Pontos Turísticos de Portland

Jardim Botânico Berry

O Jardim Botânico Berry, ou “Botanic Garden Berry”, foi fundado em 1845 na cidade de Portland, estado de Oregon, nos Estados Unidos. Atualmente, o Jardim Botânico de Berry encontra-se em dificuldades financeiras e está fechado ao público. A história do Jardim Botânico Berry começou com um simples passatempo da jovem Rae Selling Berry, casada e com dois filhos, que sofreu de surdez precoce e se dedicou ao estudo das flores. Passou a assinar revistas nacionais e internacionais sobre o assunto e se corresponder com outras pessoas que também se dedicavam às plantas, inclusive patrocinando algumas pesquisas. Em contrapartida, recebia muitas sementes de flores raras de várias partes do mundo e cultivava um jardim com muitas espécies raras. Hoje, o jardim de Rae Berry é o Jardim Botânico de Berry, uma área pública conhecida internacionalmente por ser um viveiro de plantas raras e flores ameaçadas de extinção, dedicado à conservação das espécies e dono de um importante banco de sementes, com mais de 14 mil espécies raras.

Jardim Botânico Berry

Jardim Botânico Berry

Tom McCall Waterfront Park

Quem for para Portland não pode perder a oportunidade de visitar o Tom McCall Waterfront Park. São quase 37 hectares com diversas atrações misturadas nas magníficas belezas naturais. Visita indicada principalmente no inverno, quando a visão fica ainda mais deslumbrante. Seu nome homenageia Oregon Tom MacCall, ex-governador que marcou história na região. No local acontecem inúmeros festivais musicais, protestos reivindicativos e até mesmo feiras de rosas ou outras espécies de flores. São inúmeros memoriais ou estátuas que homenageiam diversos nomes da história norte-americana. Visita direcionada principalmente para quem aprecia cultura e grandes obras arquitetônicas. O Parque foi construído nos anos 70 da década passada. Nesta época, existiam diversos estudos que apontavam extrema carência de arborização e áreas de lazer. Neste sentido, estudantes começaram a invadir regiões proibidas para realizar piqueniques como forma de protesto. Neste cenário efervescente, MacCall não teve muita saída: iniciou processo de licitação para contratar a ZGF Archietects LLP, empreiteira que construiu o Parque.

Space Needle

Que tal enxergar toda região de Portland estando em uma torre que está a aproximados 180 metros de altura? Esta incrível atividade pode ser realizada no coração da cidade localizada em Oregon. Com quase 10 mil toneladas, representa seguramente a construção mais onipresente de todo distrito. A torre foi construída no ano de 1962, quando americanos ainda travavam batalhas ideológicas contra soviéticos na conhecida Guerra Fria. Diariamente quase 20 mil pessoas utilizam os elevadores presentes na estrutura interna, cuja velocidade atinge 10 km/h em viagem de visão panorâmica com 43 segundos duráveis. Possui extrema resistência contra ventos ou furacões, que podem atingir 200 km/h. Também resiste qualificadamente aos terremotos de até 9,1 na escala Richter. Existem 25 para-raios e total segurança aos visitantes mesmo durante tempestades. Interessante notar que em 2000 um grande evento festivo foi cancelado no local devido às suspeitas de ataques terroristas. Conta com shows de fogos em todo Réveillon.

Instituto de Arte Contemporânea de Portland

O Instituto de Arte Contemporânea localizado em Portland, representa grande ícone das formas artísticas correntes nos Estados Unidos contemporâneo. Quem fundou este local foi Kristy Edmunds, antigo diretor do conceituado Museu de Portland, local onde são divulgadas todas as partes da memória artística da respectiva região. Desde 1996, diversas exposições no Instituto ganham as câmeras do mundo inteiro, devido ao valor artístico existente nas mostras. Edmunds deixou o centro em 2005, assumindo a direção do Festival Internacional de Artes de Melbourne. No Instituto são demonstradas artes contemporâneas com rica programação visual. Sem dúvidas, um museu que causa inúmeras identificações na geração dos anos 90, momento onde o mundo passou por uma grande renovação tecnológica nos segmentos produtivos. A melhor época para visitar este local é durante os Festivais de Arte que ocorre nos primeiros dias de setembro, quando grandes artistas do mundo inteiro demonstram o que há de mais atual em arte contemporânea.

Jardim Chinês de Portland

Hoje em dia, já não é necessário voar longos dias de avião para chegar ao outro lado do mundo no intuito de conhecer a China. Nem mesmo é preciso falar mandarim. Basta seguir viagem para Oregon, onde está localizado o mundialmente consagrado Jardim Chinês de Portland. Logo na entrada, se pode notar que o ambiente está moldado como um grande vale da China. As pedras são onipresentes em inúmeras partes e existem ricas essências naturais misturadas nos elementos artificiais existentes na arquitetura chinesa: telhados pontiagudos e pontes pequenas em cima de rios calmos e serenos. Existem inúmeras espécies de plantas e flores que deixam o ambiente campal com intenso ar floral. No ano do dragão, certamente esta representa escolha ideal para quem quer se surpreender positivamente com a legítima cultura ocidental milenar. Existe um grande centro de alimentação que conta com alimentos que não contêm nenhum tipo de carne. A purificação deve estar evidente em todos os seres presentes neste templo turístico.

Portlandia: A Estátua de Portland

Portlandia é simplesmente a segunda maior estátua de cobre repoussé construída nos Estados Unidos, com aproximados 11 metros de altura. Está posta na entrada do Edifício Portland, presente no local desde o ano de 1986. Foi feita por Raymond Kaskey, artista que se tornou mundialmente famoso depois da escultura. Possui o formato de uma mulher com um tridente na mão esquerda, que esta agachando, estendendo a mão direita para cumprimentar as pessoas que passam pela entrada. Interessante notar que logo em baixo do monumento existe uma placa metálica com poemas escritos por Ronald Talney.

Portlandia: A Estátua de Portland

Portlandia: A Estátua de Portland

Não existe acessível facilitado para automóveis, há faixas arborizadas que dificultam esse tipo de acesso. Governantes estudam possibilidade de modificar este símbolo para outra região com visão mais facilitada. Os direitos autorais da imagem são concedidos exclusivamente a Kaskey, e não ao governo, mesmo este monumento estando dentro do programa governamental relacionado com artes públicas da cidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *