A Itália já é um país por si só bastante interessante de visitar, pelas suas belezas e tradições. No entanto existe, uma região, que atrai admiradores por todo o mundo, ao longo dos anos,chamada Toscana, ou Val d’Orcia, delimitado ao norte, pelas Montanhas de Siena , ao sul pelo Monte Amiata, sendo o vale conhecido principalmente pelos ciprestes, que existem às margens de suas estradas. É interessante saber que o Val d”Orcia é considerado um patrimonio da Unesco, pela beleza e tradição do lugar. No inverno, vários animais podem ser vistos caminhando pela paisagem, entre eles,faisões, lebres e porcos. Um local muito interessante para se conhecer e também para se hospedar é La Bandita,que é um hotel boutique de oito quartos, com todas as camas com dossel e uma linda piscina de borda infinita, sendo um dos poucos hoteis modernos que existem em Toscana. O Inverno no local é úmido,mas raramente neva, ficando mais colorido nessa época do ano. Essa vila, fica no topo da montanha, e é composta de grandes casas de pedra na cor areia e antigos paralelepípedos. É aconselhável visitar as principais vinícolas fora do período de Junho a setembro, época onde o lugar fica cheio de turistas. Fora dessa temporada, o local se torna mais tranquilo para se visitar. A Gastronomia na região no inverno é composta principalmente de vinhos tintos, grandes porções de cogumelos porcini, castanhas, trufas e massas com molho de carne, para os apreciadores de um bom vinho é o lugar ideal para se visitar. Um outro local que vale a pena ressaltar é a fazenda Il Casale, onde tudo que é produzido é orgânico, os animais pastam com total liberdade e quase não produzem lixo, pois se alimentam de soro utilizado na produção caseira de queijos. Os bichos são tratados pr veterinário homeopata, para preservar a ideologia de natureza, que uma fazenda desse tipo nos remete. Outro ponto turístico interessante para se conhecer é o Bagno Vignoni, que é uma vila medieval construída num área de águas termais, que existem desde a época do Império Romano. Com uma grande piscina no centro da cidade espalhando vapor, que são utilizados pelos days spas do local.
Roteiro de Visita
Para se chegar ao local o turista deve pegar um vôo que sai da cidade de São Paulo a Florença, com conexão em Roma. Os hotéis mais confortáveis para hospedagem são:Piccolo Hotel La Valle, com quartos duplos a partir de 95 Euros no inverno, La Foce, com suites a partir de 120 Euros e La Bandita, com apartamentos duplos a partir de 250 Euros, sendo que no inverno ele só recebe grupos como o mínimo de seis pessoas. Para quem quiser manter-se saudável e cuidar da estética há o SPA Le Terme Wellness, e para os que adoram uma ótima comida e uma boa bebida existem os restaurantes:Il Leccio, Poggio di Sotto, Osteria Primo, entre outros.
Com tantas opções, Toscana fica praticamente irresistível no inverno. Para pessoas que desejam visitar um lugar belo e com requintes de um passado não muito longe, é uma ótima sugestão para turismo.
Salete Dias