A bela e misteriosa cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, é um grande achado turístico do estado do extremo sul do país. A sua configuração geográfica – cercada por paredões rochosos à beira-mar – e o fato de estar diante da única ilha marítima desse estado – a dos Lobos – são apenas dois de seus diversos atrativos. A cidade guarda parte relevante da história do território brasileiro antes e depois do descobrimento pelos portugueses.
Registros deixados na forma de sambaquis e outros sinais de civilizações que habitaram a região há milhares de anos fazem de Torres um sítio arqueológico de valor inestimável. Tropeiros e observadores, durante o processo de colonização do século 17, tinham que passar obrigatoriamente pelo território uma vez que estava num ponto estratégico para rotas sulinas.
Muitos desses indivíduos que usavam a cidade de Torres como rota de passagem acabaram ficando e se instalando como estancieiros e agricultores. A seguir conheça alguns dos principais pontos turísticos locais e entenda o que conquistou tantas pessoas no processo de colonização da cidade.
Pontos Turísticos da Cidade de Torres
Praia da Guarita – O Principal Cartão-Postal
O que faz da praia da Guarita um dos cenários mais famosos de Torres com certeza é a combinação perfeita de penhascos e enseada. Os paredões rochosos da cidade, que lhe dão seu nome, se tornaram parte da aura misteriosa do local. Essa praia está ‘protegida’ pelas torres do Sul e do Meio. A areia é tranquila com bem poucas barracas, porém, o mar é um tanto revolto sendo encarado somente pelos surfistas mais corajosos.
Quem não surfa, contudo, pode aproveitar a sua passagem pela praia para ir ao Parque da Guarita. Chegando lá é quase obrigatório subir ao topo da Torre Sul, embora o rochedo seja imponente alertamos que não é difícil chegar ao seu cume. Basta subir os degraus que compõem um percurso curto que é feito numa média de cinco minutos. A vista compensa o eventual medo de encarar essa escadaria.
Praia de Itapeva – Praia da Tranquilidade
Para quem está mesmo procurando por tranquilidade ao visitar a cidade de Torres a dica é dar uma passada pela praia de Itapeva que tem mar calmo e areia sem ambulantes ou quiosques. Aproveite para caminhar, jogar frescobol ou simplesmente deitar na areia para observar o dia passando. Muitas pessoas estacionam o carro na areia.
Prainha ou Praia do Meio – Faixa de Grama
Outra praia bastante tranquila é a Prainha em que o cenário se torna um tanto diferente devido a uma extensa faixa de grama ao invés de areia. É comum que as famílias residentes da cidade se reúnam por lá nos finais de semana esticando as suas toalhas. Fica o adendo de que o banho não é recomendado no local.
Praia do Molhes – Boa Infraestrutura
Uma das melhores praias de Torres em termos de infraestrutura para receber os turistas conta com boa variedade de pousadas e restaurantes. Nos dias mais quentes do verão recebe famílias que se espalham pelas areias com um maravilhoso tom de dourado. Os surfistas pegam as melhores ondas nessa praia.
Praia da Cal – Praia Tranquila
Mais uma praia em que a tranquilidade impera, a Praia da Cal, é um lugar em que há sempre bastante movimento de famílias. A praia é contornada por casas de veraneio e um calçadão.
Praia Grande – Onde a Agitação Está
Você é o tipo de turista que gosta e procura por agitação nas suas viagens? Então em Torres precisa conhecer a Praia Grande. Lotada de guarda-sóis na alta temporada a praia também conta com diversos bares e restaurantes. Uma praia que está próxima do centro e que recebe muitas famílias.
Margens do Rio Mampituba
Se você está querendo saborear os melhores pescados da região a dica é conhecer os restaurantes situados as margens do Rio Mampituba, aproveite que tem opções de churrascarias também. O rio que faz a divisa com o estado de Santa Catarina ainda oferece uma série de passeios de barco. Tenha uma experiência única ao avistar manguezais, belas paisagens e pássaros, tudo isso com a emoção das acentuadas curvas do rio.
Lago do Violão – Esportes Náuticos
A bela lagoa está situada na região central de Torres e se trata de um local conhecido para a prática de esportes náuticos. Aproveite que sobre as águas há uma passarela que oferece um ponto-de-vista privilegiado de tartarugas, aves e peixes.
Morro do Farol (Torre Norte)
Um dos pontos turísticos mais frequentados pelos moradores locais e que se diferencia por ser a única dentre as três torres em que se pode chegar de carro. A beleza do cenário é um atrativo especial quando combinado com a perspectiva que esse morro oferece permitindo avistar todas as praias, serras, dunas, a Ilha dos Lobos, a Lagoa do Violão enfim a cidade de Torres como um todo. O local é reconhecido como um observatório de baleias francas. Sua história é bastante rica tendo em 1777 abrigado um cemitério indígena e 1911 recebido seu primeiro farol.
Ilha dos Lobos
A única ilha marítima do estado do Rio Grande do Sul é uma reserva ecológica que permite observar lobos e leões-marinhos em sua plenitude. Uma dica é a de que na baixa temporada os passeios de barco para a ilha são ainda mais interessantes. Os barcos apenas contornam a ilha, os turistas não descem. O passeio dura em média 50 minutos em que é possível brindar os olhos com paisagens incríveis incluindo falésias. A cerca de 1.800 metros da costa existe uma formação de origem vulcânica.
Dicas Especiais
Obviamente por ser um destino com praias a alta temporada de Torres é o verão, porém, ficam os adendos de que entre os meses de agosto e novembro se pode avistar baleias-francas na região. Já entre os meses de abril e maio é realizado o Festival de Balonismo que conta com a realização de provas e shows. Torres é uma cidade com muitas possibilidades turísticas.
Muito lindo, isso é nosso Brasil.