Rio das Flores no Rio de Janeiro

Rio das Flores – RJ

Rio das Flores é uma pequena cidade localizada no estado do Rio de Janeiro. O município tem 478 Km² e possui apenas 8,5 mil habitantes. Fica pertinho dos municípios de Valença, Santa Bárbara do Monte Verde e de Paraíba do Sul. Localizada na região serrada do Rio de Janeiro, onde há a maior concentração de fazendas históricas do estado todo. Uma cidade com uma beleza natural tão exuberante que encanta mesmo sem atrações turísticas propositais.

Esta cidadezinha pequena é recheada de história e conta pra nós muito sobre a época em que o café era o outro do Brasil. Além disso, a cidade oferece diversas opções de turismo, ecoturismo, turismo rural, esportes, aventura, turismo religioso, turismo cultural, história, etc. Ela encanta por si só com suas paisagens e suas construções simples e antigas.

Você pode estar se perguntando o que vai te atrair em uma cidadezinha tão pequena no estado do Rio de Janeiro. Pois saiba que Rio das Flores vai te surpreender. Está repleta de atrativos, para nem sequer caber tudo em seu roteiro de viagem.

Principais Atrações Turísticas de Rio das Flores

Centro Histórico

O Centro Histórico de Rio das Flores é realmente uma pausa que você não pode deixar de fazer quando visitar a cidade. Lá você vai se deparar com a Igreja matriz de Santa Tereza D’avila, que é linda de morrer, com um estilo de arquitetura gótico. Ela fica em uma pracinha muito charmosa. Foi nesta igreja que o nosso pai da aviação, Santos Dumont, recebeu o batismo.

Lá você também pode passar pelas ruas do centro, que guardam muitas construções que te levam diretamente para a época em que o café trouxe a riqueza para o Rio de Janeiro, no século dezenove. Tem os prédios da prefeitura, a antiga estação (atualmente a estação funciona como Igreja).

Cachaçaria Werneck

Na cachaçaria Werneck você ficará admirado com a tradição e a produção dos cinco tipos de cachaças artesanais que lá são produzidas. O dono, o Sr. Eli, irá te mostrar tudo, desde a produção, até o engarrafamento. E você poderá contar com a degustação das cachaças e escolher qual você mais gostou para levar para a casa – ou de presente.

A cachaçaria recebe até grupos com 30 pessoas para visitação, basta realizar o agendamento prévio. O contato é (24)99298-9900 / (24)99298-9998 ou pelo e-mail eli@cachacawerneck.com.br e não há custo para a visitação. O endereço é Estrada Rio das Flores – Barreado, 9001 – Zona Rural.

Cachoeira do Amor

Cachoeira do Amor

Cachoeira do Amor

Aos amantes da natureza, que não deixam de visitar e admirar belas paisagens quando viajam, não deixem de conhecer a cachoeira do amor. Ela fica a vinte quilômetros do centro da cidade e atualmente ela é uma propriedade privada. Para entrar você paga dezessete reais, que é uma taxa para manutenção da limpeza e proteção da cachoeira.

O local possui uma infraestrutura para turistas, com banheiro, ducha “cura porre”. Ainda pode pagar uma taxa adicional para usar churrasqueiras. Ou também pode se deliciar com os petiscos e comidas feitas com alimentos orgânicos produzidas no local. Também possui um lago e estacionamento.

Hotel Fazenda União

Para quem gosta de conhecer a história do local sempre que faz uma viagem, este é o local perfeito. O Hotel Fazenda União é recheado de história sobre a época do Brasil Império. Lá já morou muitos donos importantes, como o Capitão Bernardo Vieira, Barão do Rio Preto, o médico Camilo Bernardino Fraga, dentre outros.

A visita guiada dura cerca de uma hora e meia. Ela conta com uma aula sobre a história do local. O professor e historiador Adriano Novaes conta tudo sobre o Hotel Fazenda, passando por todos os cômodos e ambientes e mostrando os artefatos que fazem parte e contam a história da realeza da época. A visita acaba na senzala, onde há os objetos que eram usados para torturar os escravos e algumas estátuas feitas por um artista chamado Jerônimo Magalhães.

Hotel Fazenda União

Hotel Fazenda União

O Hotel pode ser visitados por turistas todos os sábados. Para visitar é necessário realizar o agendamento prévio. Os contatos são os telefones (24) 2458-1701 ou (24) 99915-1210. O custo é de R$ 70,00 por pessoa e pode ser pago tanto em dinheiro como em cartão de crédito ou de débito. O endereço da fazenda é: Estrada do Abarrancamento (RJ – 135) km 25 – Rio das Flores.

Importante lembrar aqui à vocês que o Hotel Fazenda realmente é um hotel e você pode se hospedar. São 24 quartos decorados com muito luxo. As opções para lazer e diversão incluem piscina aquecida e com hidromassagem, academia, quadra de tênis, SPA, mini golf, pesca ecológica, tirolesa, bar na piscina, restaurante, playground, dentre várias outras opções para você relaxar e se divertir.

Fazenda do Paraíso

Fazenda do Paraíso

Fazenda do Paraíso

Este local é realmente de tirar o fôlego de qualquer turista. Logo ao chegar você irá se deparar com uma alameda com uma extensão de quatrocentos metros, com palmeiras imperiais de fora a fora, dando a sensação de voltar no tempo para a época imperial. Logo depois, a guia de turismo irá levar o grupo a um passeio impressionante e emocionante.

A guia é vestida à caráter, como Maria das Dores de Carvalho, a esposa de Visconde do Rio Prero. Ela conta, em todos os cômodos por onde leva os turistas, a história de tudo que aconteceu de importante no casarão na época do Brasil Imperial, quando o café trouxe a riqueza ao país.

O valor do passeio é de 70 reais por pessoa. O pagamento, neste, só pode ser feito em dinheiro. Mas vale muito à pena. Faça um agendamento prévio pelo telefone (24) 2458-0093 ou (24) 9859-5727. (Os valores neste artigo são do ano de 2018 e podem ter sido alterados).

Festival do Café

Festival do Café

Festival do Café

O festival do café é o evento mais importante que acontece na cidade. Ele ocorre apenas uma vez no ano, mas vale a pena entrar para essa lista. Aos amantes de café, não deixe de visitar a cidade no mês de julho. Compre os ingressos com antecedência. No evento, você irá conhecer, através da música, a história do café na região. Além disso, pode se deliciar com a culinária local e conhecer vários cafés diferentes de tudo que você já experimentou.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Porque a pousada Sta. Helena, e a Pensão da Tia Celia, não aparecena história de Rio das Flores: Só queria entender.

    Carlos Alberto Maria 16 de abril de 2014 10:56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *