Macaé
Se Copacabana é a princesinha do mar, Macaé representa a princesinha do Atlântico. Local conhecido em âmbito nacional principalmente pela sua produção de Petróleo. Interessante notar também que praticamente todos os bairros possuem associações de moradores extremamente atuantes no campo das políticas assistencialistas. A Câmara Municipal, situada no centro da cidade, possui estilo totalmente neoclássico. Passou por reforma há alguns anos, embora ainda contenha grande parte dos seus traços restaurados, mantendo o aspecto estético e original da construção. Macaé está ao lado o arquipélago de Sant’Ana. No local, a grande atração fica por conta das colônias de gaivotas. No Pico do Fraude os visitantes podem chegar ao ponto mais alto da cidade sem nenhum tipo de problema. Com mais de 1.400 metros de altitude, certamente simboliza uma das visões mais panorâmicas de todo Rio Janeiro. Antes de chegar ao Pico é necessário passar pelo Peito do Pombo, região com belezas naturais exuberantes.
http://www.youtube.com/watch?v=mQJ83W5BNqkTeresópolis
Teresópolis, município do Estado do Rio de Janeiro, é uma linda cidade serrana, palco de tragédias, morada de lindas paisagens. Entre outros adjetivos, Teresópolis é um ótimo lugar para se visitar, com maravilhosos pontos turísticos, tanto para quem gosta de passear quanto para quem gosta de aventuras junto da natureza. Teresópolis, por estar localizada em uma região serrana, tem seu espaço composto de muitas montanhas até que bem conhecidas como a Pedra do Sino, Dedo de Deus, Agulha do Diabo, entre outros. Além de suas paisagens naturais, o lugar é bastante visitado por equipes esportivas como a Seleção Brasileira de Futebol (CBF), que usa de 150 mil metros quadrados para realizar seus treinos. Como sua economia é voltada para o turismo e produção agrícola, o setor Hoteleiro é bastante desenvolvido e seu comércio é bastante diversificado. O clima desta cidade é bastante diferente do resto do Rio de Janeiro. Por ser uma área tropical de altitude, no inverno as temperaturas são consideravelmente baixas e de tempo seco, já no verão o clima é mais ameno e de tempo úmido. A temperatura média do município é de, aproximadamente, 16 °C.
Barra de São João
As praias localizadas neste município do Rio de Janeiro são consideradas destaques na encantadora região norte do litoral carioca. Simboliza destino interessante para quem desembarcou de cruzeiros que constantemente realizam paradas em Cabo Frio, uma das regiões mais procuradas no Brasil para realizar este tipo de viagem. Ao contrário de grande parte das regiões litorâneas no país, suas ruas são extremamente largas, além de contar com zona comercial que traz grandes diversidades de artesanatos, restaurantes, entre outros tipos de demandas turísticas. Interessante notar que no município também há uma grande área rural que apresenta belas paisagens naturais. Apesar de toda infraestrutura turística oferecida, o espírito de vila de pescadores faz praias ficarem com um ar bucólico e agradável. Boa parte de população vive exclusivamente da pesca. Manter a arquitetura com este caráter certamente deixa o local com ar extremamente especial em um ambiente populacional com alto nível de felicidade.
Barra do Piraí
Barra do Piraí é um município que faz parte do estado do Rio de Janeiro que faz divisa com os municípios de Vassouras, Mendes, Valença, Piraí, Pinheiral, Barra Mansa e Volta Redonda. O nome do município foi dado por causa do rio Piraí desaguar no Rio Paraíba do Sul, formando assim a Barra do Piraí. Barra do Piraí faz parte da região Vale do Ciclo do Café e foi o maior entroncamento ferroviário da América Latina. Dentre os seus eventos, os principais são o Festival Vale do Café, a Exposição Agropecuária de Barra do Piraí e o Circuito de Outono de Café, Cachaça e Chorinho. A cidade que atrai muitos turistas possui como principais pontos turísticos o Beco da Carioca, a igreja São Benedito, a Catedral de Santana, a Chaminé da Rede Ferroviária, a Aldeia das Águas Resort, a Ponte Presidente Vargas (a Ponte Metálica), a Cachoeira de Ipiabas, as fazendas históricas do café dentre outros pontos.
Duque de Caxias
Duque de Caxias é um município que faz parte da região metropolitana do Rio de Janeiro e fica na baixada fluminense. O nome da cidade é uma homenagem ao patrono do exército que nasceu na região cujo nome é Luís Alves de Lima e Silva, ou seja, o Duque de Caxias. A cidade de Duque de Caxias possui na praça do Pacificador, um centro cultural chamado Oscar Neimeyer, composto por uma biblioteca pública Leonel de Moura Brizola e por um teatro municipal chamado de Raul Cortez. O local possui ainda alguns patrimônios históricos com a igreja paroquial Nossa Senhora do Pilar, que possui traços barrocos em sua construção, e a fazenda São Bento que eram terras onde se localizava o mosteiro de São Bento. Hoje na fazenda, ainda se encontram as ruínas da capela e da casa grande que foi construída e fazem parte da história de Duque de Caxias. Além desses citados, encontramos outros pontos turísticos como o Teatro da Câmara Municipal e o Museu Municipal da Taquara.
Locais de Mergulho no Estado do Rio de Janeiro
O mergulho já se tornou mais do que uma atração esportiva e uma opção de lazer. Muitos não sabem, mas esta prática requer muito cuidado e estudo. Para isso, existem muitos locais onde há cursos oferecidos para iniciantes, técnicos e avançados. No Rio de Janeiro, estado mais do que favorito para praticar o mergulho, vários lugares são disputadíssimos por mergulhadores. Variando de profundidade, as diversas regiões para mergulho estão divididos em três partes:
- A Costa Azul engloba Arraial do Cabo Frio e Búzios. A Chamada Costa Verde abrange regiões entre Angra dos Reis e Paraty. A própria cidade do Rio de Janeiro também se tornou um dos locais mais procurados para mergulhar.
- A Laje do Recreio dos Bandeirantes é um dos points da Cidade Maravilhosa. Pela orla da praia da Barra da Tijuca, muitos mergulhadores estão prontos para os 24 graus de temperatura das águas.
- A Praia Vermelha também está entre os lugares mais badalados, assim como a praia de Ipanema.