Trocar Cambio Para Viagens

Viajar para outro país é um grande sonho para muitas pessoas e quando esse sonho se torna realidade chega o momento de trocar os reais pela moeda do local para o qual você pretende ir. Pensando nisso vamos te dar dicas de como fazer o cambio do seu dinheiro para viagens para poder chegar com mais tranquilidade no país estrangeiro.

Trocar Cambio Para Viagens

Trocar Cambio Para Viagens

Câmbio Pela Moeda Estrangeira – Por Que é Importante?

Numa transação de câmbio de reais para a moeda de outro país estamos sempre perdendo dinheiro na taxa de conversão. Essa taxa é basicamente o lucro recebido por quem está comprando ou vendendo a moeda do outro país. Com as dicas que daremos a seguir vamos tentar minimizar a sua perda.

Troca por Dinheiro Vivo no Brasil (antes de viajar)

Pontos Positivos

Pode ser uma excelente alternativa para os casos de viagem para países como Argentina e Venezuela em que o Governo tenta controlar o câmbio e com isso gera um câmbio negro muito forte. Não indicamos que você utilize o câmbio negro para fazer a troca uma vez que existem muitos casos de Peso Argentino falsificado sendo trocados nesse tipo de transação.

Verifique qual é a situação econômica e cambial do país para o qual você deseja viajar para que possa pesquisar quais são as melhores taxas de câmbio antes de fazer a viagem. Podemos dizer que uma taxa de câmbio aceitável e honesta é aquela que tem uma média de 2 a 3% de diferença entre o valor de compra e o de venda para as principais moedas como Euro, Dolar, Libras e entre 5 e 6% para o caso das moedas como Dólar Australiano.

Uma das principais vantagens de trocar o seu dinheiro antes da viagem é que você não precisa se preocupar em encontrar uma casa de câmbio ao chegar no destino, pois se você não domina a língua local pode ser um pouco mais complicado conseguir efetuar essa troca sem problemas.

Dica – Na hora de procurar por uma casa de câmbio prefira uma empresa estabelecida com escritório, pesquise a idoneidade da mesma. Jamais faça troca de moeda na rua. Evite trocar o dinheiro em casas de câmbio dentro do aeroporto, pois a taxa de administração é bem elevada.

Pontos Negativos

Uma desvantagem de trocar o dinheiro numa casa de câmbio antes de ir viajar é que pode ser que você retorne da viagem com moeda estrangeira que não será usada. Na hora de trocar essa moeda novamente o turista acaba perdendo duas vezes na conversão. Na situação oposta quem trocou pouco precisará encontrar uma casa de câmbio durante a viagem mesmo sem conhecer direito o local.

Além disso, estar com muito dinheiro vivo na sua carteira ou mala de viagem não é bom uma vez que você pode ser assaltado e assim ficar sem nada. Existe a possibilidade de que as taxas de câmbio para o país para o qual você vai sejam menores, mas lembre-se que você precisa ter domínio do idioma e conhecimento do local.

Traveler’s Cheques no Brasil (antes da viagem)

Os Traveler’s Cheques para quem não conhece nada mais são do que cheques em dólares ou Euros que podem ser comprados no Brasil para serem trocados nas lojas conveniadas do mundo.

Pontos Positivos

Assim como a troca de dinheiro por dinheiro, a compra do Traveler’s Cheques, também pode ser mais proveitosa se você fizer uma cotação de preços. Trata-se de um meio mais seguro do que dinheiro vivo uma vez que será reembolsado no caso de roubo ou perda. Outro ponto positivo é que esses cheques não tem prazo de validade.

Pontos Negativos

Uma dificuldade com os Traveler’s Cheques é que será necessário encontrar um estabelecimento que os aceite, isso pode ser uma tarefa bem difícil. Além disso, somente o titular pode utilizá-lo uma vez que ele precisa da sua assinatura e da apresentação de um documento no momento da troca. Os seus familiares não poderão utilizar, por exemplo. Esse tipo de cheque não existe em todas as moedas e existe perda devido a conversão.

Cartões Pré-Pagos em Dólar, Libra ou Euro

Esses cartões funcionam como um cartão de banco pré-carregados com a moeda escolhida pelo cliente e que podem ser usados como cartões convencionais para fazer compras ou mesmo sacar dinheiro no exterior.

Pontos Positivos

O turista já sai do país com o seu cartão carregado com a moeda a sua escolha que pode ser Dólar Americano, Libra ou Euro. Com isso não tem a dificuldade de precisar trocar dinheiro durante a viagem. A segurança também é um ponto de destaque uma vez que é necessário usar senha para poder sacar o dinheiro. Existe a cobrança de uma tarifa que varia de valor dependendo da moeda que você escolheu.

Nos casos em que sobra saldo no cartão no fim da viagem o turista pode escolher se guardar esse valor para uma próxima viagem ou se saca esse saldo em reais quando retornar ao Brasil. O cartão pode ser usado como um cartão de débito para fazer as suas compras ou então para fazer saques em diversos estabelecimentos e caixas eletrônicos da rede credenciada.

Pontos Negativos

Existe perda na conversão quando o cartão é carregado em reais que são convertidos em dólar ou outra moeda. No caso de quem for para algum destino que não aceite dólar americano, Euro ou Libra haverá uma nova perda de conversão para a outra moeda. Quando você realiza uma compra e paga com esse cartão não paga nenhuma taxa, mas quando for precisar sacar dinheiro vivo no caixa eletrônico acabará tendo uma tarifa a cada saque que for feito.

Além disso, desde o começo do ano de 2014 os cartões pré-pagos tem uma taxa de conversão de 6,38% de IOF o que faz com que não seja mais uma forma de câmbio tão atrativa.

Escolhas

Essas são apenas algumas das possibilidades para quem deseja fazer câmbio para poder viajar para o exterior. Pesquise mais sobre cada uma delas e encontre aquela que atende melhor as suas necessidades como turista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *