Apesar de estar sendo esperado com ansiedade e expectativa principalmente por parte da juventude, o evento Viradão Carioca teve de ser adiado para uma semana após a data prevista em decorrência da enxurrada de chuvas que assolou o estado do Rio de Janeiro provocando grandes tragédias com os deslizamentos de terra que atingiram as populações mais pobres que constroem suas casas nas encostas dos morros
Mas como a vida não pode parar finalmente o grande evento aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de abril e como era esperado o sucesso foi total.
O Viradão cujo objetivo é levar para as ruas no Rio de Janeiro o maior número possível de shows artísticos e de preferência bastante diversificados, hoje já faz parte do calendário da prefeitura. No ano de 2009 o show de abertura em Bangu foi com música clássica e com esse espírito de criar sempre algo novo foi que o evento conseguiu a simpatia do povo e varias entidades que apóiam o Viradão Carioca.
Primeiro dia do Viradão
Sexta-feira de muita diversão e cultura que marcou pela diversidade dos espetáculos e na Praça XV os cariocas não queria o fim da festa. No Leme a Orquestra Voadora fez sucesso descendo do palco e interagindo com o público sendo acompanhada por todos em sua coreografia.
Um sábado empolgante
O grupo Água de Moringa, Luis Melodia entre muitos outros que se apresentaram no Leme neste sábado de muita emoção, fizeram com que os cariocas se orgulhassem mais de sua origem ao receberem durante este que já é um super evento, gente de todos os cantos do país para compartilharem juntos deste grande espetáculo cultural e artístico.
Maior contato com a arte
Muita diversão com um contato maior e mais direto com a arte foi o que os cariocas tiveram durante os dias em que aconteceu o Viradão.
Grandes movimentos artísticos deixaram a marca no ultimo dia do evento. Na Lona de Jacarepaguá o ritmo da dança se fez presente enquanto as areias brancas de Copacabana foram invadidas pela literatura. No palco da Praça XV brilhou com apresentações de Milton Nascimento, Diogo Nogueira, Geraldo Azevedo, Sérgio Loroza fazendo com que os cariocas pudessem escolher o ritmo da dança.
Na verdade este é um evento que já assumiu a cara do Rio de Janeiro e um público muito animado se fez presente e com todo o entusiasmo aplaudiram muito os artistas que se apresentaram. No Rio das Pedras, Buchecha deu o tom da noite empolgando muito o publico que se animou mais ainda quando chegou à vez do Grupo Molejo com sua coreografia de grande desempenho.
A noite seguiu com forró do Falamansa e foi encerrada com Lulu Santos que fez o publico ir ao delírio.