Estudo de Competitividade em Turismo

O Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e também com o SEBRAE Nacional, realizou em 16 municípios paulistas um estudo de competitividade em turismo. O resultado deste estudo foi distribuído às secretarias de turismo destes municípios para com isso nortearem ações para o futuro uma vez que esse estudo serve para dar uma noção mais consistente para que essas regiões se preparem para enfrentar os desafios existentes na estruturação do turismo.

Avaliação do estudo

Estudo de Competitividade em Turismo

Estudo de Competitividade em Turismo

São Sebastião foi um dos municípios estudado e o resultado foi entregue a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno que j á adiantou que depois de uma avaliação deste estudo que foi realizado em 13 variáveis em cada um dos destinos, o município pretende refazer toda a estratégia de planejamento turístico.

O estudo que cita pontos positivos e negativos analisados apontou o Marketing e Monitoramento como pontos negativos em São Sebastião e como fator positivo, foi citada a infraestrutura geral e segundo a secretária o estudo permitirá que se refaça o que está ruim e o que está bom pode ser ainda melhorado.

Comemoração de resultados

Importante

Importante

Já Wânia Seixas que é Secretária de Turismo de Santos comemorou os resultados que o estudo de competitividade revelou, pois de acordo com ela esse tipo de pesquisa é muito importante para que se tenha uma idéia bastante clara sobre as condições reais de cada município e o que pode ser feito no sentido de melhorar. Segundo Wânia a necessidade do aumento de leitos para a Copa do Mundo já é mostrada claramente desde agora.

Municípios pesquisados

Municípios

Municípios

Além de São Sebastião e Santos o estudo abrangeu os municípios de: Atibaia, Bananal, Aparecida, Brotas, Cananéia, Campos do Jordão, Iporanga, Guarujá, Itu, Panorama, Santo André, São Carlos, São Vicente, São Bernardo do Campo.

Em cada um destes municípios, 13 foram os itens estudados: Infraestrutura geral, serviços e equipamentos turísticos, acesso, atrativos turísticos, políticas públicas, marketing e promoção do destino, cooperação regional, economia local, monitoramento, capacidade empresarial, aspectos ambientais, aspectos, sociais, aspectos culturais.

Entrega de resultados

Houve uma cerimônia na cidade de São Paulo para que os resultados fossem entregues e isso foi feito a dezesseis representantes de todos os municípios paulistas estudados.

O evento contou com a presença de muitas pessoas ligadas ao setor de turismo sendo que da mesa fizeram parte: Carlos Silva que é o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, mais José Benedito Fernandes que é o secretário de turismo de São Paulo, Luiz Gustavo Barbosa que é o coordenador do Núcleo de Turismo da Fundação Getúlio Vargas, além do presidente do Conselho Deliberativo do Instituto. Agora é esperar que cada município possa extrair o melhor deste estudo para que isso resulte na melhora dessa competitividade turística para o estado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *