Dicas Para Voar de Asa Delta

Algumas pessoas adoram esportes mais radicais e estão constantemente passando por essas experiências. O voo de asa delta é uma aventura única porque por mais que você utilize os mesmos métodos de decolagem e aterrissagem, cada voo vai ser único devido os fatores naturais e as circunstâncias do momento. Se você gosta de praticar o voo de asa delta ou nunca praticou e tem essa vontade, mais abaixo você vai encontrar algumas boas dicas para fazer um voo seguro, assim como saber se os profissionais que estão oferecendo esse serviço, estão de fato devidamente treinados para tal função.

História da Asa Delta

Poderíamos dizer que a Asa Delta é um avião sem poltronas. Isso porque esse tipo de aeronave é formada de tubos de alumínio, com uma vela de tecido e que quando colocada ao ar, sofre forças aerodinâmicas e assim se mantêm por um período mais curto que os aviões motorizados no ar. Esse aparelho foi inventado no final do século 6 pelos chineses. Tudo começou quando esses nativos criaram pipas gigantescas que era possível sustentar uma pessoa com até 80 quilos de peso. Não demorou muito e as pessoas começaram a tirar as linhas dessas pipas e usá-las para voo de planagem. Mas até 1871 não tinha nada oficial e foi o alemão Otto Lilienthal que deu esse primeiro passo. Ele então começou a construir um modelo de Asa Delta e por isso foi considerado o pioneiro nesse ramo. A partir de Otto Lilienthal, diversos outros precursores da Asa Delta ao redor do mundo foram aparecendo como Francis Rogallo nos Estados Unidos, John Dickenson, Bill Moyes e Bill Bennett na Austrália e Luis Claudio Mattos aqui no Brasil. Cada uma dessas pessoas, colocou um incremento bem necessário até que a máquina chegou ao modelo que conhecemos hoje em dia.

Escolha os Trajes Corretos

Lembre-se que você vai praticar um esporte e esse tipo de prática exige de você o que? Roupas esportivas. Comece com um tênis e nada além de um tênis. Esse tipo de calçado ajuda o voo de asa delta em diversos aspectos. Primeiro porque eles irão ficar mais fixos em seus pés e consequentemente não correm o risco de cair. Depois porque os tênis ajudam na absorção do impacto na hora da aterrissagem. As roupas também devem ser leves, de preferência de malha e que facilitem a sua comunicação. Para mulheres, é imprescindível evitar saias e vestidos porque vai acabar causando um certo desconforto para você.

Escolha os Trajes Corretos

Escolha os Trajes Corretos

Conheça os Limites

Infelizmente não são todas as pessoas que possuem físico adequado para praticar o voo de Asa Delta. Pessoas mais gordinhas não podem realizar esse tipo de esporte porque o voo de asa delta e pessoas muito altas também podem sentir um pouco de dificuldade, mas não existe limitação como é o caso do peso. Geralmente o limite de peso para voa de asa delta é de 90 quilos e dependendo das condições de vento, esse valor por cair. Então se você está nessa média, busque informações na empresa que oferece esse serviço para que você não tenha mais dúvidas e você acabe perdendo o seu passeio por falta de informações. Existe também uma idade mínima para voa de asa delta. Isso se dá porque como o voo é de duas pessoas que controlam a máquina, crianças acabam não tendo domínio sobre isso. A idade mínima para voar hoje em dia é de 16 anos e você precisará apresentar a cédula de identidade, além de estar acompanhado por uma pessoa com mais de 18 anos e que possa autorizar o seu voo.

Procure a Equipe Certa

Não adianta você buscar qualquer empresa que preste esse serviço porque além de você não receber o tratamento ideal, você ainda está colocando sua vida em risco, afinal você vai voar a dezenas de metros acima do chão e um pequeno deslize pode ser fatal. Aqui no Brasil, o serviço de Asa Delta é bem popular no Rio de Janeiro, onde a Pedra Bonita tornou-se ponto certo de turistas que querem conhecer o local mesmo que seja só para tirar fotos. Aqui no Brasil existe 400 rampas de Asa Delta funcionando regularmente e você pode se aventurar por qualquer uma dessas rampas sem medo, pois todos os profissionais foram devidamente treinados e são extremamente responsáveis com as funções que exercem. Claro que dessas 400 rampas oficiais, nem todas funcionam sempre, pois as condições de tempo é um fator que as vezes desfavorece essa prática. Todas as rampas e profissionais devem passar pela ABVL que é a Associação Brasileira de Voo Livre e você pode exigir essa certificação antes de começar a treinar o voo.

Sobre as Rampas Seguras, Você Encontrar as Seguintes Opções:

  • – Pedra Bonita e Nova Iguaçu no Rio de Janeiro
  • – Pico do Agudo em São Paulo
  • – Pico do Ibituruna e Pico do Gavião em Minas Gerais
  • – Vale do Paraná em Goiás.

Se você é iniciante, a ABVL indica que a pessoa dê preferência as rampas que ficam em regiões litorâneas, porque esse tipo de ambiente facilita tanto o deslizamento pelo  ar como também a aterrissagem.

Procure a Equipe Certa

Procure a Equipe Certa

Pesquise Opinião de Terceiros

Nada como a opinião de quem já voou para ajudar você a escolher a rampa certa e até mesmo, conhecer melhor a técnica. Peça telefones, veja vídeos e pesquise muito. Veja tanto as opiniões positivas quanto negativas pois as negativas podem fazer com que você não cometa o mesmo erro e seu voo seja ainda melhor do que o dessa pessoa. Se possível, visite o lugar antes da decolagem para saber como é, ver outras pessoas pulando da rampa e dessa forma, ficar sem nenhum receio, já que o relaxamento vai facilitar e muito o seu voo, além de fazer com que você aproveite mais, claro.

Pesquise Opinião de Terceiros

Pesquise Opinião de Terceiros

Quanto Custa?

O investimento não é exagerado e muitas pessoas ainda pensa que será cobrada uma fortuna para isso. Claro que existirão valores diferentes porque o tipo de passeio que você vai comprar nem sempre é o mesmo.

O valor cobrado vai variar de acordo com o tipo de asa delta e o tempo de voo, além de você ter que passa por um pequeno treinamento. Hoje esse valor está em meia de 150 reais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *