Monte Sião é uma cidade localizada no sul de Minas Gerais, fazendo divisa com o Estado de São Paulo. A cidade é chamada de “Capital Nacional do Tricô”, mas além de ser muito famosa por suas malhas, a cidade conta com outras atrações turísticas interessantes. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse local.
Um Pouco Sobre a Cidade E Sua História
A cidade conta com um pouco mais de 20 mil habitantes, e fica a cerca de 169 km da capital Paulista, bem mais próximo que da capital mineira (cerca de 498 km). Possui uma área de cerca de 291 quilômetros quadrados. Faz fronteira com Jacutinga, Bueno Brandão, Ouro fino, Socorro, Itapira e Águas de Lindóia.
Após o êxodo dos garimpeiros em 1790, com o fim da exploração do ouro na região, eles buscaram novas terras para se estabelecer, chegando à região de Monte Sião por volta de 1819 e se tornou realmente uma comunidade em 1823, quando foi chamado de Bairro de Eleotério. Esse bairro foi se desenvolvendo até se tomar a forma atual, por volta de 1849, porém, só foi transformado em município no ano de 1932. O nome escolhido foi pela semelhança do Morro Pelado (um cume pertencente à cidade) com o Monte Sião de Jerusalém.
“A Capital Nacional do Tricô”
Até o ano de 1980 as mulheres da cidade produziam peças de tricô de forma artesanal, pois a região pertencia ao circuito das águas, e passavam por ela vários turistas.
Logo a demanda pelas peças que eram produzidas na região cresceu, e consequentemente foram se organizando pequenos negócios familiares para produzir as malhas, começando o uso de máquinas industriais. Logo a cidade se industrializou por completo e se especializou na confecção de peças de malha. O trabalho se espalhou pelas cidades da região, o que acabou criando o chamado “Circuito das Malhas”. A cidade possui mais de 1500 produtores de malha. Além das peças de vestimenta, são produzidos na cidade toalhas, colchas, dentre outras.
Turismo em Monte Sião
O turismo na cidade é muito agradável, possui um clima ameno com o ar puro vindo das montanhas, paisagens naturais belas, diversas fontes de água natural e lagos para pesca.
A cidade conta com diversos hotéis e pousadas bem aconchegantes e com preços acessíveis, além de restaurantes que servem a mais deliciosa comida tradicional mineira.
Além de pontos turísticos, a cidade conta com eventos famosos, como: Tricofest, carnaval, Encontro de Bandas, Festa à Fantasia, Motocross, Festa do Peão, Festa Italiana e Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
Principais Pontos Turísticos Da Cidade:
Morro Pelado
Possui 1.319 metros de altitude, com uma belíssima paisagem da Serra da Mantiqueira. Quando não há neblina é possível ver do alto do morro algumas cidades paulista, como Campinas.
Possui matas tropicais, vales profundos a se perder de vista e pequenos riachos de água cristalina. Existem trilhas que levam ao topo do Morro Pelado, havendo guias especializados para acompanhar os turistas. No topo do morro é possível saltar de voo livre, além de ver um belíssimo pôr do sol.
Mosteiro da Santíssima Trindade
O mosteiro é um ótimo passeio para quem quer ter um contato maior com seu lado espiritual, os monges que vivem lá oferecem atendimento espiritual gratuito para todos que precisam de palavras de conforto e fé. É possível assistir missas no local e também conhecer um pouco sobre a sua história.
Museu Histórico e Geográfico
Está sob os cuidados da Fundação Cultural “Pascoal Andreta” e foi criado especialmente para a cultura, já que a entidade responsável não possui fins lucrativos. O Museu encontra-se ao lado da Prefeitura da cidade.
Ele é dividido em quatro seções, sendo elas:
- Primeira seção: onde há documentos históricos, além de máquinas datilográficas, apetrechos de cozinha, móveis, coleção de botões, insetos e pedras, gabinetes dentários, salão de barbeiro, lampiões, pinturas de casas antigas da cidade e da zona rural, enfim, vários objetos históricos.
- Segunda seção: A segunda seção é completamente feita de fotografias, onde é possível ver o modo de viver antigo da cidade, além disso, conta com uma coleção de cédulas e moedas antigas.
- Terceira seção: Inaugurada pelo XXIII Congresso Brasileiro de Espeleologia, consiste em uma caverna artificial. Essa caverna possui 15 metros, água corrente, várias estalactites de canudo com água gotejando, flores de aragonita, pérolas, e também um abismo que “não” foi explorado.
- Quarta seção: Retrata a zona rural da região, expondo ranchos do tropeiro, casa de sapé, moinho de fubá, rodão d’água, oficina de ferreiro, moedas de cana, carros de boi, oratórios, coleções de armas e de peixes.
O Museu é extremamente diverso e com certeza é um passeio que não deve ser deixado de lado caso visite Monte Sião, mesmo que tenha ido a cidade somente para comprar malhas, é uma opção de passeio diferente e muito interessante e rica em cultura.
Portal da Cidade
Saindo de Águas de Lindóia para entrar em Monte Sião há um portal muito bonito, que marca a divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.
Praça Prefeito Mário Zucato
Uma praça bem típica das cidades do interior possui lojas e bancos espalhados por ela, um dos destaques da praça é o seu jardim, com plantas em formato de elefantes, coração e outros, bem bonito para tirar algumas fotos e descansar.
Igreja de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
Em frente à Praça Prefeito Mário Zucato, é uma construção muito bonita, tanto por fora quanto em seu interior. Seu altar é todo trabalhado em madeira havendo uma imagem da padroeira.
Igreja e Praça do Rosário
Tanto a Igreja quanto a Praça são bem bonitas, possuindo um cenário legal para tirar algumas fotos. Nos finais de semana a praça conta com uma feira que vende roupas e outros souvenires.
Outras Praças E Coretos
As praças citadas acima não são as únicas da cidade havendo outros locais bem interessantes para visita e descansar em uma tarde. Algumas praças contam com locais para a prática de esportes, outras possuem quiosques e barraquinhas para se alimentar.
Comprar Malhas
Não podemos deixar de falar da principal atração turística da cidade, a compra de malhas. Existe uma enorme quantidade de lojas espalhada pela cidade, muitas pessoas visitam o local para renovar o guarda roupa ou para comprar peças e revender. É possível encontrar peças de tricô a partir de R$ 5,00 reais, e em alguns locais quando se compram muitas peças há descontos que podem chegar a 50%.
As ruas com mais vendas são: Rua do mercado, Rua Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Rua Abílio Zucato, Rua Sete de Setembro e os entornos da Praça Prefeito Mário Zucato. O centro Atacadista conta na Rua Zeca de Castro possui mais de 100 fábricas e dezenas de lojas.
Porcelanas
Além da malha as porcelanas da cidade também são famosas, havendo uma fábrica de porcelanas que permite visita dos turistas e produz belíssimas peças.