívia, e que depois era carregada para os portos de Buenos Aires nos lombos das mulas. Na época da Guerra da Independência, Belgrano, o comandante argentino, ordenou que o povoado fosse evacuado, para que as pessoas não passassem por represálias dos realistas. Em decorrência desse episódio, todos os anos é comemorado o El Exodo, no dia 23 de agosto.
Jujuy possui lindas construções no estilo colonial. Ainda assim, ela serve, considerando o turismo, como o ponto de partida principal para que outras atrações da província sejam visitadas, principalmente o local conhecido como “Qebrada de Humahuana”. Existem várias excursões para levar turistas para conhecer todas as atrações, e que são organizadas pelas agências de turismo locais.
Plaza Belgrano é considerado como a principal referência de Jujuy. Trata-se do centro, onde estão localizados a maior parte das lojas, dos restaurantes e dos hotéis. Um problema que incomoda bastante por lá é o excesso de cartazes e de placas publicitárias, que acabam causando uma enorme poluição visual no local.
Atrações Turísticas de San Salvador de Jujuy
Confira abaixo algumas das principais atrações turísticas em Jujuy:
• Santa Bárbara: uma igreja no estilo colonial, bem típica da 2º metade do séc. VXIII, e que foi construída em adobe. Em seu interior, ficam alguns quadros pertencentes à escola cusquenta.
• San Francisco: uma igreja cujo atual edifício foi construído no mesmo local onde, no ano de 1599, foi construída a 1º igreja franciscana da cidade.
• Museu Histórico Provincial Juan Lavalle: onde podem ser vistos objetos que foram de Belgrano, e também documentos e armas referentes à Guerra pela independência travada pelo país contra os espanhóis.
• Plaza Belgrano: uma praça onde estão localizados os principais prédios do período colonial. Um exemplo é a Catedral que foi erguida em 1753, que possui um púlpito folhado a ouro belíssimo, que merece uma atenção especial. Outro exemplo de construção bem relevante é a Casa deGobierno, cujo estilo é barroco francês, e é onde está a 1º bandeira argentina.
• Museu Arqueológico Provincial: onde podem ser vistas duas múmias pré-colombianas, objetos e também cerâmicas pertencentes às culturas índias do local.
San Pedro de Atacama
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre a história de San Pedro de Atacama. Trata-se de uma comuna da província do Chile chamada de El Loa. Que se situa na Região de Antofagasta. A cidade tem origem no centro de paradas para colonizadores espanhóis, e teve início, basicamente, a partir da Igreja de San Pedro, que foi construída no começo do séc. XVIII, por jesuítas espanhóis.
O governo chileno, apesar de muitos esforços, não conseguiu fazer com que o local deixasse de ser um lugarejo aprazível, situado no deserto do Atacama. Hoje em dia, o local é considerado como um importante centro turístico da cidade.
Atrações Turísticas de San Pedro de Atacama
As agências de turismo especializadas e o governo chileno organizam os principais passeios para o deserto. Confira abaixo as principais atrações turísticas da cidade:
• Centro Artesanal da cidade de San Pedro do Atacama.
• Igreja de San Pedro: construída no começo do séc. XVI. Trata-se de uma bela construção, e que foi deixada pelos colonizadores espanhóis.
• Museu arqueológico Padre Le Paige: possui muitos tecidos, múmias, cerâmica atacamenha, também objetos religiosos. Dentre outras coisas.
• Pukara de Quitor: trata-se de uma fortaleza de grande importância, datada do século XII, situada bem no alto de um morro empinado, e que oferece uma bela vista.
O pequeno vilarejo de San Pedro de Atacama é considerado como o principal ponto de partida para quem deseja conhecer o Deserto do Atacama. Esse povoado encontra-se a uma distância de cerca de 100 km do aeroporto mais perto, que é o Calama.
San Pedro de Atacama é uma região com chuvas escassas, e tem uma paisagem mais árida. Esse local é conhecido como o mais seco que existe no mundo. Mesmo com essa fama, muitos turistas de várias partes do mundo ainda se aventuram em conhecê-lo.
O povoado de San Pedro de Atacama possui um ambiente considerado bem rústico. Mesmo que seja um local bem procurado por turistas, eles não se renderam à modernidade, e procuram preservar as rústicas casinhas feitas de barro socado (adobe) e as ruas de terra, assim como viviam os primeiros habitantes do local.
O Deserto do Atacama
O Deserto do Atacama é o mais seco que existe. Ele conta com paisagens simplesmente surpreendentes, que vão bem mais além do que as dunas de areia tradicionais. Lá, existem lagos situados a 4.000 m de altitude, superfícies que possuem uma aparência lunar, formações rochosas que o vento esculpiu, lagos onde não se afunda, vida selvagem, deserto de sal e sítios arqueológicos.