O turismo religioso é o turismo que tem como principal motivação a fé, ou seja, as pessoas vão a um determinado destino em busca de conhecer locais que tem algum significado dentro da religião. O Brasil é um país que conta com algumas opções de pontos turísticos religiosos em cidades como Uberlândia, Araxá, Divinópolis, Cuiabá, Aparecida, Aracaju entre outras.
O turismo de cunho religioso movimenta um grande volume de dinheiro todos os anos, os números apenas crescem. Isso se justifica pelo fato de que o Brasil é um país que possui 344 municípios com atrativos ligados a religião. A seguir vamos dar algumas dicas a respeito desses destinos para que você possa organizar uma viagem em breve.
Destinos Turísticos Religiosos no Brasil
Santuário Nacional de Aparecida (SP)
O Santuário Nacional de Aparecida no estado de São Paulo é o principal destino de peregrinação religiosa de toda a América Latina recebendo a alcunha de Capital da Fé. Todos os anos a cidade recebe milhões de visitantes em especial no dia 12 de outubro que é o Dia da Padroeira do Brasil. Nesse dia inúmeros fiéis fazem um trajeto de 392 metros de joelhos na Passarela da Fé.
Essa passarela feita de concreto foi inaugurada no ano de 1972 e através dele é possível chegar a Matriz Basílica e também ao Santuário Nacional. O trajeto de joelhos é um ato simbólico de agradecimento ou de promessa. Quer saber mais sobre o Santuário Nacional de Aparecida? Acesse o seu site em http://www.a12.com/santuario/default.asp.
Círio de Nazaré (PA)
No segundo domingo de outubro, todos os anos, muitos fiéis de várias partes do país e até do mundo se reúnem em Belém do Pará para as celebrações do Círio de Nazaré. Essa festa é realizada há mais de dois séculos e é um dos eventos mais importantes do estado.
Para se ter uma ideia o evento chega a reunir mais de dois milhões de romeiros que fazem procissões nas ruas de Belém. Muitos classificam que o Círio de Nazaré é o natal dos paraenses uma vez que eles confraternizam e realizam encontros de família, comemorações bem parecidas com as da noite de natal. Nesse evento que é de manifestação católica tem cultura, história e sobretudo fé. Você pode saber mais sobre o evento em http://www.ciriodenazare.com.br/portal/.
Santuário do Divino Pai Eterno (GO)
Um dos destaques do calendário de eventos religiosos é a Festa do Divino Pai Eterno que é realizado na cidade de Trindade em Goiás. Um evento que está próximo de completar 200 anos e que atrai milhões de fiéis para a cidade todos os anos. Dentre as atrações desse evento estão 100 missas, 46 novenas e 11 procissões sem contar os batizados e confissões que também são realizados.
O evento tem como base a história do casal Constantino Xavier e Ana Rosa que encontraram um medalhão de barra com a Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. O casal beijou o medalhão e o levou para casa, depois disso inúmeros milagres aconteceram em toda a cidade e isso foi se espalhando para o país todo. Saiba mais sobre o Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora acessando http://www.paieterno.com.br/site/.
Basílica de São Francisco das Chagas (CE)
Os franciscanos não podem deixar de visitar a Basílica de São Francisco das Chagas já que é o maior santuário desse tipo das Américas e o quarto do mundo, fica atrás somente das basílicas da Itália. Situada na cidade de Canindé, no Ceará, essa basílica foi construída no ano de 1796.
Dentre os atrativos turísticos dessa basílica estão as relíquias de três santos que são bem conhecidos no país: Santa Luzia, São Francisco de Assis e São Paulo. Em geral as visitações aumentam no segundo semestre do ano em especial durante o período da Festa de São Francisco das Chagas que atrai inúmeros romeiros. Saiba mais sobre essa basílica acessando http://www.santuariodecaninde.com/.
Santuário da Beata Irmã Dulce dos Pobres (BA)
O Santuário da Beata Irmã Dulce dos Pobres é também chamado de Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Esse santuário atrai milhares de turistas todos os anos em especial na semana de 13 de agosto que é o Dia da Bem-Aventurada Irmã Dulce. O local está recebendo a visita de turistas desde 2003 e fica localizado no Largo de Roma, cidade baixa de Salvador.
Possui capacidade para mil pessoas sentadas, o mais interessante é que o santuário tem sido construído aos poucos com doações de fiéis e empresas. A beatificação de Irmã Dulce aconteceu no dia 22 de maio de 2011. Saiba mais sobre a Irmã Dulce em http://www.irmadulce.org.br/.
Juazeiro do Norte (CE)
A cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, tem grande importância religiosa por causa do padre Cícero Romão Batista conhecido como o “Padim”. Trata-se do maior benfeitor da cidade e todos os anos mais de 2,5 milhões de fiéis vão a cidade. Uma das datas em que a quantidade de fiéis aumenta é no mês de novembro devido ao dia de finados.
A ‘fama’ do Padim teria começado quando em 1889 uma hóstia consagrada por ele se tornou sangue, isso se repetiu muitas outras vezes e então chamou a atenção do país todo. Dentre os principais atrativos turísticos estão a estátua do Padre Cícero que tem 27 metros de altura assim como o Memorial Padre Cícero que conta com objetos pessoais e imagens sacras. Visite ainda a Igreja de São Francisco e a Matriz Nossa Senhora das Dores. Para saber mais acesse o site Portal Padre Cícero em http://www.padrecicero.org.br/.
Santuário de Madre Paulina (SC)
Visitar o Santuário de Madre Paulina em Santa Catarina é muito interessante, pois fica em meio a um parque ecológico que tem bosques, cachoeiras e trilhas incríveis. Nesse santuário é possível orar e se sentir mais próximo da natureza. Em geral 30 mil fiéis visitam esse santuário que fica localizado na cidade de Nova Trento.
Vale a pena ainda dar uma olhada com toda a atenção na arquitetura do santuário que tem uma geometria que lembra duas mãos em prece. Com a sua ventilação se torna um lugar bem confortável além de ter entrada de luz natural. Um lugar para quem deseja orar e relaxar. Saiba mais sobre o Santuário de Madre Paulina acessando http://www.santuariosantapaulina.org.br/.