O Ministério do Turismo após um longo estudo feito revela o resultado estabelecendo o nível de desenvolvimento de destinos turísticos no Estado de São Paulo. Desse modo com os resultados prontos, estes foram então apresentados a todos os representantes dos 16 municípios onde a pesquisa foi realizada e isso aconteceu durante um evento que se realizou para isso em São Paulo.
Auxilio a planejamento estratégico
Grande parte das regiões dedicadas ao turismo no estado paulista acabaram de receber no dia de ontem uma ferramenta considerada muito importante como auxiliar na hora do planejamento estratégico do turismo na região. Isso foi feito em apresentação pelo MTur que na capital paulista deu conta do resultado do estudo mostrando o nível de competitividade pelo qual se pode avaliar o desempenho e o desenvolvimento do turismo em cada um destes municípios hora avaliados.
Relevância no turismo nacional
Para Carlos Silva que é o secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, esse estudo de competitividade ao ser feita em municípios de São Paulo mostra a relevância que o turismo paulista tem no cenário nacional. Os resultados foram apresentados a uma platéia bastante importante e composta por secretários, prefeitos, representantes de órgãos de turismo e entidades pertencentes aos municípios estudados.
Composição do estudo
Esse estudo é realizado em 13 campos contendo 62 variáveis e 600 perguntas e com a capacidade de levantar dados primários e secundários de todas as atividades de turismo realizadas nos locais pesquisados. A metodologia usada é idêntica a que foi aplicada ao Estudo de Competitividade nos sessenta e cinco Destinos Indutores de Desenvolvimento Regional que o Ministério do Turismo vem trabalhando. Na verdade esse estudo tem o objetivo de ampliar o desenvolvimento de novos destinos para o turismo no Brasil.
Aumento da base de dados
A meta do Ministério do Turismo é conseguir ampliar a base de dados contendo o máximo de informações sobre todos os destinos turísticos existentes no país, por isso, segundo o secretário a pesquisa está indo além e atingindo municípios que não fazem parte dos destinos indutores do desenvolvimento regional.
Esse é um estudo muito abrangente e mede a capacidade que tem estes destinos de geração de novos negócios especialmente em atividades afins com o setor e que sejam capazes de manter o setor de maneira sustentável, uma vez que isto é muito importante para poder proporcionar uma experiência positiva ao turista.
Atividades sustentáveis
Na verdade hoje não mais se admite qualquer atividade de turismo que não seja sustentável ou ecologicamente correta. Atividades em desacordo com as novas leis que protegem o meio ambiente e a vida na natureza não servem mais como alternativas viáveis a qualquer atividade que se possa oferecer como opção ao turista.