Olímpico (Olympeion), templo de Zeus, o deus de todos os deuses gregos. Começou a ser construído em meados do século VI a.C. Presenciou grande parte da evolução e decadência desta sociedade. Sua construção foi encerrada por Adriano, imperador romano entre 117 e 138 d.C. Local considerado por muitos especialistas como o principal templo grego em toda história Antiga.
No templo deidades gregas eram cultuadas com extremo zelo por todos os homens livres da população. Entretanto, intelectuais apontavam que grandes construções simbolizam paradigma de como estado dispersava a atenção das pessoas diante as problemáticas da sociedade com enormes construções em caráter de espaço público e religioso. Aristóteles teoricamente foi o pensador que mais defendeu esta tese.
Hoje em dia os visitantes podem chegar às ruínas facilmente. Existem inúmeros transportes públicos que facilitam o acesso para este que pode ser considerado um dos maiores turismo culturais de todo planeta. Turistas podem tirar fotos e realizar gravações a vontade no Templo de Zeus Olímpico.
Por Renato Duarte Plantier