Praias Fluviais Brasileiras

Você está acostumado com praia com água salgada e banhado por oceano? Então será uma experiência nova visitar as praias fluviais. Tais praias nada mais são que uma experiência bacana com a maré baixa dos rios, deixando uma margem de terra bem alva que acaba, por conta das ondas e marés, se tornando uma praia. Bacana, não? E fazem bastante sucesso no verão em diversos Estados brasileiros! As praias fluviais são formadas de tempos em tempos. Quando a maré baixa, as faixas de areia se estendem e podem dar lugar ao que se chama uma praia. Não seria uma praia como conhecemos, mas parece bastante porque a areia é quase a mesma, só não tem cheirinho de mar. No Rio Amazonas as praias que se formam fazem um enorme sucesso! Um dos diferenciais das praias fluviais é que você pode afundar com bastante facilidade, aumentando as chances de afogamento. Isso proque em tais praias a água é doce, não aumentando a densidade da água e seu corpo acaba se tornando mais pesado que a água, afundando. Na água salgada, a densidade da água é bem maior que a do corpo e por isso os corpos boiam. Não dá para boiar em uma piscina, por exemplo. É por isso que se diz que no Mar Morto as chances são pequenas: a densidade da água é extremamente alta porque há uma enorme salinidade no líquido. As ondas em praias fluviais também são diferentes das ondas das praias, mas podem ser bem intensas. Contudo, não o movimento muito forte de levar os navegantes para a beira mar durante o dia e puxar durante a noite. No geral as águas ficam calmas, permitindo um banhar tranquilo de crianças e adultos.

Praias Fluviais Brasileiras

Praias Fluviais Brasileiras

As Praias Fluviais do Brasil

Em terras nacionais temos algumas boas praias fluviais, bem visitadas. Conheça algumas:

Praia de Alter do Chão

Localizada na cidade de Santarém, no Estado do Pará, esta praia se forma pela junção das águas dos rios Tapajós e Alter do Chão. Com a baixa da maré, algumas ilhas surgem e praias se formam bem tranquilas e bacanas. Dá para tomar banho tranquilamente e ainda curtir a bela paisagem formada. Esta praia fluvial também é de fácil acesso por meio de vias laterais. O caminho mais comum é ir até a rodoviária, mas pode-se chegar lá de barco também navegando pelos rios ou de avião em pista de pouso próxima. Para ir do centro da cidade até a praia você pode ir de carro ou de táxi, custando menos de R$ 30 a viagem.

Praia de Salinas

Localizada no Estado do Pará, a cerca de 210 Km de Belém, esta é uma das praias mais bonitas da região norte. Tem uma bela faixa e extensa de areia branca e fina, bem como as praias de água salgada mais belas. Suas águas mornas proporcionam um banho revigorante em qualquer época que a praia estiver disponível. O bacana da praia de Salinas é mesmo sua paisagem. Com águas esverdeadas e rodeada por verde, é um belo reduto de paz e tranquilidade no meio da mata, já que cercada por locais bacanas para trilha e próximo a matas fechadas. Como já é uma praia bem conhecida, o descanso pode ser difícil de conseguir, já que há diversos hotéis, pousadas e restaurantes com preços até bem em conta comparando com a quantidade de visitantes do local. Em alguns espaços você vai conseguir descansar mais que em outros na praia de Salinas. Mais de vinte quilômetros de praia são considerados desertos, por isso isso alguns trechos dá para acampar, colocar cadeiras e apenas relaxar. Nem por isso deixam de ser seguros, pois a segurança local é forte por conta dos turistas.

Praia de Algodoal

Ainda no Estado do Pará temos a praia de Algodoal, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital de Belém. É uma praia bem tranquila e por isso considerada um reduto de paz. O visual é digno de diversas fotos de viagens: de longe, a praia tem dunas que parecem flocos de algodão, por isso seu nome. Como é um local ainda não muito explorado pelos turistas e com poucos hotéis e restaurantes, conseguir vagas é mais fácil mesmo nas altas temporadas. O interessante desta praia é que ela não é muito habitada. Toda a energia elétrica vem de geradores e por isso a energia só é mesmo ligada a noite e em locais onde é permitido o banho pela segurança dos turistas.

Praia de Algodoal

Praia de Algodoal

Praia da Ponta Negra

Manaus, uma das cidades da região norte mais visitadas para turismo, também é dona de uma das prais fluviais mais lindas que você pode imaginar. Esta é a mais famosa praia conhecida no Estado, recebendo tanto turistas de Estados próximos como os locais, já que não há por lá praia de água salgada. Na televisão você já deve ter visto esta praia em diversos espetáculos. Em suas margens são realizados diversos eventos como apresentações do boi-bumbá. Há um calçado próximo com diversos bares e restaurantes com um palco de shows para eventos típicos locais em janeiro e dezembro.

Praia do Jacaré, em Cabedelo

Na Paraíba temos diversas lindas praias de água salgada, mas também uma formada por rios. A Praia do Jacaré tem esse nome porque suas águas são formadas pelo rio de nome Jacaré, conhecido da cidade. O irônico é que Cabedelo é uma cidade interiorana do estado da Paraíba que tem praias de água salgada, mas esta faz bastante sucesso mesmo assim.

Aldeia de Xisto, em Natal

No Rio Grande do Norte, Estado conhecido por suas mais belas praias, temos uma praia fluvial bem bacana também. É a Aldeia de Xisto, banhada pelo Rio Xisto e de extrema importância para a cultura local. Isso porque a praia é interiorana, não tão perto do centro local da capital, atraindo uma comunidade bem específica que não quer subir em um ônibus a longas distâncias ou fazer um longo passeio de carro. É um local para divertimento e oferece diversos programas bacanas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Praias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *