Procurando frio, neve e um lugar para colocar para fora seus casacos quentinhos? O Brasil também é um país para isso também. Tudo bem que não temos mares congelados, mas curtir o frio é totalmente possível em nosso país devido a sua extensão territorial. O país esta localizado de norte a sul do hemisfério sul, o que lhe permite ter climas quentes com sol intenso e locais com climas tão frios quanto nos países da Europa. Confira onde o frio está presente por aqui a seguir.
São Joaquim, em Santa Catarina
Querendo desenhar anjinho de neve com o corpo, a cidade de São Joaquim, no Estado de Santa Catarina, é o lugar. O cenário é bem parecido com uma cidade canadense ou as mais frias da Europa em um bom inverno, por exemplo. Isso acontece não apenas porque o Estado está localizado na região mais fria do Brasil (Rio Grande do Sul), mas também porque a cidade está nada menos que 1.360 metros acima do nível do mar. O cenário de São Joaquim no inverno é considerado até místico de tão lindo. A cidade tem montanhas e uma vegetação araucárias, típica de regiões em que o clima é tão gelado que suas folhas congelam, sem prejudicar a vida da planta de qualquer forma.
São Gabriel, no Rio Grande do Sul
Com construções antigas e forte influência da colonização alemã na formação do estilo da cidade, passeando por São Gabriel em dias de inverno intenso você vai mesmo pensar que está em uma cidade européia. As pessoas costumam vestir casacos quase o ano todo e em dias frios demais você pode experimentar temperaturas abaixo de zero facilmente, deixando esta ocupando o patamar de ser a segunda cidade mais fria do Brasil.
Campos do Jordão, em São Paulo
Os turistas que querem curtir um pouco do clima europeu adoram passear por Campos do Jordão, uma cidade fria e bem visitada em seu inverno. Tanto que os hotéis chegam a cobrar mais de R$ 500 a diária, pois a disputa é grande por uma vaguinha para curtir esta que é considerada uma das cidades também mais chiques do país. Campos do Jordão tem diversos atrativos a seus turistas, e alguns deles são bem interessantes como uma arquitetura que lembra bastante a Suíça. Como sua paisagem também lembra, o apelido dos turistas dado a Campos é de Suíça brasileira. E uma das bebidas mais apreciadas por lá é o chocolate quente, que também é uma bebida bem consumida na Suíça original.
Foz do Iguaçu, no Paraná
Além de ver as lindas cataratas, as quedas de água mais famosas do Brasil e uma das mais conhecidas do mundo por sua beleza intensa, você vai curtir um belo clima de frio intenso por lá. Por conta da umidade da região pelas descidas de água, altura do local e localização no globo, Foz do Iguaçu se torna facilmente uma das cidades mais frias do Brasil, com clima ameno menos na estação do verão.
Monte Verde, em Minas Gerais
Os nordestinos não precisam descer muito no mapa para curtir um pouco de frio e clima ameno. Podem parar já por Monte Verde, cidade que fica a 166 km de São Paulo e 483 km de Belo Horizonte. Não é uma cidade rural, mas como a paisagem verde é bem conservada e toma conta da paisagem, os turistas se setem em férias no campo por lá. Até os hotéis por lá enxergaram nisso um nicho de mercado, investindo em chalés aconchegantes com calor em lareira ainda para quem curte um clima mais romântico em sua viagem de férias.
Triunfo e Gravatá, em Pernambuco
Esta com certeza não é uma das cidades mais frias do Brasil, mas para os nordestinos é algo realmente perturbante usar luvas e gorros em uma cidade no meio da região, na zona da mata pernambucana. Triunfo é uma cidade bem elevada em relação ao nível do mar, e por isso no inverno (tempos chuvosos) da região nordeste, a cidade se enche de turistas querendo curtir a neblina, o falar com fumacinha na boca e curtir o frio para dormir que só dá agasalhado. Parece ser louco e é bem contraditório andar de casaco na rua, mas nos dias frios de julho só dá para caminhar assim por la. O mesmo acontece com Gravatá, uma cidade muito elevada em relação ao nível do mar e por isso as duas cidades fazem parte do que se chama circuito do frio, quando os nordestinos uma vez ao ano vão para uma serie de shows e eventos apenas em cidades em que o clima chega a temperaturas muito próximas a zero grau.
Castro, no Paraná
Temperaturas baixo de 0 graus são comuns em Castro, cidade localizada no centro do Estado do Paraná. Os dias frios costumam surgir sem prévio aviso, por isso alguns motores de carro sofrem um pouco com congelamento.
Painel, em Santa Catarina
Os menos de dois graus abaixo de zero são quase constante nesta pequena cidade de Santa Catarina, que adora o frio. Tanto que sempre que os tempos ficam assim, o pessoal já sabe o que fazer: festas locais para esquentar o clima. Poucas foram as vezes que a cidade teve neve, mas sempre sofre um pouco com a baixa do clima. Mas os moradores já estão acostumados.
São Caetano do Sul, em São Paulo
São Paulo em si tem um pouco mais de frio que as demais cidades do país na mesma região por diversos motivos: sua poluição não deixa os raios penetrarem ou trocarem de temperatura de forma normal, por isso o frio é mais intenso, bem como o abafado. Mas algumas cidades apresentam um clima gostoso de curtir no inverno, como São Caetano do Sul, que por ser mais elevada que o nível do mar e suas cidades vizinhas, acaba deixando as pessoas falando com ‘fumacinha’ também, o que é bem atraente para os turistas do norte e nordeste do Brasil, que não vivenciam isso costumeiramente.