Como o Pantanal tem uma exuberante e rica natureza se torna destino certo para todos os apaixonados pelo ecoturismo. E é por ser importante nesse segmento que recaiu sobre o Pantanal a escolha de um local para que fosse integrar o roteiro para viagens técnicas que fazem parte do programa “Benchmarking em Turismo 2010-Vivências Brasil” e dentro deste programa é que de 27 de setembro até o dia 3 de outubro os empresários do setor de turismo fazem visitas técnicas, reuniões e seminários para conhecer as experiências da atividade de turismo nesse local.
Objetivos do Programa
De acordo com Rosiane Rockenbach que é a coordenadora geral de Serviços Turísticos do MTur, o objetivo do programa é a assimilação de novos conhecimentos e também de experiências que de alguma forma possam contribuir para que o setor melhore. Além disso, o programa visa qualificar os empresários brasileiros e ainda aprimorar ao diferentes segmentos do turismo, baseados não só na observação, mas também na reprodução de práticas boas que se identifiquem nos destinos de referencia.
Execução do Programa
A Associação Brasileira de Agencias de Viagens (ABAV) numa parceria com o SEBRAE são os responsáveis pela execução deste programa do Ministério do Turismo (MTur). Através deste programa o empresariado irá conhecer de perto as experiências que tiveram sucesso, com a estratégia de inserir no destino turístico a observação da cultura dos indígenas.
Outro ponto que causa grande interesse é um tipo de empreendimento da iniciativa privada que tem na observação da vida selvagem em especial das aves uma das atividades de maior importância. O encerramento desta programação deverá acontecer com um seminário e neste, representantes do poder publico e também de associações que são ligadas ao setor de turismo terão oportunidade de apresentarem as estratégias para promover o destino.
Última Etapa
Com visitas técnicas dentro do país esta é a ultima etapa do Vivencias Brasil 2010 e a multiplicação de conhecimentos com outros empresários em seu destino é um dos grandes compromissos assumidos, tendo o programa nesta edição passado por: Recife e Olinda onde o foco foi o turismo cultural; depois por São Paulo com vistas no turismo de negócios e eventos; seguindo-se Brotas e Socorro onde chama a atenção o turismo de aventura; depois Gramado e Canela no Rio Grande do Sul com foco em eventos como forma de combater a sazonalidade e por fim Búzios com foco no turismo de praia e sol.
Destinos Internacionais
O Benchmarking 2010 já fez três destinos internacionais: na República Tcheca com operações em países emergentes; na Itália onde o foco foi termalismo e saúde e por ultimo no Peru onde o interesse foi por turismo de selva e também de base comunitária. Em novembro ainda deverá ser feita mais uma viagem internacional tendo o México como destino e cujo foco será a diversificação da ofertas de produtos turísticos.