Já ouviu falar de gente que quer passar as férias com o maior contato possível com a natureza? É uma forma de ter tranquilidade e também de sair totalmente da zona urbana. Tem algo melhor do que isso? Sair do caos da modernidade e ao mesmo tempo contar com um grande espaço sem usar a tecnologia, e que lhe deixe em contato com o verde é a forma de turismo mais apreciada no mundo, chamada por muitos de ecoturismo e utilizada no mundo todo como forma de divertimento. Se você ainda não experimentou, não sabe mesmo o que está perdendo! A definição de ecoturismo é bem simples: Segundo os órgãos responsáveis por regulamentar o turismo no Brasil, trata-se de uma atividade turística que utiliza o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista, através da interpretação do ambiente. Ou seja, você irá usar áreas com verde para divertimento, mas sem agredir o meio ambiente, respeitando todas as regras de limpeza e exploração.
Ecoturismo Sustentável
Ecologia e sustentabilidade são termos totalmente atuais, pois o mundo vem demonstrando que não há mais espaço para lixo e destruição. Quando se trata de turismo, há também algumas regras que trazem harmonia entre os visitantes e o local de destino. Ecoturismo sustentável é uma prática em que questões ambientais são tratadas com consciência, por exemplo, um grupo que decide conhecer uma cidade interiorana brasileira, a indicação é que se priorize o comércio local, de preferência os produtos manufaturados, e que toda produção de lixo seja recolhida por quem esta a visitar um balneário e/ou cidade histórica. Outra forma de praticar ecoturismo sustentável é utilizando o conceito do reaproveitamento, ou seja, itens que antes seriam descartados, como garrafas pet e latas de refrigerante, a partir de cursos e orientação se tornam fonte de renda. Pratique turismo com consciência, conheça lugares e povos, e da mesma maneira que você visita um amigo, seja uma visita agradável.
O Desenvolvimento do Ecoturismo
Uma nova vertente do turismo começou a crescer significativamente em todos os cantos do mundo, desde que o assunto sustentabilidade virou moda nas mídias. O ecoturismo é algo feito no mundo todo hoje em dia. Hotéis e até mesmo pousadas já têm o turismo ecológico como uma opção para os hóspedes e, cada vez mais, hotéis fazenda vêm sendo construídos em muitos países a fim de aproximar os turistas da natureza, com programações que fazem os visitantes conhecer e se preocupar mais com o meio ambiente. A iniciativa vem sendo bem aceita pela população, que está realmente adorando conhecer de pertinho a natureza deslumbrante do mundo. Passeios como: caminhadas, almoços e jantares ao ar livre e atividades como arvorismo e escaladas vêm sendo praticadas no âmbito turístico. O público mais atingido pelo ecoturismo vem sendo as crianças que desde cedo já aprendem como lidar com o meio ambiente, e os cuidados que devem ter para preservar a natureza.
Agência de Ecoturismo
Que tal aproveitar as suas férias para conhecer uma área verde e voltar com lindas fotos? O ecoturismo é uma modalidade bem apreciada entre os turistas fãs do verde. Este tipo de turismo consiste em fazer uma viagem para ter um maior contato com a natureza, o que pode acontecer por meio de caminhadas, descidas em rios ou simplesmente uma trilha numa mata com locais perigosos e paradinhas para fotos de recordação. Existem diversas agências que fazem pacotes com ecoturismo no Brasil. Os destinos mais queridos são os que envolvem a Chapada Diamantina, na Bahia. O espaço é querido entre fotógrafos de natureza e para quem curte um bom acampamento gastando pouco, pois é bem barato viajar para lá. O mais caro mesmo é translado aéreo, mas nada que um corte no orçamento não resolva para você ter as férias do seu sonho e ainda conhecer uma viagem de ecoturismo.
Curso de Ecoturismo
Ecoturismo é um segmento da indústria do turismo que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, tendo como foco a conservação, a formação de uma conscientização ambientalista e a promoção do bem-estar das comunidades envolvidas. Nos últimos anos, com a maior conscientização das questões ambientais em todo o mundo, o ecoturismo ou turismo ecológico ganhou força e espaço, tornando-se um dos segmentos turísticos que mais se desenvolveu, especialmente no Brasil. Para atender essa nova demanda, tornou-se essencial a formação de mão de obra capacitada, ou seja, pessoas que promovam o turismo, mas que estejam integradas nas questões ambientais. Assim, criaram-se os cursos de ecoturismo, promovidos por órgãos governamentais, por organizações não governamentais e também por entidades privadas, com conteúdo mais ou menos abrangentes, de acordo com o público-alvo. Em geral, esses cursos tratam do contexto do ecoturismo no Brasil e na região onde se dá, e sobre a relação da educação ambiental com o ecoturismo, com a qualidade de vida das comunidades envolvidas, com o meio ambiente e com os turistas, da interpretação ambiental, planejamento e organização de roteiros, atividades, público-alvo, e muitos outros temas diretamente relacionados a este segmento. De forma que o ecoturismo seja efetivamente sustentável e traga somente benefícios para todas as partes envolvidas: meio ambiente, comunidades e turistas.
Ecoturismo no Rio de Janeiro
Com sua riqueza natural, o Rio de Janeiro pode ser considerado como um dos paraísos brasileiros do ecoturismo, tantas são as opções e oportunidades de desenvolver o turismo ecológico na cidade maravilhosa. O Rio de Janeiro é cenário perfeito para quase todo o tipo de atividades com que está envolvido o ecoturismo, com exceção dos esportes de inverno como esqui e outros similares. São trilhas incríveis pelos Parques Nacionais e pela Floresta da Tijuca, onde é possível caminhar, pedalar e escalar a poucos quilômetros do centro da cidade. Na lagoa Rodrigo de Freitas há o cenário ideal para a maioria dos esportes aquáticos, e a vasta costa oceânica é perfeita para os diversos esportes na superfície como surf, kitesurf e também os mergulhos marinhos. Há ainda as montanhas, os mirantes e as falésias, que permitem escaladas, trekkings, voos de asa delta e parapente, além de todo o tipo de esporte radical para quem curte estar perto da natureza. Com todas essas belezas e opções naturais, o Rio conta ainda com uma infraestrutura voltada ao ecoturismo, com hotéis fazenda e agências de turismo com pacotes especiais para este segmento.
Ecoturismo em São Paulo
A cidade de são Paulo é mais do que apenas indústrias, mesmo que as pessoas estejam acostumadas a pensar nela como um grande pólo de trabalho e emprego. Um bom exemplo é sua grande área verde, que é tida como um ótimo local para quem curte praticar a modalidade de ecoturismo em São Paulo. O grande Estado é repleto de pequenas matas fechadas e rios que são ótimos para fazer corredeiras, bem como escaladas e caminhadas em trilhas fechadas, uma ótima dica também para quem curte fotografia e quer um espaço para boas imagens da natureza. Como dica de ecoturismo em São Paulo, para os praticantes, é fazer uma escalada. Boa sugestão, não? Escalar pequenas montanhas e grutas é ótimo para se exercitar, perder peso e de quebra ainda conhecer gente que também curte aventura. Os valores de pacotes são bem em conta e podem ser contratados a qualquer momento.
Ecoturismo no Distrito Federal
Apesar de o Distrito Federal ter a fama de ser um estado apenas para políticos, será que podemos encontrar algo para fazer como ecoturismo? A resposta é sim, dá para fazer ecoturismo no Distrito Federal sim, apesar da maior área, conhecida pela maioria, ser a capital, Brasília, e por lá não existir mesmo espaços verdes.
Pouca gente sabe que o Distrito Federal é repleto de sítios e mini fazendas em áreas não exploradas, com propriedades de políticos da região, que também criam animais por pura diversão. Esses locais não ficam muito distantes da capital, dando para ir perfeitamente de carro. Quem for fazer ecoturismo no Distrito Federal não deve deixar de ir até a cachoeira do Girassol, que é um local lindo e com muitos espaços para amantes da fotografia também, pois para chegar até esse lugar é preciso fazer uma bela caminhada por trilhas. Ou optar ainda por conhecer outras regiões como a lagoa do Girassol, que é bem próxima, estando mais ou menos vinte minutos de caminhada da cachoeira, um espaço lindo e bem bacana para se passar um dia com a família.
gostei muito e gostaria de receber fotos do turismo ecologico oficial,pois estou fazendo curso de turismo e preciso para meu trabalho que tenho que apresentar na quarta -feira de 2 cidades tenham o ecoturismo nessas cidades.obrigada