Parque Nacional de Pacaás Novos

Parque Nacional Das Pacaás Novos

A maneira mais fácil e eficaz de se fazer um território com proteção ambiental que realmente funcione é criando um Parque Nacional e o parque nacional das pacaás novos foi criado mediante a um decreto federal, que é uma lei na qual a autoridade superior deve acatar, número oitenta e quatro mil e dezenove na qual assegura que a área demarca como parque deve ser preservada, no dia vinte e um de setembro do ano de mil novecentos e setenta e nove. Essa lei foi essencial para que os recursos naturais de Rondônia fossem preservados sendo assim criaram uma fronteira que demarcasse essa região como intocável.

Na época em que foram criadas as leis, o parque nacional das pacaás novos foi essencial nos projetos existentes apenas naquela época como a Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste (SUDECO) e também o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF). Esses projetos visavam a proteção do ecossistema local da Mata Amazônica e o Cerrado, pois nesse local que é possível encontra a espécie rara Podocarpus selovii e tambem a Podocarpus raspiliosii nas quais pertencem a família podocarpaceae, possível de encontrar apenas na Amazônia. Tem esse nome devido aos seringueiros da região que andavam por la e achavam nas beiradas do igarapé muitas pacas.

Hoje em dia o parque abrange uma área de cerca de setecentos e sessenta e quatro mil, oitocentos e um hectares e seu documento que estabelece a zona e as normas nas quais o parque deve seguir, chamado de plano de manejo, foi estabelecido por volta dos anos de mil novecentos e oitenta e quatro. Hoje o parque é administrado por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que juntamente com o ministério do meio ambiente visam preservar as áreas de mata, para que eles sejam bem cuidados e preservados.

Localização Do Parque Nacional Das Pacaás Novos E Meio De Acesso

Abrange muitos municípios como a cidade de nova Mamoré, a cidade de São Miguel do Guaporé, a cidade de Governador Jorge Teixeira, a cidade de Guajará Mirim, a cidade de Monte negro, a cidade de Campo novo de Rondônia, a cidade de Alvorada d’Oeste, a cidade de Mirante da Serra e também a cidade de Nova Mamoré. Nesse local podemos encontrar também a Serra dos Pacaás Novo que é uma atração do parque devido ao seu relevo. É onde habita também a tribo Uru-eu-uau-uaus que é a tribo indígena que ocupa um pedaço de terra do parque, assim como outras tribos como a Urupain, a Parakuara, a Amondawa e a Jurereis ocupantes das terras de Rondônia. O acesso ao parque pode ser feito por barcos e canoas e também pode ser feito por meio terrestre, mas esses dois acessos são perigosos e deve-se informar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para que a visita seja feita de modo segura e adequada.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Clima Do Parque Nacional Das Pacaás Novos E a Vegetação

O parque nacional dos pacaás novos tem o clima seco durante dois meses do ano, mas no restante dos meses o clima é caracterizado com altas temperaturas e úmido. É nos meses de novembro até março que ocorrem as chuvas no local, sendo a setenta porcento sobre a receptação anual, que vai de dois mil a dois mil e quinhentos milímetros de agua da chuva. Nos meses de junho, julho e agosto é quando ocorre o inverno e consequentemente é o período de seca no parque, mas a temperatura média considerada no território é de vinte e cinco graus Celsius.

A flora e a fauna do parque são a sua principal atração turística, é possível observar nas regiões altas do parque o cerrado, as encostas, os vales e as florestas que aparentam a floresta amazônica. É nas florestas do parque onde pode se encontrar espécies de arvores e plantas raras como o ypês amarelo, a palmeira de babaçu, a tradicional seringueira, a castanheira, uma infinidade de samambaias, os ypês de outras espécies e também as periquiteiras, é possível encontrar no parque também muitas cachoeiras e grutas que ajudam a deixar o lugar mais exótico e atrair mais turistas que querem conhecer essas belezas naturais.

Vegetação do Parque Nacional Das Pacaás Novos Vista de Cima

Vegetação do Parque Nacional Das Pacaás Novos Vista de Cima

A flora é bem diversificada e podemos encontrar algumas espécies como o tamanduá bandeira, os papagaios, os bugios, as araras, as onças pintadas, os macacos da meia noite e outros animais.

Os rios que se encontrar no parque é uma das formas que permitem a visitação do parque, sendo a nascente do rio pacaás novos uma cortada pela fronteira Bolívia e Brasil, assim como o rio Cautário e o rio São Miguel que tem as fluentes nessa região. E na parte central do parque podemos encontrar um rio chamado Jamari, e foi a partir dele que criaram a usina hidrelétrica de Samuel que abastece todo o estado de Rondônia. É no parque também que nascem os principais rios do estado como o rio Mamoré, o rio Madeira e o rio Guaporé.

Maiores Preocupações Com O Parque Nacional Das Pacaás Novos

O parque assim como todos os lugares de mata são alvos de possíveis queimadas, o que degradaria o solo e acabaria com toda a vegetação, acabando com as espécies raras que vivem ali, tanto as arvores e plantas como os animais, e essa sem dúvida é a maior preocupação, mas a administração parque mantem uma vigilância bastante rigorosa para que seja evitado. Mas as tribos que vivem por ali fazem o uso de fogo para que os restos de arvores e plantas sejam deteriorados e mantenham um ambiente “limpo”.

deve se ter consciência quando frequentar um local onde a mata é preservada do mesmo jeito que deve ter quando se anda nas ruas, respeitar o meio ambiente deve ser dever de todos para que possamos ter um planeta saudável e sem poluição. os animais e os seres humanos sofrem as consequências drasticamente por uma simples atitude incorreta e por isso devemos sempre estar cientes do perigo que é um simples ato. temos que conhecer e explorar as matas para podermos conhecer as belezas que nosso pais guarda e sempre respeitá-las.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas · Parques Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *