Conceito
No Brasil, os hotéis em geral são espaçosos e até os menores,as pousadas ou albergues, possuem um tamanho considerável para oferecer às pessoas. Quando se viaja para outros países, um novo conceito de hospedagem pode ser encontrado, unindo praticidade e economia : os nano-hotéis (prefixo nano tem origem grega e significa anão) elemento de formação de palavras que dá a idéia de pequeno. Eles refletem bem uma tendência mundial para pessoas que só necessitam passar uma ou duas noites em um país e depois partir. Com suas acomodações bem confortáveis em um espaço pequeno, os nano-hotéis se tornaram uma boa opção para os turistas de todo o mundo. Eles foram criados no Japão, com o objetivo de solucionarem o problema, de quem só precisva de um local para ficar na cidade por pouco tempo. Então criaram em vez de quartos, camas umas em cima das outras para acomodarem os seus hóspedes. A idéia teve uma boa repercussão, pois também oferece como nos hotéis comuns, alguns serviços especiais, para atrair os turistas em geral mais jovem e com espírito despojado , que estão sempre em busca de inovações. Atualmente eles existem principalmente além de Tókio, em Nova York, Londres, Zurique ,Amsterdã e Antuérpia.
Em Nova York
Os hotéis Nova-Yorquinos bem localizados, costumam apresentar um preço bem alto.Não é o caso do The Pod Hotel, que fica próximo a Catedral de St. Patrick e do Times Square. As opções oferecidas são cama de casal ou solteiro e também beliches, com ou sem banheiro. Há ainda o charme de um jardim no telhado, um restaurante e até um lounge com preços a partir de U$99 Dolares.
Em Londres
Na cidade de Londres as pessoas podem ficar no EasyHotel,que faz parte de uma rede de 5 hotéis, com preços acessíveis a partir de 25 Euros, e confortos como toalhas de banho como cortesia.
Em Amsterdã
O Yotel é ideal para quem precisa pernoitar somente uma vez. Os quartos são bastante reduzidos, mas oferecem aos hóspedes,banheiro conexão à internet e até serviço de quarto, com preços a partir de 25 Euros. Bem localizado, próximo aos aeroportos de Amsterdã e Londres, os quartos são alugados por 4 horas,se o viajante não quiser ou não precisar ficar lá a noite inteira.
Em Tóquio
Na cidade de Tóquio, o hotel Capsule In Akihabara, possui espaços extremamente pequenos para acomodação de seus hóspedes. Oferece gratuitamente TV a Cabo, acesso a internet e objetos de uso pessoal, como escovas de dentes e roupões,por exemplo. Preços a partir de U$ 45 Dolares.
Antuérpia
A Rede de Hotel Qbic, apresenta praticidade como o check in feito em terminais eletrônicos, que ainda dá informações turísticas sobre a cidade. Os quartos foram projetados com design e aproveitam todo o espaço ambiente. Preços a partir de 69 Euros. Fazer uma viagem internacional, atualmente já não é tão dispendioso,e esses principais nano-hotéis estão aí para comprovarem essa tese.
Salete Dias