Museu da Independência: Ponto Turístico de São Paulo

Cartão postal da capital paulista, o Museu do Ipiranga não poderia Ter sido construído em melhor local, haja vista que segundo a história, foi ali que Dom Pedro I proclamou o grito da independência, e então foi erguido o monumental museu que retrata os momentos mais importantes de nossa independência de Portugal. Nossa missão de hoje é explorar um pouco deste belo cenário, suas belas formas e o que há ali para ser visto, temos a certeza de que você irá gostar de passear conosco pelas belezas do monumento da independência e todas as suas peculiaridades.

Requinte e Estilo

Demorou exatamente sessenta anos entre o grito da independência e a construção do monumento para a comemoração do feito. Esse lapso ocorreu devido à grande discussão feita na época sobre se era correto ou não a construção de um monumento específico para isso. Ao final de toda a polêmica, foi escolhido o famoso arquiteto italiano Tomasso Bezzi para fazer o projeto do majestoso monumento às margens do Rio Ipiranga. E o italiano caprichou realmente entregando um grandioso projeto de prédio em estilo renascentista, que seria originalmente utilizado para que se fossem realizados estudos científicos e que depois de uma doação de muito material de um coronel chamado Joaquim Sertório é que foram iniciadas as atividades de museu realmente no prédio recém construído. Foi construída uma estátua em granito com elementos decorativos de bronze pelo escultor francês Etorre Ximenez para fazer uma alusão ao Grito da Independência, cujo subsolo serve para abrigar os despojos de Dom Pedro I e de suas esposas, o Museu do Ipiranga faz parte de um grande complexo chamado de Parque da Independência.

O Verde Abraça o Museu

Em tempos de tanta abordagem sobre o verde, foi construído um grande jardim que liga o Museu ao Monumento e também a todos os outros prédios existentes no Parque da Independência, obra encomendada à época para uma equipe de especialistas em paisagismo, fato para poucos à época. Para que se tenha uma ideia do tamanho do jardim, ali existe um imenso viveiro de plantas, uma área onde foi destinada à construção de um Museu de Zoologia e ainda uma casa histórica, da época da construção do monumento, cujo valor histórico e arquitetônico é inestimável por estar tão preservada. Outro show à parte é o visual do jardim, construído em estilo francês, as plantas ficam localizadas pouco abaixo do nível normal do solo e em acentuado declive, fazendo uma bela sensação quando se visualiza os prédios que circundam a área e os jardins.

O Verde Abraça o Museu

O Verde Abraça o Museu

O Acervo

O acervo construído pelo Museu do Ipiranga faz valer a pena a visita, ali você encontrará uma imensa gama de objetos que vão desde as nações indígenas existentes na chegada dos portugueses em 1500 até objetos do homem desbravador dos sertões datados de 1950, fazendo com que o visitante tenha uma total compreensão do modo de vida do homem brasileiro durante os tempos. Por questões de segurança (infelizmente), é proibido que o visitante tire fotos dentro do ambiente do Museu, mas realmente é parte integrante de qualquer passeio que se deseja fazer, seja com os seus filhos, seja com um companheiro, ou com os amigos, é algo que suas retinas guardarão para sempre em sua memória. Basicamente, o acervo é composto de mais de cem mil peças, que retratam principalmente como viviam os homens do Brasil em cada época pertinente. São mobiliários, vestimentas e utensílios, que fizeram parte da história de figuras que fizeram a história do país, como os bandeirantes, barões do café e imperadores. Dentre as outras atrações históricas que o Museu da Independência oferece está a coleção de armas brancas que foram utilizadas na Revolução Constitucionalista de 1932, e também o espaço especialmente reservado a um dos maiores orgulhos nacionais: Santos Dumont, onde você poderá ver seus inventos, estudar um pouco do que ele fazia com a ajuda de maquetes, além de observar alguns objetos de uso pessoal que por ali estão em exposição.

Símbolo Idolatrado pelo Povo

O Museu da Independência é um símbolo da cidade de São Paulo que foi incorporado ao bem querer do povo paulistano, muito provavelmente por ser um espaço que transmite bem estar aos que ali vão fazer uma visita, seja pela paz do extenso jardim, seja pela quantidade de opções de distração que ele oferece, ou ainda pelas ações sociais que ele exerce junto à sociedade, o Museu é uma entidade e um símbolo muito querido por todos os paulistanos. Prova disso é a criação da Sociedade Amigos do Museu Paulista, que foi criada há dezessete anos com a intenção de promover ações sociais e contribuir para a pesquisa e o desenvolvimento de todas as atividades promovidas pelo Museu, como os cursos, seminários e eventos que ele sedia. Além disso, há o serviço que a entidade presta como o auxílio à comunidade, fazendo consultoria e assessoria ao público e aos estudantes no que necessitarem de seu acervo.

Símbolo Idolatrado pelo Povo

Símbolo Idolatrado pelo Povo

Como e Quando Visitar

Apesar de todas as qualidades, belezas e opções que o Parque da Independência oferece ao público, a sensação é de que o lugar não recebe tantas visitas quanto a sua magnitude comporta, o que pode ser excelente caso você queira explorar ao máximo seu passeio, seja sozinho ou acompanhado. O Museu do Ipiranga funciona de Terça feira a Domingo das nove horas da manhã até as Cinco horas da tarde, o ingresso para o Museu vale R$ 6,00 para qualquer pessoa e estudante paga meia entrada, no valor de R$ 3,00. No primeiro Domingo de cada mês a entrada é gratuita para menores de seis anos e maiores de sessenta anos. Para maiores informações, o site do Museu é www.mp.usp.br e o telefone de contato é o (11) 2065-8000. Sem dúvida é um dos passeios imperdíveis pela capital paulistana, tanto pela quantidade de opções como pela beleza do monumento em si. De fator negativo posso apenas falar que o local não possui elevador e o deslocamento de cadeirantes, idosos e carrinhos de bebê fica bastante prejudicado por conta desse detalhe, fora isso, é bastante recomendável e muito gostoso o passeio no Museu da Independência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultural

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *