São Luís do Maranhão

São Luís do Maranhão é uma capital única no Brasil: fundada por franceses com influências portugueses, têm vários apelidos peculiares como Cidade Azulejo, pelos freqüentes prédios históricos que contém esse artefato nas paredes externas, Jamaica Brasileira, pela paixão que seus moradores sentem pelo reggae e Ilha do amor, pelo romantismo e glamour com que a cidade se mantém ao longo desses quase quatrocentos anos.

Prefeitura

Centro Histórico

A Cidade azulejo tem origem neste local. Há um fato inusitado aqui: você pode chegar em frente da Igreja da Sé e se inscrever num grupo no Centro Turístico e sair passeando acompanhado, com Guia e tudo além de receber a visita de nomes histórico de São Luís como Daniel de la Touché, Catarina Mina e outros, na pele de atores regionais.

Cidade

Praias

Praia não vai faltar para o turista se divertir em São Luís, as mais badaladas são a de São Marcos, Calhau e Araçagi. Nesta última, os carros podem transitar pela areia e acontece um fato corriqueiro da cidade: os motoristas estacionam seus veículos, ligam o som e são servidos ali mesmo pelos garçons dos bares. Geralmente essa prática gera bagunça, mas dependendo do local e do horário, não chega a se insuportável o barulho gerado.

São Luís do Maranhão

Reggae

Prá não desonrar um de seus apelidos, é sempre bom que vá a algum Clube de Reggae ou então visitar um barzinho que tenho este ritmo como temática, pois verá um espetáculo bem diferente dos “pulinhos” que a gente conhece por aí: em São Luís a turma dança reggae coladinho!

Madre Deus

O tradicional bairro tem a concentração de todos os grupos culturais populares, exibindo ao turista a cultura e as particularidades locais, acrescentando conhecimento sobre o local o qual viajou. Reduto de boêmios e de uma das mais tradicionais escolas de samba de São Luís, o bairro vale a visita seja qual for a época do ano. Lá você conhece também uma bebida única: a cachaça tiquira, feita de mandioca e o mais curioso de tudo, de coloração lilás (!).

Me dá um Guaraná Jesus!

Quem leu aí em cima até pensou que errei na frase, mas alguém aí já viu guaraná com gostinho de canela e cor-de-rosa? Pois é, pode até ser que alguém já viu esse guaraná em algum lugar fora do Maranhão, mas é tão caro que parece mercadoria importada, o Jesus é tão popular no Maranhão que a Coca Cola comprou a marca e decidiu continuar a produção e comercialização somente no Maranhão. O refrigerante exclusivo de São Luís foi criado em 1920 pelo farmacêutico Norberto Gomes e nunca mais desde a sua criação deixou de ser um sucesso por lá, aproveite e experimente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *