Turismo em Pelotas

Pelotas é uma cidade localizada no Rio Grande do Sul, famosa por seus moradores terem um sotaque diferenciado e trocadilhos quanto ao seu modo de viver. É uma cidade tradicional, conhecida por seu forte turismo e por diversas atrações que vão fazer o visitante se sentir distante da chatice de algumas cidades brasileiras. Turismo em Pelotas é bem interessante.

Turismo em Pelotas

Turismo em Pelotas

História de Pelotas

A cidade de Pelotas, localizada na área sul do Estado do Rio Grande do Sul, é bem antiga. Ela começou a existir como cidade por volta de 1700, quando o terreno foi doado dos coronéis para se tornar uma região povoada.

Não é uma cidade das maiores do Brasil em território, mas é uma das mais populosas e conta com uma população de 327.778 habitantes. É altamente avançada e vive bastante de comércio, agronegócio, produção têxtil, curtimento de couro e panificação.

Diversidade Cultural

Pelotas é formada por uma grande diversidade ética entre seus habitantes. Há uma grande quantidade de descendentes diretos de portugueses vindos dos tempos do Brasil colonial com a corte, mas também temos alemães vindos depois da crise da segunda guerra, negros africanos que ficaram por aqui depois da escravidão, poloneses, italianos, árabes e judeus, dentre outros. Variedade cultural é o que não falta na cidade sulista.

Diversidade Cultural

Diversidade Cultural

Pontos turísticos de Pelotas

Teatro Sete de Abril

Localizado na Praça Coronel Pedro Osorio, o espaço é nada menos que um dos teatros mais antigos do Brasil e ainda em atividade. Tem mais de 100 anos de construção e ainda conserva muito de sua originalidade em suas diversas reformas. O espaço recebe apresentações mas pode ser visitado durante o dia também sem qualquer problema.

Charqueada Boa Vista

O espaço é um reduto do coronelismo antigo e uma antiga casa de senhor de engenho, hoje abrigando um museu histórico. Um guia irá acompanhar o turista para conhecer um pouco sobre como foi o escravismo na região e histórias emocionantes da luta pela sobrevivência do homem negro na região. Há diversos objetos de época por lá, tornando um espaço um museu vivo. Se não há interesse por história e aprendizado cultural, apenas a paisagem verde do local já vale a pena a visita.

Charqueada Boa Vista

Charqueada Boa Vista

Catedral de São Francisco de Paula

O espaço fica na Praca Jose Bonifacio, no centro da cidade e é um ponto que não pode deixar de ser visto em sua viagem. Foi fundada em 1853, tornando a igreja um ponto cultural e histórico também. Conserva seu altar original e é um dos locais mais visitados por sua beleza. Dourado é o que não falta em um altar todo feito de ouro que pode ser fotografado, com painéis pintados à mão.

Praia de Santo Antônio

Sim, Pelotas é uma cidade costeira com uma bela praia que deve ser bem apreciada no verão. O clima no inverno não é dos mais agradáveis, mas ainda assim oferece uma bela vista ao turista viajante que quer curtir um pouco da água salgada e tirar belas fotos.

Praia de Santo Antônio

Praia de Santo Antônio

Farmacêutico Moura Museum

Você poderia pensar: o que vou fazer com um farmacêutico? Aprender como os medicamentos eram feitos há dois séculos, quando a cidade de Pelotas ainda estavam começando. O museu é um espaço para mostrar como os medicamentos eram manipulados, com vidros antigos e toda aquela pompa que você vê em filmes de época. Você vai aprender sobre a história de algumas peças farmacêuticas por familiares diretos do dono do espaço.

Museu do Telefone

Muitas cidades possuem um local para contar a história da evolução do telefone, mas vale a pena ao estar na cidade apreciar uma visita ao local e aprender sobre como você chegou ao seu smarthphone. Você vai ver modelos antigos em que a discagem demorava mais tempo do que você passa para atualizar todas as suas redes sociais.

Museu do Telefone

Museu do Telefone

Catedral Anglicana do Redentor

Pelotas tem uma grande quantidade de espaços que contam por si só a história da cidade, como a Catedral Anglicana do Redentor. O espaço conta com altar original, uma linda cobertura vegetal e ainda vidros temperados com técnicas antigas. É uma catedral antiga, mas imponente e importante para a história da cidade.

Catedral Anglicana do Redentor

Catedral Anglicana do Redentor

Museu de Ciência Natural Carlos Ritter

O espaço mostra bichos perfeitamente conservados em formol para explicar sobre anatomia e a evolução das espécies. Há especialistas guiando e dando aulas todos os dias para mostrar como os animais foram empalhados e curiosidades sobre a anatomia das espécimes. O museu conta sempre com acervo novo e eventos educativos.

Espaço Cultura de Etnia Francesa

Conheça um pouco mais sobre a história dos franceses que foram viver em Pelotas depois da segunda guerra e antes disso, buscando no Brasil um melhor local e economicamente favorável. O museu fica no Distrito do Quilombo, perto do centro da cidade.

Espaço Cultura de Etnia Francesa

Espaço Cultura de Etnia Francesa

Mercado Público de Pelotas

Toda cidade tem que ter um local para comprar lembrancinhas para levar para casa e comer pratos típicos com bons preços.

Curiosidades Sobre Pelotas

Túneis de Pelotas 

Você sabia que há tuneis subterrâneos na cidade de Pelotas? Estes foram construídos para dois donos de cervejeiros e alemães se comunicarem secretamente, em especial quando a Alemanha Nazista estava no auge. Em 1942 houve até investigação policial sobre uma suposta rádio clandestina que estava permitindo aos nazistas se comunicarem por meio de código, com publicação em jornais, mas nada foi encontrado. Segundos os historiadores que ainda trabalham no mistério, a rede teria sido destruída para esconder documentos nazistas ainda em busca.

Túneis de Pelotas

Túneis de Pelotas

Pelotas é a Capital Nacional do Doce

Ao menos é o que diz a placa da cidade, convidando os turistas a conhecer as diversas docerias artesanais e conhecidas em todo o Brasil.

Pelotas é a Capital Nacional do Doce

Pelotas é a Capital Nacional do Doce

A Cidade dos Gays

Piadas dizem que em Pelotas só tem gays. Você sabe como começou isso? Com um fato histórico. Durante conflitos coloniais, Pelotas era a cidade mais escolarizada do Brasil e o serviço masculino obrigatório ao exército exigia que os homens se alistassem. Os pais não curtiram isso e pediram para seus filhos continuarem na escola, e foi como se eles estivessem fugindo da batalha, levando a fama de gay.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *