Presente em uma grande rocha que está há 150 metros do mar, esta representa a maior Acrópole do mundo. Possuí título de patrimônio da humanidade concedido pela UNESCO. O nome Acrópole foi designado para definir cidadelas localizadas em pontos altos da Grécia Antiga.
Partenon e Erecteion são os nomes das duas maiores edificações que existem na construção. Seu principal objetivo era servir as cidades gregas como um grande forte de defesa. Inimigos podiam ser visualizados rapidamente. Existiam muralhas de pedras que cercavam o local, como acontecia em todas as Acrópoles gregas. Foi construída em meados de 450 A.C. Arqueólogos também definem esta local como centro de liturgias religiosas.
Estadista e filósofo da democracia, Péricles (460 / 430 a.C) orientou grande parte da construção. A Guerra de Peloponeso atrapalhou o andamento das obras. Entretanto, passada as épocas sangrentas das batalhas entre atenienses de espartanos, as mesmas se encerraram com adaptações que estão presentes até os dias atuais, como esculturas alocadas no local das colunas. Visitantes podem visualizar ricos detalhes destas obras ainda nos dias de hoje.
Por Renato Duarte Plantier