Serra Negra fica localizada no estado de São Paulo e podemos dizer que é um lugar bem antigo, afinal de contas foi fundada em 23 de setembro de 1828. Aliás, um dia importante duplamente, o da concessão de Capela Curada, que fica no terreno de Lourenço Franco de Oliveira, que hoje é onde está o bairro de Três Barras.
Por volta de 1700, no século XVIII eram muitos os colonizadores que deseja conseguir um pedaço de terra no local, uma vez que era um caminho que faz a ligação entre o litoral à região das minas de Góias, de onde se extraía diamantes e ouro.
Facilmente os colonizadores conseguiam o seu pedaço de terra, colocavam as bandeiras léguas e continuam em busca de outros espaços. A maior parte das terras escolhidas ficam à margem da estrada. Porém, o acesso até esses terrenos não era fácil, pelo contrário, era necessário vencer as montanhas negras, chamadas assim por causa da cor da vegetação que as cobria. Não foi nada fácil o povoamento no lugar justamente devido a toda essa dificuldade de acesso. Por isso, os primeiros moradores só começaram a aparecer depois do século XIX.
Um Pouco Mais de História da Serra Negra
O fundador da cidade é Lourenço Franco de Oliveira e também é a figura mais importante da história de Serra Negra. Ele nasceu em 1775, na cidade de Bragança Paulista. Casado com dona Manoela Bueno, era um homem de espírito aventureiro, que saiu pelo sertão em uma caravana de escravos com a sua família até chegar na cidade de Mogi-Mirim. Naquela época, não era exatamente uma cidade, mas uma sede da capitania de São Paulo, terras ainda desconhecidas.
Lourenço Franco explorou várias áreas e resolveu ficar onde hoje é o bairro das Três Barras. Lá criou a sua fazenda, criando gados e cultivando cereais. Depois chamou outros moradores para fundarem uam capela, que foi erguida para Nossa Senhora do Rosário do Rio do Peixe. A escolha foi porque uma imagem da santa foi encontrada perto de uma árvore. Dizia a lenda que a santa queria permanecer próxima a árvore e por isso, a capela foi feita no local.
No ano de 1828, Lourenço Franco desejava que um padre fosse conduzir a capela e fez um pedido ao Bispo Diocesano de Mogi-Mirim. Por isso, a fundação da cidade ficou sendo 23 de setembro, pois a partir da data que o novo religioso chegava à cidade, a capela passou a ser chamada de Capela Curada a Serra Negra.
Lourenço Franco foi enterrado dentro da capela depois da sua morte que seu deu no dia 13 de março de 1883. Passaram-se quase dez anos que ele morreu e foi criada uma lei que de Serra Negra a Freguesia se tornavam povoados. Um momento em que a população local prosperava muito e queriam conseguir o status de Vila para o local e em seguida, criar um município. O desejo do povo que vivia lá foi realizado em 24 de março de 1859, como vila e como cidade aconteceu no dia 21 de abril de 1885.
Serra Negra nos Dias Atuais
Atualmente, Serra Negra se destaca com um dos municípios do estado de São Paulo que considerados estâncias hidrominerais. Significa que para ter esse estado, a cidade cumpre com pré-requisitos que foram determinados pela Lei Estadual. Tendo em vista, que Serra Negra está nesta lista, na prática, significa que a cidade recebe do governo do estado de São Paulo uma verba maior para promover o turismo naquela região.
Além disso, Serra Negra pode agregar o título de estância hidromineral ao nome, graças ao cumprimento de exigências e a autorização concedida pelo Estado.
Sobre a “Vida” Católica em Serra Negra
A capela que foi levantada na cidade e o pedido do seu fundador para que um representante da igreja católica fosse até lá conduzí-la fez com que existisse esse laço forte entre a religião e o município. Nos dias atuais, ele faz parte da Diocese de Amparo e além da capela de Nossa Senhora do Rosário, tem também, a de São Francisco de Assis.
Características: Geografia, Rodovias e Hidrografia
Serra Negra está na latitute 22 36 44 ao sul e ao oeste a longitude é de 46 42 02, sendo que a altitute é de 925 metros.A população total, dados de 2008, era cerca de 25.741 habitantes. A área total do município é de 203,010 quilômetros quadrados. A hidrografia se resume ao ribeirão de Serra Negra e as rodovias que passam pela cidade são a SP-105 e SP-360.
A base da economia da cidade é o turismo, principalmente, no que diz respeito a rede hoteleira, que é bem grande. A segunda atividade econômica que gera mais renda para o município é a agricultura, seguida da extração de água mineral. No caso da água, Serra Negra é atualmente, a cidade com o maior número de produtores do Brasil. São 11 empresas no município que trabalham com esse negócio.
Além do turismo que atrai pelo contato com as belezas naturais, Serra Negra tem um festival tradicional que lota a cidade desde de 2006. O Festival Ars Viva de Música em Serra Negra. Os visitantes podem conferir a apresentação de cantores de música erudita, que se espalham pela cidade, os pontos são: na Praça Prefeito João Zelante, no Auditório Mário Covas Júnior, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e na Igreja São Benedito.
Hotel Fazenda Vale do Sol Serra Negra
É um dos hotéis mais procurados da cidade. O lugar atrai os turistas pela quantidade de atrações que oferece, são piscinas aquecidas, cidade das crianças, esculturas gigantes e muito mais.
Quem opta pela hospedagem no hotel fazenda Vale do Sol pode escolher entre ficar em uma das acomodações na montanha ou em um dos chalés. Ambos, lugares perfeitos para quem precisa descansar e respirar ar puro. A estrutura ainda conta com um excelente restaurante, que atende os mais variados paladares.
O preços variam de acordo com a época do ano, feriados possuem pacotes e valores diferenciados e também do tipo de acomodação. Um casal em um apartamento, por exemplo, paga R$390, uma pessoa sozinha, R$195. O preço para crianças também é diferenciado.
A primeira vista você tem a impressão de que te jogaram em um protetor de tela de computador ultramodernista, mas não, você apenas está em um paraíso paisagístico em Minas Gerais chamado Vale do Sol, na região montanhosa de Serra Negra. Ali o turista encontra uma excelente infraestrutura, um excelente clima, ótimas pessoas, e um grande território para desbravar com amigos, família, ou em casal.No Vale do Sol o hospede conta com pouco mais de dez piscinas, sendo que quatro delas são totalmente aquecidas e cobertas.
Para quem deseja eventos mais agitados há a opção de praticar mini-arvorismo, muito popular entre os turistas, a tirolesa, outra atração que domina a lista de espera, e o paredão para fazer escalada. Além de quatro saunas altamente confortáveis. Se o turista se cansou de conhecer as belezas locais, com certeza ira se apaixonar pelas quadras de tênis e a quadra de vôlei.