A Expoinga 2010 encerrou no dia 16 de maio a sua 38ª edição, com grande sucesso. Este evento acontece na cidade de Maringá e compreende uma grande feira da agropecuária, indústria e comércio da região. Este ano houveram algumas novidades como, por exemplo, a arena coberta e entre a agenda de shows musicais, a novidade ficou por conta da redução nos shows estilo sertanejo, foram apenas 3 neste ano.
Atrativos
Este grande evento durou 10 dias, durante os quais ocorreram muitos shows culturais em diversos estilos musicais, grupos ligados a rock, hip hop, pop, sertanejo e pagode. Esta diversidade vinha se fazendo necessária já em edições anteriores, tendo em vista a demanda do público que prestigia o evento em busca de shows diferenciados. Foram realizados 8 shows sob a arena coberta, que oferece capacidade de receber 14 mil pessoas em cada ocasião. Os shows foram: Jeann e Julio em 6 de maio; Luan Santana dia 7 de maio; Chitãozinho & Xororó no dia 8; Fresno no dia 9; Roupa Nova dia 11; Marcelo D2 e Pitty no dia 12 e no dia 13 Inimigos do HP. Nos 3 últimos dias, 14, 15 e 16 de maio, aconteceram as competições de rodeio.
Atividades Extras
Além disso houveram diversas outras atividades extras para as famílias, como praça de alimentação, áreas de lazer para crianças, exposições de produtos ligados a agricultura e comércio, artesanatos, etc., extensa agenda de palestras, cursos e reuniões, apresentações de companhias de dança, grupos folclóricos e tantos outros eventos culturais programados. Os leilões também agitaram muito a Expoingá, e ocorreram desde o segundo até o último dia do evento, gerando uma intensa movimentação financeira.
A Estrutura
A novidade da feira ficou por conta da linda e imensa arena coberta que foi construída para a realização de rodeios e shows, mas além dela existe uma grande estrutura montada para este grande evento. O pavilhão da industria e do comercio, destinado a comercialização, é bastante amplo e organizado.
Resultados
O balanço da Expoinga 2010 ficou dentro das expectativas de seus organizadores, que se mostraram bastante satisfeitos diante dos resultados obtidos. Não houveram incidentes graves, famílias de diversas regiões prestigiaram o evento que se desenrolou em clima de harmonia e tranquilidade. A diretoria entende que os números do balanço apresentado são uma demonstração da realidade socioeconômica da região. As negociações se mantiveram dentro das estimativas iniciais e a exposição de animais a preocupação de pecuaristas em investir no constante aprimoramento genético de seus rebanhos. Neste ano houve recorde de público, foi registrada a passagem de 449.602 pessoas no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, nos 11 dias de evento. Entre os shows, o que trouxe o maior número de pessoas foi Luan Santana,14 mil pagantes.