Vale dos Dinossauros

Sempre ouvimos dizer que o Brasil é um país rico em diversidades culturais e naturais, e podemos comprovar isso no serão da Paraíba, na cidade de Souza, onde se encontram pegadas fossilizadas de dinossauros de diferentes espécies, deixadas lá a milhões de anos.

Perdidos

Jurrassic Park Brasileiro

Pois é no sertão paraibano, no chamado vale dos Dinossauros que está localizado o Parque dos Dinossauros. De propriedade do Município, o Parque tem uma area de cerca de 40 hectares, onde se encontra a Trilha das pedras, no leito do Rio dos Peixes. Nesta trilha podem ser vistas uma fila com 60 pegadas de alguns dos maiores animais que o homem tem conhecimento, em períodos pré históricos anteriores ao surgimento do homem e da caatinga do nordeste brasileiro. São trilhas com pegadas dos dinossauros identificados pelo homem como iguanodontes um dinossauro com cerca de 3 toneladas e semibípede, do terrível tiranossauro rex, além de vestígios do carnossauros, classificado como um pterodáctilo. No Parque dos Dinossauros os visitantes ainda encontram um museu com mapas, maquetes que explicam a formação do solo e réplicas das pegadas que podem ser vistas ao vivo no leito do rio.

Vale dos Dinossauros

A Descoberta do Vale dos Dinossauros

O Vale dos Dinossauros é uma área bem maior, de cerca de 700 km², onde existem cerca de 30 pequenos sítios arqueológicos com pegadas e vestígios de dinossauros de muitas espécies diferentes. Os cientistas calculam que as pegadas e os vestígios encontrados registrem a presença de 80 espécies diferentes, com pegadas que variam de 5 cm até 40 cm, sendo que a maioria das trilhas são de dinossauros carnívoros. As pegadas foram encontradas originalmente em 1897 por Anísio Fausto da Silva, um morador local, e muitas histórias surgiram a respeito delas. Em 1924 Luciano Morais, um geólogo mineiro ouviu as histórias fantásticas a respeito das pegadas e resolveu conferir. Logo percebeu que não se tratavam de pegadas de nenhum animal conhecido, e fez várias fotografias que enviou para um laboratório especializado em pesquisas paleontológicas na Inglaterra. A resposta foi surpreendente, eram rastros de dinossauros que viveram no período Cretáceo, e estavam em perfeito estado de conservação. A partir daí muitos cientistas americanos visitaram o local fazendo pesquisas e estudos, chegando a recortar e levar embora duas pegadas. Atualmente o vale dos Dinossauros no sertão da Paraíba é visitado por muitos estudiosos e do mundo inteiro e tornou-se um importante centro de estudos arqueológicos e paleontológicos, e recentemente também tem despertado a atenção de turistas nacionais e internacionais.

Vale Encantado

A Cidade de Silva

A cidade de Silva é uma fundação antiga,tem cerca de 70 mil habitantes que preservam os costumes e as tradições sertanejas e religiosas. Apesar de possuir o Parque dos Dinossauros e receber a visita de muitos cientistas e estudiosos, principalmente do exterior ainda não possui uma infra-estrutura preparada para o turismo, no entanto esse quadro já começa a se modificar. Recentemente passou a ser considerada como roteiro turístico oficial e receber também turistas nacionais, especialmente jovens interessados nas fantásticas histórias dos dinossauros divulgadas através da mídia internacional.

O Parque dos Dinossauros é um lugar que vale a pena conhecer, e que ainda tem muitas riquezas para serem descobertas pelo homem!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *