Cachoeiras de Macacu

O Estado do Rio de Janeiro está repleto de locais bem interessantes para os turistas que gostam de ter um contato direto com a natureza e também com paisagens espetaculares. Uma boa dica para quem está querendo viajar é ir para Cachoeiras de Macacu, uma cidade que conta com belezas naturais incomparáveis. Alguns esportes radicais também podem ser praticados na região, aproveitando-se de sua geografia. Aproveite para conhecer mais sobre esse lugar mágico a seguir.

Cachoeiras de Macacu: Conhecendo Esse Destino Turístico

Cachoeiras de Macacu pode ser uma ótima opção de destino de viagem para quem gosta da prática de ecoturismo. A cidade é vizinha dos municípios de Nova Friburgo, Rio Bonito e Tanguá. Está a apenas 75 km da capital do estado e a 45 km de Guapimirim.

Dentre os atrativos de destaque estão à possibilidade de passear por ruínas, ver lindas quedas d’água acessadas por trilhas e montanhas. Um cenário fabuloso para quem deseja se divertir num lugar de aura mágica. Ao chegar a essa cidade você descobrirá que ela faz jus ao título de “terra das águas cristalinas”. Então que tal saber o que você poderá curtir chegando lá?

Principais Pontos Turísticos de Cachoeiras de Macacu

A seguir você poderá saber mais sobre as maravilhas que a cidade de Cachoeiras de Macacu oferece, um destino perfeito para quem deseja tomar banho de cachoeira e fazer longos passeios pela mata.

Parque Terra Santa

O nome “Terra Santa” é justificado pela grande quantidade de esculturas bíblicas presentes no local. O parque fica no bairro de Japuíba e está em meio a mata atlântica. Fica a dica de que o passeio é válido até para quem não é religioso. Esse parque está localizado na Rod. Presidente João Goulart, RJ 116, Km 27,5. Abre somente aos sábados e domingos no período entre 9h e 16h. O valor para entrar nesse parque é de R$ 20,00.

Cachoeira do Jequitibá

Quer apreciar a natureza com muito mais tranquilidade? Então vale a pena visitar a Cachoeira do Jequitibá que quase não é frequentada. Para chegar até essa cachoeira é necessário passar por uma trilha com dificuldade moderada. O período de caminhada nessa trilha é de cerca de meia hora na mata.

Atenção para a importância de ir de tênis especial para trilha e roupas confortáveis. Leve repelente e água. A referência para a atração é a Presidente João Goulart que corta o Rio Macacu que fica na região Central de Cachoeiras de Macacu. Muitos turistas percorrem desse ponto até o começo da trilha de 4×4 ou de motocross.

Fazer a trilha não tem custo, contudo, é possível que haja um custo para o seu acesso, esse valor varia conforme a temporada. O mais indicado é fazer esse passeio durante o dia.

Parque Estadual dos Três Picos

Um atrativo imperdível para quem gosta de atividades de montanhismo, esse é o maior parque do estado do Rio de Janeiro. Está numa área de aproximadamente 60 mil hectares e compreende os municípios de Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Teresópolis e Guapimirim.

Conta com trilhas com níveis distintos de dificuldade e alguns pontos de escalada com acesso a mirantes. Para chegar ao parque através da cidade de Cachoeiras de Macacu é necessário usar o acesso da estrada do Jequitibá, 145 – Boca do Mato. Não tem cobrança de entrada. O parque funciona das 8h às 17h de terça a domingo.

REGUA – Reserva Ecológica de Guapiaçu

REGUA é uma reserva natural dedicada a receber turista, centros de pesquisa e universidades todos os anos. São mais de 15 anos atuando para preservar o que ainda existe da mata atlântica e a biodiversidade local. Uma excelente oportunidade para fazer uma trilha interessante e observar espécies distintas de animais. Está localizada na Rod. Joao Goulart, 2 – Funchal. Tanto o horário de funcionamento quanto o valor de entrada devem ser consultados diretamente junto a REGUA.

Pedra do Faraó

Esse curioso nome se deve ao fato de que a formação rochosa é bastante semelhante ao formato da cabeça de um faraó. Também chamada de Pedra da Visão está localizada bem no limite entre os municípios de Cachoeiras do Macacu, Silva Jardim e Nova Friburgo.

Quem quiser visitar o mirante, próximo do cume, precisa ter bom condicionamento físico, pois não é exatamente uma jornada fácil. No decorrer do trajeto os turistas passam por mata fechada podendo avistar animais silvestres sendo alguns deles até peçonhentos.

O começo da subida é em Nova Friburgo no bairro de Macaé de Cima, fica a um pouco mais de 40 minutos do centro de Cachoeiras do Macacu. Esse passeio deve ser feito em dias claros e a entrada é gratuita.

Igreja de São José da Boa Morte

No ano de 1734 foi construída a Capela São José da Boa Morte, atualmente, essa construção está em ruínas que contribuem para adicionar o valor histórico ao local. A igreja está situada na fazenda de São José da Boa Morte, perto da estrada RJ 122, na altura do rio Guapi- Açu. A entrada é gratuita e está aberta de manhã e de tarde.

Igreja de São José da Boa Morte

Igreja de São José da Boa Morte

Poço das Samambaias

O Poço das Samambaias é um tipo de piscina natural que pode ser bastante agradável para todos os integrantes da família. Apresenta pontos de salto com mais de dois metros de altura. É um belo cenário estando cercado por vegetação e pedras. Uma ótima opção de atração para quem deseja relaxar curtindo a natureza e ainda se divertir com esportes de aventura.

É permitido levar bebidas e comidas, mas é essencial levar uma sacola para colocar as embalagens, não vá deixar lixo nesse paraíso. Fica na Av. A – Boa Vista e tem entrada gratuita. O ideal é fazer a sua visita pela manhã em dias claros em que não esteja chovendo.

Poço das Bruxas

Uma excelente opção para quem deseja se integrar as maravilhas naturais de Cachoeiras de Macacu. Um lugar em se tem acesso a águas mais calmas e com menos pedras podendo ser interessante para as crianças. Está localizado na Av. Castelo Branco, perto do número 4534. Não tem cobrança de entrada. Está aberto de manhã e de tarde, porém, o mais recomendado é fazer uma visita cedo em especial nos dias mais claros.

Gostou de saber mais sobre Cachoeiras de Macacu? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *