São Paulo

A maior cidade do país, São Paulo, é um lugar ímpar para fazer turismo, pois oferece excelentes opções para todos os gostos. Todo mundo encontra bons pontos para visitar de acordo com o seu desejo. Mesmo sendo uma metrópole a capital do estado de São Paulo conta com uma série de belos parques além de ser reconhecida por suas pizzarias e bares animados. Quem gosta de história e cultura pode escolher entre vários museus o que desenhar. Uma cidade que conta a história do passado e nos mostra o futuro em cada esquina com muito charme e elegância.

Avenida Paulista

Avenida Paulista

Principais Pontos Turísticos de São Paulo

Avenidas e Ruas Famosas de São Paulo

Avenida Paulista

A avenida mais famosa do Brasil oferece uma série de opções para quem deseja imergir na vida paulistana. Ao longo desse extensa avenida o turista avista empresas, museus, edifícios famosos por sua arquitetura, shoppings, restaurantes, livrarias, bares e muito mais. No seu trajeto atente para o MASP (mais detalhes abaixo), Casa das Rosas, Instituto Pasteur entre outros. Também se liga a Rua da Consolação e a Rua Augusta.

Rua Augusta

A dica para quem gosta de fazer compras de itens de moda e design diferenciados é percorrer a Rua Augusta durante o dia. Já para os boêmios que desejam o melhor da diversão paulistana a recomendação é percorrer a badalada rua à noite, mas sempre com muito cuidado. Como são bem variadas as opções que essa rua oferece é interessante pesquisar antes. Lembre-se que é uma rua extensa então se for necessário chame um táxi.

Vila Madalena

Para encerrar o seu dia de turismo em grande estilo vale a pena dar uma passada nos barzinhos da Vila Madalena. Um bairro nobre da capital paulistana que oferece uma série de opções especiais para os boêmios. A noite de São Paulo é especial nas ruas dessa região. Quem não tem um lugar específico em que deseje ir pode aproveitar para circular pelas ruas do bairro em busca de uma parada.

Parques e Jardins

Parque do Ibirapuera

Considerado um dos parques mais bonitos da capital foi um presente para os paulistanos para comemorar os 400 anos da cidade no ano de 1954. Quem gosta de praticar esportes fica em dúvida do que fazer por poder escolher entre várias quadras iluminadas além de ciclovia. Aprecie os 3 lagos artificiais que foram criados para se interligar. Além disso, o parque que tem uma grande área (158 hectares) possui em seu interior museus e auditórios para oferecer um pouco de cultura ao seu passeio. Confira mais no site do parque.

Jardim da Luz

Quando foi projetado esse local seria um jardim botânico, porém, no final do século XIX passou a ser um jardim público situado na região da Luz ao lado da estação de mesmo nome. Além de ter o visual de um jardim aberto ao público é o local em que está situada a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Parque Estadual Villa-Lobos

Um parque cuja temática é a música em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos. Esse é um parque mais moderno que possui um conceito diferente em relação a forma como oferece lazer para as horas livres da população. O projeto é do arquiteto Decio Tozzi e sua construção se deu em 1994. Porém, mesmo sendo um parque temático da música oferece excelentes espaços de ciclovias e caminhadas.

Parque Trianon

Situado em frente ao MASP, o Parque Trianon, tem esse nome porque durante antes esteve diante do Clube Trianon (que deu lugar ao museu). Trata-se de um parque incrustrado em meio aos arranha-céus da Avenida Paulista. Esse espaço fica aberto entre 6h e 18h com espaços de playground para crianças, equipamentos de ginástica e a famosa “Trilha do Fauno” em que está a escultura do “Fauno” de autoria do artista Victor Brecheret.

Museus

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Todo mundo conhece – mesmo que por foto – a arquitetura fantástica do MASP, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, que se caracteriza por seu vão de 70 metros cuja sustentação se dá por 4 pilares. Um dos pontos mais procurados da Avenida Paulista é um edifício que merece destaque para os turistas. Além da arquitetura e da feira de antiguidades (que acontece aos domingos) o museu possui um acervo rico em obras de grande prestígio nacional e internacional bem como exposições temporárias. Visite o site do MASP e saiba o que está em cartaz.

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)

Quem visitar o Parque do Ibirapuera não pode deixar de passar pelo MAM cujo edifício original por projetado por Oscar Niemeyer e foi reformado por Lina Bo Bardi. Trata-se de uma das instituições culturais mais importantes do país contando com um acervo com mais de 5 mil peças em que se destacam trabalhos de artistas de grande expressão da década de 1960.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

O edifício criado a partir do projeto de Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi é o mais antigo museu da cidade de São Paulo tendo sido construído em 1905 e regulamentado como tal em 1911. Um espaço em que está um dos maiores acervos de arte brasileira tendo ainda uma coleção vasta de trabalhos de artistas estrangeiros que atuaram em nosso país sob o nome de Coleção Brasiliana. A Pina (como é chamada carinhosamente) está situada no Jardim Luz no centro da capital. Saiba mais no site da Pina.

Arquitetura, Arte, Cultura e Compras

Catedral Metropolitana de São Paulo

Essa catedral é o quarto maior templo neogótico do mundo embora possua uma cúpula de estilo renascentista. A construção do prédio teve início em 1913 e no ano de 1954 – comemoração do quarto centenário de São Paulo – já estava concluída. Está situada na Praça da Sé da capital paulistana.

Theatro Municipal de São Paulo

Já pensou visitar o lugar que fez parte de uma das principais revoluções artísticas do Brasil? Então visite o Theatro Municipal de São Paulo em que aconteceu a Semana de Arte Moderna de 1922. O edifício possui uma arquitetura inspirada na Ópera de Paris e foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Condephaat. Tido como um dos principais palcos do país já recebeu artistas de grande relevância no mundo todo. Saiba mais no site.

Galeria do Rock

Os amantes do rock não podem deixar de passar por essa galeria cujo nome oficial é Centro Comercial Grandes Galerias. Sua construção data de 1962 e está localizada entre a Rua 24 de Maio e o Largo Paysandu. Além de contar com mais de 450 lojas – sendo que boa parte delas comercializa produtos relacionados com rock – também é um espaço para relaxar com a família. Atenção para a cerveja boa e barata do local. Saiba mais no site.

Mercado Municipal de São Paulo

Se você assistiu a novela “A Próxima Vítima” certamente vai adorar visitar esse mercado municipal e se não acompanhou a saga do feirante Juca (vivido por Tony Ramos) também. Além de conhecer a barraca do Juca (homenagem a novela) você poderá se deliciar com o sanduíche de mortadela tradicional de São Paulo, com um pastel muito bem recheado ou com outros pratos. Conheça mais da história dessa cidade através das pessoas que circulam pelo seu mercado municipal, saiba mais no site. Fica situado no centro histórico da capital.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *