Caminho dos Engenhos é o nome de um dos muitos roteiros turísticos regionais do Brasil, que leva os visitantes a conhecer aspectos importantes da riquíssima e diversificada cultura brasileira.
O Caminho dos engenhos visita as principais cidades do Brejo Paraibano e que foram responsáveis pela civilização do açúcar, formado por 8 municípios, sendo o mais importante deles o município de Areia, além de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Borborema, Bananeiras, Pilões, Matinhas, e Serraria, onde os turistas irão conhecer engenhos de rapadura e de cachaça, igrejas seculares, um patrimonio histórico e cultural muito importante além de muitas belezas naturais.
Neste artigo nós vamos falar brevemente dos principais atrativos do “Caminho dos Engenhos” que leva o visitante por caminhos repletos de belas paisagens e descobertas deliciosas.
Areia
Cidade de Areia é uma importante cidade histórica, sendo considerada pela UNESCO como Patrimônio Histórico Brasileiro.
É a principal cidade do “Caminho dos Engenhos”, ou a cidade com maior diversidade de atrativos, pois em cidade de Areia os turistas poderão visitar o Museu de Pedro Américo, onde poderá ver a célebre tela “O Grito do Ipiranga” encomendada por D. Pedro II, poderá visitar o Museu da Rapadura onde antes era o antigo Engenho da Várzea, onde se conhece o processo de fabricação de rapadura e de cachaça, o Theatro Minerva, o Museu do Brejo, Casarão de José Rufino, onde existe preservada a senzala dos escravos, a Igreja-Matriz que teve sua construção iniciada em 1800,o Bar do Chifre, engenho Triunfo e engenho Mineiro, propriedades seculares que ainda hoje estão em atividade. Areia é um município belíssimo onde o turista poderá conhecer parte importante da história brasileira e do ciclo do açúcar.
Alagoa Grande
Alagoa Grande é outro importante município do “Caminho dos Engenhos” , com prédios históricos que guardam parte importante das memória do ciclo do açúcar, com seus grandes latifúndios, escravos e muita riqueza e ostentação.
São exemplos dessa história o Teatro Santa Ignês inaugurado no ano de 190, a Casa de Margarida Alves, hoje um Museu com o acervo da sindicalista assassinada, Igreja Matriz construída em 1868, Centro Histórico que possui um Casario da época colonial muito bem conservado que foi tombado pelo Patrimônio Histórico, além do Engenho Lagoa Verde que produz a famosa cachaça da Volúpia.
Bananeiras e outros Municípios
Em Bananeiras e nos outros municípios do “Caminho dos Engenhos” os turistas poderão conhecer muitos pontos históricos e turísticos importantes com belezas inigualáveis como a Capela Cruzeiro de Roma, construída em 1899; a Igreja Nossa Sra. do Livramento, construída em 1861, Carmelo Sagrado Coração de Jesus e Madre Tereza, um grandioso prédio secular, a Estação Ferroviária e o Túnel Ferroviário,
construídos na década de 20, a Igreja matriz de Borborema, a Igreja matriz, o Portal da Glória, o engenho Martiniano e o Engenho Baixa Verde em Serraria, também vai conhecer a Cachoeira do Ouricuri em Pilões, o santuário de Santa Fé em Arara, além de muitos outros passeios maravilhosos que vai levar o visitante a emoções inesquecíveis nos “Caminhos dos Engenhos”.
nossa adorei como você organizaram,o site de Areia parabéns,pela atitude com é bom saber que existem pessoas organizada com vocês.Uma Exelente trabalhoboa noite.