Morro de São Paulo em Salvador é conhecido pela sua beleza misturada a cultura cosmopolita e ainda pelo povo hospitaleiro do lugar. Entre os passeios que não podem deixar de serem feitos para quem vai fazer turismo lugar, destacamos os três a seguir:
1- Passeio Volta a Ilha:
Esse com certeza é daqueles passeios que não podem faltar no seu roteiro e a parte mais adorada pelos turistas é a volta a ilha de Tinharé. Na barca é possível ter uma visão geral da ilha e que claro é de tirar o fôlego. Mas, prepara-se, pois o passeio pelas Ihas de Tinharé dura oito horas, normalmente, o horário de partida é 9:30 e a volta às 17:00. Tem que reservar um dia para fazer o passeio.
Todas as lanchas saem das piscinas naturais de Moreré e Garapuá, pela Terceira Praia. Porém, as paradas da lancha podem variar de acordo com a maré. Quando ela está baixa, as paradas são em número maior para curtir as piscinas naturais que se formam e apreciar os peixinhos nas águas claras.
Quando a lancha para na piscina ela fica durante 50 minutos. Depois ela segue para a praia de Cueira, em Boipeba. É a hora de fazer uma pausa e degustar as lagostas do seu Guido, ou se preferir, aguardar a próxima parada no Boca da Barra, que será feito um passeio pela trilha na mata.
Em Boipeba, na praia da Boca da Barra é hora de escolher onde almoçar em uma das várias barracas que ficam a beira mar. Depois da pausa é hora de seguir para a cidade histórica de Tinharé, a Cairú. Lá vale uma visita em um dos seus maiores patrimônios históricos que é o convento de Santo Antônio. Na volta para Morro de São Paulo ainda tem uma parada na Canavieiras, para ver o criatório de ostras.
2- Passseio Ponto do Curral
Esse é o passeio ideal para quem naõ está querendo ou não pode passar o dia todo fazendo o tour de barca. A sua duração é em média 5 horas e passa por belezas naturais intocadas e praia semi desertas.
O passeio começa na Ponta do Curral, em uma propriedade particular. Lá dá para apreciar uma praia com águas claras e calmas e com uma ótima estrutura para relaxar. A segunda parada é bem no meio do mar, na coroa de areia. Um lugar deserto que fica bem no meio das águas, em seguida, a barca segue para a Praia da Gamboa, um lugar com uma beleza natural maravilhosa e onde você encontrará várias barracas na beira de um mar calmo e de águas profundas.
3- Passeio Garapuá
Essa é a diversão em Morro de São Paulo mesmo, que começa depois da Praia do Encanto, na idade. Neste caso, nada de barca, o passeio é feito em carros 4×4. O percurso dura uma hora e meia até Garapuá e o ponto final é a praia. Um lugar de tirar o fôlego tamanha a beleza natural. Um cenário paradisíaco. São dois quilômetros de extensão, areia branquinha, vegetação exuberante e mar de águas mansas.
O lugar é um convite para quem quer relaxar e ainda comer pratos deliciosos feitos com frutos do mar, que são servidos em barracas na beira da praia. O passeio custa durar 6 horas e meia.
Como Chegar a Morro de São Paulo
Morro de São Paulo é uma ilha que faz parte de um arquipélago localizado ao sul de Salvador. É possível chegar até lá de três formas: via terrestre, via marítima e via aérea. Quem opta pela ida em avião, precisa pegar um voo partindo do Aeroporto Internacional de Salvador. A viagem durante somente 20 minutos.
Quem preferir ir de lancha para Morro de São Paulo vai encontrar várias empresas que oferecem o serviço. O trajeto em um catamarã, por exemplo, durante cerca de 2 horas e 20 minutos. Farol do Morro e Biotur são as empresas que há anos fazem o trajeto.
Se você não quer ir nem de avião e nem de barco, pode ir via terrestre, neste caso, o acesso é através da cidade de Valença. Mas, quando chegar lá será necessário pegar uma lancha até Morro de São Paulo.
Para Valença dá para pegar um ônibus na rodoviária de Salvador, que vai direto. Outra opção é pegar um micro-ônibus para Valença partindo de Itaparica. De Valença é muito fácil seguir para Morro de São Paulo. O turista pode escolher entre lanchas, barcos convencionais ou catamarãs. O barco convencional leva uma hora de 40 minutos para chegar no destino final, enquanto a lancha rápida, faz o trajeto em 40 minutos. O preço, em média, do barco é de sete reais e da lancha rápida é de 14 reais.
Outra opção é fazer uma espécie de excursão até Morro de São Paulo partindo de Salvador. A empresa Cassi Turismo oferece o serviço terrestre com trechos marítimos inclusos. Todo o passeio é feito com um guia.
O ônibus sai de manhã de Salvador e vai pegando os passageiros que agendaram o passeio pelos hotéis da cidade. Somente aqueles que estão localizados na orla e até o bairro Itapuã. Depois segue até o terminal marítimo. Com um barco da própria empresa é feita a travessia da Baía de Todos os Santos. Do outro lado, uma van espera os passageiros, em Itaparica. Ela levará os turistas até o lugar mais perto do Morro de São Paulo que seja chama “atracadouro”.
Todos desembarcam da van e entram na lancha rápida e em 20 minutos estão no cais. Depois da chegada em Morro de São Paulo, o guia apresenta o lugar e deixa os turistas livres para passearem à vontade, marcando um ponto de encontro para volta.
O turista que desejar ficar um dia no lugar e voltar somente no dia seguinte, com um outro transfer, sem nenhum custo adicional, pode combinar previamente com a empresa e marcar o ponto de encontro da volta em um hotel. É uma outra maneira de conhecer Morro de São Paulo e chegar lá sem problemas.
Quem gosta de lugares paradisíacos certamente já deve ter ouvido falar da Praia Morro de São Paulo, na Bahia. Um lugar encantador, com praia de areia branca, de mar limpo e azul.Para chegar até esse imperdível local é muito fácil, principalmente a partir de Salvador, através de voos domésticos ou não, com as empresas TAM, Azul, Webjet, Trip, Varig, entre outras.Chegando a Salvador, basta pegar outro voo direto para Morro de São Paulo, que demora aproximadamente 25 minutos, com o táxi aéreo, com três empresas.
Mas se você não gosta muito de voar e prefere apreciar toda a paisagem até chegar ao paraíso, vá pelo mar.A partir do Terminal Marítimo, localizado bem em frente ao famoso Mercado Modelo, de Salvador, você encontra rapidinho um jeito de chegar a Morro de São Paulo, pois de lá partem todos os dias lanchas e catamarãs com esse destino certo, tanto de ida, quanto de volta.