Itaipava RJ

Características

Itaipava, graças a sua localização privilegiada, no Distrito de Petrópolis, no Rio de Janeiro, apenas 60 km da cidade do Rio é um dos locais mais belos e mais bem freqüentados por turistas nos finais de semana graças ao seu turismo receptivo maravilhoso e aos seus bons restaurantes e seus importantes atrativos turísticos que se localizam na histórica cidade de Petrópolis. É uma região privilegiada por suas belezas naturais e pelas construções de prédios antigos da cidade de Petrópolis, desde os tempos em que a região era o destino preferido da Corte brasileira. Só o fato de Itaipava se localizar no Distrito de Petrópolis, já é um sinônimo de beleza, requinte e muito charme. Eu diria que Itaipava é a namorada perfeita para quem gosta dos prazeres da natureza e da criatividade humana ali estampada na sua arquitetura. São inúmeras as obras arquitetônicas da época imperial que marcam a história daquela época, incrustadas numa região de rara beleza, e que hoje oferecem aos turistas, condições de praticar esportes, lazer,desenvolver atividades culturais e tudo o mais para quem desejar novos conhecimentos sobre nossas regiões históricas.

A Cidade

A cidade de Itaipava, no Rio de Janeiro, é um pólo turístico dos mais sofisticados do Brasil, onde a beleza da Região Serrana e suas condições climáticas, lhe garantem uma das melhores condições para a vida, além de desfrutas de belos panoramas visuais, como cachoeiras e montanhas que a transformam em um verdadeiro paraíso verde e florido, mas que conta com vários chopings com  lojas de decorações, cristais, porcelanas, baixelas de prata, enfim, com toda a sofisticação da época Imperial. Itaipava abriga em suas áreas de uma atmosfera mágica, pousadas e hotéis da melhor qualidade e capazes de lhe oferecer desde um turismo de aventura ate o relaxante, tudo o que você precisar para satisfação do seu bom gosto e do seu descanso reparador.

É um local adequado para quem aprecia uma boa gastronomia, pois é o quinto melhor pólo gastronômico do país, oferecendo-lhes uma infinidade de iguarias. Para os que gostam da noite, não é diferente, pois suas noites são agitadas e muito bem freqüentadas Existem no meado, várias operadoras e agências de turismo que lhe facilitarão a sua escolha entre um simples apartamento ou um apart de luxo em sua infinidade de bons hotéis e pousadas de Itaipava e região.

Atrativos

Itaipava oferece aos seus visitantes, de setembro a novembro, espetáculos de ¨luz e som¨  do Museu Imperial, de Nossa Senhora Aparecida e de finados. A torre da Catedral é aberta a visitação pública sempre com a presença do Prefeito, do Pres. Da Fundação de Cultura e Turismo, do pároco e demais autoridades, numa demonstração de perseverança nos cuidados com sua cultura e sua história. Outra atração turística da cidade é o Solar Amarelo, hoje abrigando a Câmara Municipal. Outras casas importantes são a casa do Barão de Mauá, a casa dos Sete Erros, que abriga o Centro Histórico, a casa da Princesa Isabel, residência oficial da Princesa e do Conde D`Eu até a proclamação da República. E a casa de Rui Barbosa, que ali residiu e faleceu. Além destes prédios históricos, existem várias igrejas e em especial, os jardins do Museu Imperial, onde os visitantes desfrutam de ar puro, momentos de paz e relaxamento excelente para um turismo com as crianças e tambem sozinho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Só para esclarecimentos, Itaipava não é cidade. É um Distrito de Petrópolis. Há alguns anos, houve um movimento de emancipação, mas, isto não aconteceu. Desculpe a minha intromissão, entretanto, só tenho a intenção de esclarecer o assunto para que os turistas possam receber as informações de forma correta.

    Um grande abraço a todos.

    Jorge Luiz Cariús

    JORGE LUIZ CARIÚS 14 de Maio de 2013 21:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *