Pequeno e simpático país do sudeste da América do Sul, a República Oriental do Uruguai é um país com cerca de 3,3 milhões de pessoas, onde mais da metade desta população, de maioria com descendência de europeus, vive na área metropolitana, nas redondezas de sua capital Montevidéu.
Segundo menor país da América do Sul, o Uruguai têm em seus domínios territoriais, fronteira terrestre apenas com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, o restante de seu território é circundado por águas, ao Oeste com o Rio Uruguai, que faz fronteira com a Argentina, e ao Leste com o Oceano Atlântico.
História
Temos algo em comum com os uruguaios, visto que a Colônia del Sacramento, mais antigo foco de povoação européia no país foi fundado pelos portugueses, assim como os primeiros vestígios de população brasileira, em 1680. Mas como o país foi povoado por portugueses primeiramente e tem todos os traços de colônia espanhola?
Isso se deve o Tratado de Santo Ildefonso, que em 1777 passa para a Espanha a posse do território das mãos de Portugal, fato este que durou pouquíssimo tempo, até 1810, onde através de uma guerra entre espanhóis, argentinos e brasileiros, o Uruguai consegue a sua independência da Coroa Espanhola, instituindo, como no Brasil uma democracia baseada em constituição, onde o Presidente eleito pelo povo tem o papel de desempenhar as funções de chefe de estado e de governo.
Economia
A economia do país baseia principalmente na agricultura, que segundo dados oficiais, é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o restante vem de atividades mistas e outra boa parte do funcionalismo nas estatais.
Desenvolvimento e Estabilidade
Segundo levantamentos de dados realizados pelos mais competentes institutos e organizações não governamentais, o Uruguai é o pais menos corrupto da América Latina, conforme podemos notar realmente através dos telejornais e pela internet, a falta de escândalos financeiros, juntamente com a República do Chile.
Outro ponto favorável ao pequenino país é o de ser uma das nações mais desenvolvidos de toda a América Latina, com grande distribuição de renda aos seus cidadãos, uma grande taxa de renda per capita, taxas ínfimas de desemprego e a menor taxa de alfabetização da América do Sul, traduzindo estes números para uma geração de pessoas de cultura bastante difundida e de cultura desenvolvida, sendo o primeiro país nas Américas a legalizar a união civil de pessoas do mesmo sexo.
Religião
Dado o desenvolvimento citado logo acima, a Constituição Uruguaia prevê a liberdade total de cultos e religiões, onde a grande maioria das pessoa, cerca de 55% da população é Católica Romana, outros 33% até surpreendentemente não possuem religião ou não praticam e os outros 12% se dividem em judeus, protestantes e outras religiões.