Cidade de Barretos

Quando você escuta o nome “Barretos” certamente já vem na cabeça palavras como: Peão, festa, lazer, diversão, rodeio, entre outras. A cidade de Barretos é conhecida em todo Brasil principalmente pela festa do peão, que se torna a mais tradicional em toda América do Sul.

Mas na verdade Barretos é muito mais do que Rodeio. A cidade tem vários pontos turísticos e eventos além do famoso rodeio, da festa do peão mais famosa do Brasil. Barretos é um município brasileiro que fica no estado de São Paulo na Região da grande cidade Ribeirão Preto. A cidade realmente é conhecida nacionalmente pela Festa do Patrão e a Festa do Peão de Boiadeiro, que é o maior evento de música sertaneja de todo o Brasil.

Informações Gerais

  • Site: http://www.barretos.sp.gov.br/
  • Localização: 20 ° 33′26 ″ S 48 ° 34′04 ″ W. Brasil; Sudeste, Estado de São Paulo. Região de Ribeirão Preto.
  • Distância de outras cidades: São José do Rio Preto: 100 km; Ribeirão Preto: 129 km; Limeira: 277 km; Goiânia: 499 km; São Paulo: 426 km
  • População: 121.334 habitantes
  • Fundado em: 1854
  • Prefeito atual: Guilherme Avilla
  • DDD: 17
  • Área total: 1.566,161 Km²
  • Como chegar:
    • SP-326 Rodovia Brigadeiro Faria Lima
    • SP-425 Rodovia Assis Chateaubriand
    • Aeroporto de Chafei Amsei (sem voos regulares).

Pontos Turísticos

Cidade Maria

A Cidade Maria é um espaço religioso que fica a 12Km do município de Barretos, que abriga congregações Religiosas, e estas são voltadas para conseguir futuros fiéis. É o centro de formação e espiritualidade da Diocese de Barretos, abrigando seis congregações. O maior evento anual acontece no dia 12 de outubro, onde cristãos de vários lugares do Brasil fazem uma caminhada até a cidade de Maria, como uma Romaria para chegar as 5h da manhã e assistir a Missa Campal.

Marco  Zero

O Marco Zero é o Marco Histórico, ou seja, o marco inicial da construção da Cidade. Foi lá que tudo começou. Todas as distâncias da cidade são medidas a partir do Marco zero. É um monumento com sete metros de altura, com relevo em imagens da família Barreto, ou seja, a família dos fundadores da cidade.

Praça Francisco Barreto

Praça Francisco Barreto

Praça Francisco Barreto

Esta é a praça central da cidade, e lá fica a Catedral do Divino Espírito Santo. Nesta praça acontece vários eventos culturais e artesanais, e também há vários eventos de culinária, e quiosques de gastronomia. Um ótimo local para turistas curtirem a viagem, tirar fotos, comer e passear.

Região dos Lagos

A região dos lagos, em Barretos, é ótima para fazer atividades físicas, pois lá tem pista de corrida e vários aparelhos para se exercitar ao ar livre e tudo gratuito. Além disso há atividades de pesca livre para os turistas e moradores da cidade relaxarem. Na região a gastronomia popular também é bem legal, muitos quiosques e barraquinhas.

Teatro Cine Barretos “Osório Falleiros da Rocha”

Osório Falleiros da Rocha

Osório Falleiros da Rocha

Um prédio muito antigo, com arquitetura clássica. Mas muito confortável, localizado no centro da cidade, com vários eventos culturais durante todo o ano. Um ótimo lugar para levar amigos e famílias, pois há várias apresentações. O teatro foi reformado recentemente mas manteve a estrutura clássica, com ótima estrutura. É na realidade um cinema, mas que acabou se transformando em um teatro. Existem eventos para pessoas de todas as idades, para crianças, adultos e idosos; artistas de todo lugar do Brasil constantemente vão apresentar peças neste teatro, que é o principal da cidade.

Parque Peão do Boiadeiro de Barretos

Parque Peão do Boiadeiro de Barretos

Parque Peão do Boiadeiro de Barretos

O mais conhecido como Barretão é o famoso Parque do Peão de Boiadero de Barretos. O local de 2 mil metros quadrados que é destinado para os eventos da famosa festa do peão de Barretos. Pessoas do Brasil todo vão para a festa. Tem uma estrutura muito boa, com área de camping, estacionamento, berrantão rancho, fazendinha, estádio de rodeio. A capacidade do lugar é para até 35 mil pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *