Vamos enumerar para você praias de Minas Gerais, que valem a pena fazer uma visita. Em Capitólio, que fica a 600 quilômetros do litoral, tem um mar. Sim, pode acreditar, a represa de Furnas fica na região e está lá há quase 50 anos. Naquele lugar se formaram grandes lagos de água bem verdinha, assim se formou uma bela praia.
As atrações não param por aí, tem cânions que chegam até 20 metros de altura, lindas cachoeiras, grutas e até mesmo a Lagoa Azul. No final essa mistura forma o Capitólio, que é um verdadeiro cartão-postal. Para conhecer esse lugar, as maravilhas da beleza natural, você deve pegar uma chalana ou lancha e conhecerá o mistério dos cantinhos de Minas.
As atrações não param, você ainda pode fazer a Trilha do Sol, se a sua praia é aveentura. Lá dá para praticar esportes de aventura, como trekking, rapel e escalada. Tudo com aquele contato bacana com a natureza e muito ar puro.
Outra atração de esporte aventura é a subida no mirante do Morro do Chapéu, que tem 1293 metros de altitude. Dá para ter uma visão linda do município e de outros que estão próximo.
Depois de sobe e desce, atividades radicasis e caminhas, não deixe de passar em um dos restaurantes da região, que claro, oferecem deliciosos pratos. A especialidade local é de peixe, tilápias e traíras são os mais comuns. Porém, não falta o frango caipira, que está sempre no cardápio dos restaurantes da cidade.
Atrações: Confira
1- Faça um passeio na represa de furnas, uma obra que terminou em 1963, autorizada no governo Juscelino Kubitschek. Esse reservatório é o principal de energia elétrica da bacia do Rio Grande. Depois que foi construída, fez com que o Capitólio ficasse sob a água. Desde então, passou a ser considerada a praia de Minas Gerais, onde entre as atrações, as pessoas aproveitam para mergulhar e apreciar a variedade de peixes. Porém, o ideal é fazer o mergulho na época que não está chovendo muito.
2- O lago de Furnas, que também foi criado pela barragem de Furnas, se tornou o maior em extensão do estado de Minas Gerais, é chamado de “o mar de Minas” e banha municípios de outros estados. O reservatório possui uma área de 1.449 quilômetros quadrados.
3- Outro lago também formado pelo reservatório de Furnas é o Cânions com formações rochosas que chegam até 20 metros de altura. A beleza fica por conta das curvas que se formam até chegar a lindas cachoeiras. Só é possível chegar até elas usando um barco ou então, passando pelo restaurante Turvo.
4- Mais um lago de Minas Gerais que merece uma visita é o balneário Escarpas do Lago, que fica somente a 7 quilômetros do centro da cidade. Parece que se trata de um condomínio fechado. O lugar fica no bairro na cidade de Capitólio.
5- Outra praia de Minas Gerais, também artificial, claro, é a praia do Capitólio ou também chamada de praia artificial municipal Domingos Gonçalves Machado. Dentro do perímetro urbano ela tem 25.000 metros quadrados. A praia artificial oferece total infraestrutura, como quadras de esporte, calçadão, banheiros públicos.
O maior carnaval da cidade é comemorado bem na praia artificial, o Carnapitólio.
Dicas de Turismo
– Igreja Matriz que fica na Praça Padre João Machado, que foi fundada, em 1947, que tem uma arquitetura simples e contemporânea. Onde é possível apreciar pinturas e quadros que retratam a vida de Jesus.
– Uma dica de pousada em Guapé, a Cachoeira do Lobo fica na estrada de terra do Capitólio. Um lugar bacana com uma área de camping para quem quer fazer turismo aventura. Veja o site e confira maiores detalhes: www.pousadacachoeiradolobo.com.br.
– Trilha do Sol também é um lugar imperdível, que ainda conta com um restaurante que oferece uma deliciosa comida mineira. No lugar ainda é possível se divertir nas piscinas de água corrente e cachoeiras. A Trilha do Sol fica na Rod. MG050 Km 305. Ainda dá para se divertir fazendo escaladas e rapel, um lugar com uma super infraestrutura para quem está afim de se divertir ou simplesmente quer relaxar.
– A cachoeira Lago Azul também é um lugar que merece uma visita. Lembrando que a área está entre os lugares com preservação ambiental e a visita custa R$10 por pessoa. Ela fica na Rod. MG-050, bem fácil de chegar. Suas águas limpas fazem perfeitas piscinas naturais, com direito a hidromassagem natural, ótima oportunidade para relaxar. Além disso, o turista tem total infraestrutura, com estacionamento e tudo o que os visitantes precisam, incluindo ótimos restaurantes.
– No Morro do Chapéu é um dos pontos mais altos da cidade de Capitólio. Bem fácil de chegar, saindo do centro da cidade indo para a Dique, passando pela Cerâmica União, virando a esquerda e depois passar pela estrada de terra chegando até o Morro do Chapéu. O lugar está no mirante a 1.293 metros de altitude. De lá o turista pode ver o Lago de Furnas e cidades próximas que são: Nova Barra, Guapé, Capitólio e Nova Barra. Mais cachoeiras, muitas aves para serem apreciadas, uma fauna rica e muito mais. Um lugar perfeito.
Um Pouco de História: Minas Gerais
Os portugueses foram os primeiros a chegarem em Minas Gerais, e de cara, ficaram encantados com as matas virgens que viram. Isso aconteceu no século XIX. Pouco tempo depois foram surgindo as fazendas e logo elas se tornaram produtivas.
Já os primeiros a morarem no estado de Minas foram três irmãos, os irmãos Franciscos: João Francisco, Antônio Francisco e Manoel Francisco. Eles são considerados os fundadores de Arraial dos Franciscos. O que era um povoado se transformou em Vila e no ano de 1948 passou a ser chamado de município.
No ano de 1962, Minas Gerais conheceu a sua primeira praia, com a chegada da hidrelétrica de Furnas, ano que foi construída. Aliás, foi por causa da região que acabou inundada por causa da hidrelétrica, e na época, ainda causou um grande prejuízo para economia do lugar.
O que foi prejuízo na construção passou a ser uma grande fonte de economia positiva, graças ao lago.