Turismo em Carrancas

Carrancas

A cidade de Carrancas está situada na região Sul de Minas Gerais, muito próxima às históricas cidades de Tiradentes e São João Del Rei. Apesar dela não ser um dos nomes mais famosos do turismo brasileiro, essa cidade é muito conhecida dos turistas que viajam em busca do ecoturismo, em busca de um maior contato com a natureza, em busca de atrativos naturais.

Carrancas é um município bem pequeno, seu número de população não chega aos 5 mil habitantes. Carrancas é daquelas cidades de Minas Gerais que tem o seu centrinho histórico tradicional, enquanto os atrativos naturais estão nos estornos da localidade e na sua zona rural.

A procura por essa cidade tem crescido principalmente nos últimos 20 anos, antes disso ela era apenas uma cidade pacata e escondida do interior, mas tudo mudou quando os empresários locais passaram a investir em ecoturismo, em turismo sustentável e turismo verde. Eles perceberam o grande potencial que tinha a região, o quanto a sua beleza poderia melhorar e movimentar a economia local, melhorando a vida dos seus cidadãos e consequentemente melhorando a qualidade de vida local.

Sobre as curiosidades dessa linda cidade, podemos citar o fato de ela ser constantemente usada como locação para novelas da emissora Rede Globo, sendo esse um acontecimento recorrente. Entre as novelas gravadas podemos citar as produções, Alma Gêmea, a novela das 9 Império, Orgulho e Paixão, Espelho da vida, entre outras.

Sobre as atrações da cidade é interessante e importante dizer que muitas das cachoeiras, pelo menos as principais delas, ficam localizadas em lugares mais afastados, assim você vai precisar de um carro para ir a quase todos os seus passeios, se você não tiver um carro, você pode procurar pelas agências de turismo da cidade para verificar a disponibilidade de transfer até os atrativos naturais de Carrancas.

Atrativos

O principal atrativo em Carrancas são as suas cachoeiras e acredite ou não o número total, ultrapassa as 70 cachoeiras, isso mesmo. Normalmente elas são um pouco mais afastadas do centro da cidade e isso faz com que você tenha que se deslocar, por isso é sempre bom consultar em qual delas é possível ir sozinho, qual necessita de um guia credenciado na cidade, qual precisa de transfer 4 por 4, entre outras especificidades.

A seguir vamos falar brevemente sobre algumas delas, as mais bonitas e mais procuradas da cidade. Como há muitas opções de cachoeiras, os moradores da cidade passaram a dividir essas atrações naturais em agrupamentos que são chamados de complexos. Cada complexo é referente a um grupo de atrativos que estão mais próximos entre si.

Ao todo são 7 principais complexos, cujos seus nomes são Complexo da Ponte, Complexo da Toca, Complexo da fumaça, Complexo da Zilda, Complexo da Serra do Moleque, Complexo do Grão Mogol e por último Complexo da Vargem Grande.

Complexo da Ponte: Esse atrativo é um dos mais próximos ao centro da cidade, está mais perto da entrada do município, possui belas cachoeiras tal como a Salomão e a Moinho, além de piscinas naturais muito bonitas.

Complexo da Ponte

Complexo da Ponte

Complexo da Toca: Este complexo é muito próximo ao complexo da Ponte, as suas principais atrações são o Poço do coração e a tal da gruta da Toca, que dá nome a todo o complexo.

Complexo da Toca

Complexo da Toca

Complexo da Fumaça: Esse complexo fica cerca de 3 quilômetros fora da cidade e ele inclui uma das mais famosas cachoeiras da região, a cachoeira da fumaça, que infelizmente pela sua força não pode ser aproveitada para o banho, também não é permitido praticar esportes por lá. Outras dicas são a cachoeira do Luciano que também é proibida para o banho e a cachoeira da serrinha que requer a contratação de um guia turístico.

Complexo da Fumaça

Complexo da Fumaça

Complexo da Zilda: Este complexo fica a mais ou menos 12 quilômetros da cidade de Carrancas e suas principais cachoeiras são Cachoeira da Zilda e poço do Proa.

Complexo da Zilda

Complexo da Zilda

Complexo do Parque da serra do moleque: Esse parque é privado, sendo assim a sua entrada é cobrada. O complexo da Zilda foi fundido com o parque em algumas áreas, por esse motivo as cachoeiras da Zilda e o poço do proa agora tem seu acesso feito através do parque. É mais caro a sua entrada, mas vale a pena pelo trabalho de limpeza ambiental que os donos vêm fazendo na região. Tem estrutura de restaurante e banheiros.

Complexo Do Parque Da Serra Do Moleque

Complexo Do Parque Da Serra Do Moleque

Complexo da Vargem Grande: Este complexo está a mais ou menos 9 quilômetros da cidade e apesar de seu acesso ser por estrada de terra ele também oferece estrutura de restaurante e banheiro. A principal atração é a cachoeira esmeralda.

Complexo da Vargem Grande

Complexo da Vargem Grande

Complexo do Grão Mogol: Este complexo está a 12 quilômetros da cidade de Carrancas, as cachoeiras do complexo só podem ser acessadas com guia credenciado por causa do nível de dificuldade e perigo, mas vale a pena.

Complexo do Grão Mogol

Complexo do Grão Mogol

Como ir

Essa questão é um dos pontos mais complicados dessa cidade mineira, uma vez que não são tantos ônibus que vão para lá. Saindo das grandes cidades do Sudeste não existem ônibus diretos, sendo necessário pegar dois ou até mais transportes públicos. Neste caso isso pode gerar um grande cansaço físico, além de muita perda de tempo entre viagens e o tempo de espera nas rodoviárias.

Normalmente os ônibus chegam até na cidade de Lavras, que é próxima a Carrancas e por sua vez funciona como o ponto de referência da região, as empresas que fazem o trajeto até Lavras são várias, a sua escolha vai depender da cidade de onde está vindo, por exemplo, se você sai do Rio de Janeiro, a empresa é a viação Sampaio, se você sai da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, a empresa é a viação Gardênia, por fim se você sai de São Paulo, a viação é a Útil. Chegando a Lavras, você deve seguir até Carrancas com a empresa São Cristovão.

Dicas

Na cidade de Carrancas muitos estabelecimentos comerciais ainda não funcionam durante a semana, por isso antes de ir ou quando você chegar lá procure saber o horário de funcionamento dos locais que você deseja ir, procure talvez combinar horário ou fazer reservas antecipadas, desta forma você terá certeza de que não haverá imprevistos.

Além dos pontos comerciais, alguns atrativos que ficam em áreas particulares podem também não funcionar de segunda a sexta ou em algum dia específico da semana, por isso quando fizer o seu roteiro, busque sempre saber a disponibilidade das atrações, para não correr o risco de ir até o local em questão e estar fechado. Por outro lado, se você for no meio da semana, os atrativos que estiverem abertos, estarão provavelmente vazios e exclusivos para você.

Placa de Carrancas

Placa de Carrancas

Quando você deve ir a Carrancas? Bom isso vai depender do tipo de turista que você é e também do tipo de passeio que você procura, uma vez que se você quiser curtir um momento de tranquilidade, pegar algum chalé e apreciar a paisagem, é muito indicado ir nos meses de inverno. Esses meses, principalmente junho e julho são bem frios por lá, bem frios mesmo, sendo que as temperaturas ficam menores do que os 15 graus Celsius, sendo ainda mais gelado durante a noite, desta forma fica bem complicado aproveitar as suas cachoeiras, por causa da água super gelada.

Se você prefere calor, mas não gosta do tempo nublado uma dica é dar preferência à meses que não sejam dezembro e janeiro, que são os períodos quando ocorre a maior precipitação considerando a avaliação de muitos anos. Nesses meses de dezembro e janeiro, a probabilidade de pegar chuvas é muito grande, o que inclusive torna o passeio mais perigoso uma vez que não é aconselhável entrar em cachoeiras nesta época, por causa da possibilidade da ocorrência das trombas d’água, é bom sempre estar atento e se prevenir.

Se você prefere a tranquilidade de um bom descanso com uma bela paisagem, evite definitivamente as épocas mais cheias na cidade, que são os períodos do carnaval fora de época de Carrancas e nos feriados, principalmente os feriados prolongados. O carnaval fora de época acontece sempre 15 dias antes do carnaval oficial.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa belíssima cidade, aproveite o seu tempo livre e vá até lá conhecer os seus atrativos, vá descansar, vá relaxar, vá se divertir e descubra esse paraíso ainda escondido em Minas Gerais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecoturismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *