Todo mundo que visita a Bahia quer também conhecer o Pelourinho, que figura entre um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil. Com um dinamismo próprio, fruto da miscigenação cultural característica da Bahia que está impregnada no lugar e que pode ser vista e sentida em todos os cantos, nas casas, no artesanato, na comida, no jeito de falar e de dançar das pessoa. O Pelourinho é um lugar único e inesquecível.
O Que é o Pelourinho e Qual a Sua Origem
O Pelourinho é um bairro da cidade de Salvador, capital da Bahia. Tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, é o Centro Histórico de Salvador, de onde se originou a cidade. A história do Pelourinho, hoje um bairro alegre e cheio de vida, é inicialmente triste, pois o Pelourinho era a o local onde durante muito tempo os escravos foram chicoteados pelos Senhores dos Engenhos, em público, para servirem de exemplo para os outros, como demonstração de força e poder. Em 1835 a escravidão no Brasil chegou ao fim, e o local passou a atrair artistas que com o tempo transformaram o lugar num centro cultural riquíssimo, cheio de história e manifestações artísticas que são revelados através dos detalhes da arquitetura, no chão de pedras, nas igrejas e também nas casinhas coloridas.
Manifestações Artísticas e Culturais
Quando falamos da Bahia não podemos esquecer que foi por lá que o Brasil teve inicio, foi descoberto, nos idos de 1500, e todos esses séculos de história estão escritos nas ruas, nas praias e nas construções das antigas cidades. O pelourinho, ou “Pelô” como é carinhosamente chamado pelos moradores, traduz toda essa essência, da miscigenação que deu origem a cultura brasileira, com as raízes africanas, indígenas e européias. Ao caminhar pelo Pelourinho os turistas encontram atrações que referem toda essa pluralidade, rodas de capoeira, shows de reggae, apresentações do Olodum, famoso grupo afro, baianas andando pelas ruas. Junto a tudo isso, teatros, cinemas, igrejas, lojas, restaurantes, museus, um imenso shopping cultural a céu aberto.
Turistas no Pelourinho
Para chegar ao pelourinho os turistas passam por outros importantes pontos históricos e turísticos de Salvador como através da cidade baixa subindo pelo elevador Lacerda ou ainda pela Praça da Sé, onde se pode ter uma lindíssima vista da Bahia de todos os Santos. O pelourinho que já foi um ponto de prostituição, com venda de drogas e muita violência, foi aos poucos sendo reintegrado a sociedade, com o apoio do poder público e incentivo dos órgãos de turismo nacional e internacional, passando a receber milhares de turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Recentemente passou por um processo de restauração e revitalização, inclusive com a instalação de um moderno sistema de iluminação que permite que o lugar seja visitado a qualquer hora com segurança e que devolveu para todos os visitantes as belezas daquele espaço histórico e cultural que guarda parte da história e das raízes de nosso país.