Barroso é uma cidade brasileira situada em Minas Gerais que possui aproximadamente 20 mil habitantes. Trata-se de um município jovem ainda, com apenas 56 anos de existência, foi fundado em 12 de dezembro de 1953.
História
A história deste município nos remete ao século XVIII e relaciona-se diretamente a viajantes e desbravadores de sua região, que na ocasião percorriam aquela área a procura de ouro. No local onde esta hoje situada a cidade, Joaquim Barroso, alferes, ofertava pouso a viajantes que por ali passavam dirigindo-se as áreas de mineração, em busca de ouro.
Este hábito de oferecer pouso fez com que as pessoas dissessem que iam “no Barroso”, sendo assim seu nome acabou por denominar a cidade desde seus primeiros dias até hoje.
O Vilarejo
Em meados de 1792 era erguida a primeira capela de Sant’Ana de Barroso. Décadas mais tarde o povoado crescia tanto que logo passou a ser distrito de Barroso, pertencente a outros municípios, Barbacena, Prados e Tiradentes sucessivamente. Em 1938 Dores do Campo transformou-se em município e Barroso então passou a fazer parte dele.
A emancipação ocorreu em dezembro de 53 por meio de forças políticas, e em janeiro de 54 instalou-se o município com diretio a obelisco em praça pública, um marco histórico da cidade. Um expressivo crescimento ocorreu na cidade entre as décadas de 50, 60 e 70, alavancado pela indústria de cimento que atraiu pessoas de diversos lugares em busca de novas oportunidades de trabalho. A partir de então a cidade passou a ter um perfil predominantemente industrial.
Turismo
A cidade conta com muitos atrativos naturais e antrópicos. A natureza oferece lindas paisagens com matas, cachoeiras, canions, lagos e rios, trilhas de inestimável beleza. A cachoeira de Laginha é de uma beleza incrível, tanto nas quedas de água quanto no caminho que leva até elas.
Outra cachoeira muito conhecida é a do Padeiro, esta é a queda mais alta da cidade, com águas limpas e frias fica em meio a mata do morro da telha. Parte do caminho é feito pela linha ou estrada de ferro antiga, pelas margens do Rio das Mortes, um passeio que se revela exuberante e oferece pontos de pesca em seu trajeto. Também é possível banhar-se nas águas do rio em vários locais.
Economia
A base da economia em Barroso é o beneficiamento de minério, sobressaido-se uma potente fábrica de cimento com produção suficiente para o abastecimento da região e também de outros estados. A produção de cachaça artesanal também é um potencial da cidade de Barroso que possui atualmente duas cachaçarias, a Barrosinha e a Mc da Boa Vista. Ambas participam ativamente de feiras e de cursos em busca de constante qualificação sendo exportadoras de produtos.