Benin
País da região ocidental da África, Benin é oficialmente designado como República do Benin e tem na cidade de Porto Novo sua capital constitucional, porém, a sede do governo está estabelecida na cidade de Cotonou, que é também a maior cidade do país, com uma população que chega a 9 milhões de pessoas. Porto Novo é a segunda maior cidade do país e pelos dados de 2005 sua população era de mais de 234.000 habitantes. Ela também ocupa o segundo lugar em importância industrial e comercial, estando Cotonou em primeiro lugar em todos estes aspectos. A capital de Benin, Porto Novo, está situada numa região agrícola em que a principal produção é de óleo de palma e kapok, que é uma espécie de fibra sedosa, mas também exporta algodão. É também na capital institucional que se encontra o Instituto de Estudos Superiores do país. Como atrações na cidade, têm o palácio do rei Toffa e o Museu de Etnografia de Porto Novo, além das belezas naturais.
Argélia
Argel, além da capital, é a maior cidade da Argélia, se localiza no extremo Norte do país e na costa do Mar Mediterrâneo, se constituindo também como um dos maiores portos da África e o maior centro industrial e comercial da Argélia. Esta cidade se caracteriza por ser dividida em duas partes: uma moderna junto à costa e com terreno plano, e outra antiga, conhecida como a cidade Dois Deys, subindo uma encosta e coroada pela kasbah ou cidadela. A cidade de Argel chama a atenção pelos inúmeros pontos interessantes, como praças, edifícios do governo, mesquitas, a catedral de Notre Dame d’Áfrique, museus e bibliotecas. Esses são alguns dos pontos que podem oferecer muito ao turista que chega na cidade. A cidade possui ainda uma universidade, onde funcionam as faculdades de Medicina, Direito, Letras e Ciências. O movimentado porto de Argel, com dois ancoradouros artificiais, encontra-se perfeitamente protegido contra os ventos da região.
Angola
Luanda, que se localiza na costa do Oceano Atlântico, além de maior cidade de Angola, é também a capital do país, tendo ainda o principal porto e centro econômico do país. Em 2010, no Campeonato Africano das Nações, foi Luanda a principal cidade no acolhimento dos jogos. Esta cidade pode oferecer inúmeros atrativos aos turistas e entre estes podemos destacar várias igrejas, todas com uma história particular. Dentre elas, citamos a Igreja de Jesus, a Igreja Nossa Senhora do Carmo com o teto todo pintado à mão, uma verdadeira obra de arte, a Igreja de Nazaré e a de Nossa Senhora do Cabo. Além disso, temos os edifícios Civis e Militares e os Museus, que contam muito da história do país. A paisagem na principal avenida, a Marginal, verdadeiro cartão postal, chama a atenção pelo grande contraste entre a beleza natural e os modernos edifícios em seu entorno. Ilha do Cabo, com belíssimas praias, conta também com atendimento de primeira em bares e restaurantes. Para quem não gosta de calmaria, podemos garantir que a vida noturna em Luanda é bastante agitada.
África do Sul
A África do Sul tem na Cidade do Cabo uma das mais atraentes e aconchegantes cidades do país, sendo também sua capital legislativa. Com paisagens de irreal fascínio, a Cidade do Cabo é vista como a cidade mãe daquele país. Os holandeses a fundaram em 1652 para ser um aeroporto comercial, fazendo a rota do Oriente. Com um número de habitantes que gira em torno de 1,3 milhões, população esta formada por nativos, não só africanos como descendentes de holandeses, franceses, alemães, indonésios e britânicos, a Cidade do Cabo é ainda importante porto e centro industrial da África. Situada aos pés da Table Mountain ou Montanha da Mesa e margeada pelos oceanos Índico e Atlântico, esta cidade, que dita a moda na África, é uma das dez cidades mais badaladas do mundo, com turistas vindos de todas as partes em busca de aventura e do que há de mais exótico em termos de flora e fauna.
Suazilândia
Viagem de férias pode ser um roteiro bem mais que apenas bares e restaurantes bons. Não que curtir uma noite seja ruim, mas quem sabe uma viagem mais cultural para apreender sobre novas culturas? Uma dica seria ir para a cidade de Lobamba, que fica no país africano chamado de Suazilândia, bem desconhecido dos brasileiros porque poucos relevam este local como um roteiro de férias. Se é para Lobamba que você quer ir nas suas férias, saiba que vai conhecer um local maravilhoso e dois eventos merecem um grande apreço por serem bem diferentes e únicos. O primeiro é uma festa tribal centenária conhecida como Reed Dance, evento que acontece todos os anos entre os meses de agosto e setembro em honra da Rainha-Mãe, a deusa local a qual todos veneram. O outro evento que você não pode perder se tiver em Lobamba é a Incwala Kingship, realizada todos os anos entre dezembro e janeiro em honra ao Rei. Há sempre dança, comida, bebida e muitos festejos bacanas.
Senegal
Se você curte emoções automobilísticas e adora corrida de carros, o local perfeito para passar suas férias é Dakar, e pelo nome já dá para imaginar o porquê. Dakar, capital do Senegal, é a sede de nada menos que uma das maiores competições automobilísticas do mundo, o Rali Dakar. Trata-se de um evento anual no qual competidores de todo o mundo vão todos os anos para encontrar as aventuras de dirigir em uma trilha complexa e que cause emoção pelo grau de dificuldade. Dakar é um dos roteiros mais esperados por competidores e também por quem curte assistir a essa competição. Entretanto, Senegal não tem apenas Dacar para se visitar, pois é um país lindo e com diversas aventuras para curtir. Quer fazer ecoturismo? Tem por lá! E que tal fazer uma viagem por restaurantes e bares e curtir uma boa culinária africana? Vai ter por lá também. Além claro, de ver a maior competição do mundo de carros da primeira fileira e curtir a cobertura da corrida de pertinho com direito a fotos, se quiser também.
Serra Leoa
Serra Leoa é um dos países da África que pouco ouvimos falar, se o tema não for relacionado a conflitos. Felizmente apenas relembramos os anos de terror, pois hoje em dia já há uma independência na região, e o local está totalmente pacificado para turistas, além de ser uma linda localidade para se conhecer. Em sua viagem, caso esteja considerando a possibilidade, comece conhecendo Freetown, a maior cidade de Serra Leoa, onde você vai encontrar muita coisa semelhante ao Brasil e talvez se sinta em casa. O nome Serra Leoa diz um pouco do idioma por lá, o português. Isso porque o país foi colônia portuguesa também, e eles conhecem muito da nossa cultura como o samba e o futebol de campo, além de adorarem nossos artistas, já que alguns acabam indo fazer shows por lá em turnês especiais. Esses africanos têm muito carinho pelos brasileiros, que por lá são tidos como amigos, bastando para isso informar o país de origem que consta nos passaportes.
Nigéria
Infelizmente a imagem que o mundo possui da Nigéria não é nada boa pelos seus longos anos de guerra civil, problemas internos e muita fome e miséria, mas hoje em dia a situação é bem melhor. Os costumes das Nigéria, cuja capital é Abuja, continuam, em sua maioria, bem mais escondidos por conta de algumas polêmicas que rolaram o mundo. A história da super modelo que sofreu uma circuncisão em sua infância é nigeriana, bem como dos povos até hoje ainda nômades, ou seja, que mudam de endereço sempre a cada nova temporada de calor em uma região em busca de alimentos e clima mais ameno. Segundo fotógrafos, as mulheres da Nigéria são as mais lindas da África. Seu rosto fino e cabelos com dreds coloridos são bem bacanas e envolventes, por isso são queridas em fotografias do mundo todo. Elas se vestem de forma bem colorida e por isso são tão belas em fotos.