Turista Feliz

O ramo de turismo é, em muitas cidades, a maior fonte de renda de sua população, mas infelizmente isto nem sempre significa que esta mesma cidade ofereça serviços de qualidade ou acolha bem aos turistas. O brasileiro é um povo alegre por natureza, mas a grande maioria das famílias não tem a possibilidade de fazer viagens pelo simples fato de que o turismo ainda é de alto custo em nosso país, ao contrário de outros locais no exterior que investem muito em turismo, em qualidade e bom atendimento sempre visando que os turistas retornem, tragam parentes e amigos ou apenas indiquem as cidades por onde andaram com lembranças positivas, boas impressões tanto dos pontos turísticos quanto da recepção do povo local, afinal um turista feliz é a melhor propaganda que um turismo promissor poderá ter.

Feliz

Apenas um Exemplo

A Bahia, por exemplo, representa um dos pólos de grande potencial turístico do nosso país, tem as mais belas paisagens naturais, mas deixa a desejar sob muitos aspectos se formos analisar a qualidade de seus serviços turísticos. Para começar a infra-estrutura é falha, em alguns locais, especialmente nas praias, os turistas não têm nem mesmo um banheiro para se dirigir, ao que o povo local alerta com a seguinte frase, “só há o mar para aliviar”. Alguns serviços de turismo, como guias, são pouco treinados e muitas vezes não tem a menor simpatia para tratar com os turistas. Pense bem, quem está de férias em qualquer lugar do mundo deseja ser bem tratado, afinal ninguém sai do conforto de sua casa para passear desejando encontrar com guias de turismo mal humorados. A pouca concorrência talvez seja um dos maiores problemas neste setor, pois grandes empresas são detentoras da maioria dos pacotes turísticos, mas nem sempre estas empresas conseguem avaliar de forma adequada os prestadores de serviço.

Bahia

Soluções Prováveis

Uma boa dica seria investir muito mais no treinamento de pessoas para trabalharem no setor de turismo, pois isto além de gerar empregos faz com que a concorrência aumente, e neste caso o diferencial sempre será o bom atendimento, o que é bem fácil de perceber. A valorização e o treinamento por parte das agências de turismo locais com certeza iriam fazer crescer a qualidade na prestação de serviços, e aos poucos estas pequenas empresas iriam ganhando seu espaço para concorrer com as grandes que dominam este mercado. A propaganda feita boca a boca é bem relevante neste processo, sendo assim é importante que os turistas preencham, quando houver, os relatórios de satisfação do cliente que estão à disposição em algumas empresas, e até mesmo divulguem através da internet as impressões que tiveram em suas viagens, pois esta troca de informações e experiências costuma gerar bons resultados.

Treinamento

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Serviços

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *