Chega o mês de junho e o nordeste brasileiro se prepara para uma de suas maiores festas, as festas juninas que comemoram três santos católicos reverenciados nesta época do ano, o Santo Antônio, santo querido das moças casadoras, São João e também São Pedro. Pode-se dizer que no nordeste e no norte do Brasil as festas juninas são muito mais festejadas para a população dessas regiões que o Natal, a mais importante festa cristã. As festas juninas, no entanto, são historicamente a festividade mais importante para aquelas regiões, um evento de importância religiosa, cultural, e econômica.
Origem das Festas Juninas
Os primeiros registros das festas juninas datam do século XII em uma região da França, onde era celebrado o mais longo dia do ano, que acontece dia 22 ou dia 23 de junho, e que era chamado de solstícios de verão, que coincidiam com o início das colheitas. Era uma festa pagã, mas com o tempo foi adquirindo conotações religiosas introduzidas pelo cristianismo que a igreja católica trouxe para o Novo Mundo. As festas juninas chegaram ao Brasil através dos portugueses, mescladas aos costumes franceses que se incorporaram na Europa, e aqui em nossa terra ela sofreu o processo de aculturamento, tornando-se a alegre festa tão conhecida de todos os brasileiros de norte a sul do país.
Data das Festas
No nordeste brasileiro, todo mês de junho é consagrado aos santos, com festas e celebrações em todas as partes, no entanto as datas mais marcantes são a véspera do dia dos santos, ou seja, 12 de junho, véspera da festa de Santo Antônio, o santo casamenteiro, por isso 12 de junho é o dia dos namorados, noite de 23 de junho, véspera do dia de São João, e 28 de junho, véspera de São Pedro. Nestas datas e durante todo o mês são realizadas muitas festas populares com comidas típicas, fogueiras, danças populares e muita alegria, recebendo turistas de todas as régios do Brasil e também do exterior.
O “Maior São João do Mundo”
Caruaru e Campina Grande competem pelo título nacional de “Capital do Forró”, as duas cidades disputam entre si o “maior São João do mundo”, São João é como é chamado todo o ciclo de festas juninas do nordeste. A região recebe turistas de todo o Brasil, as empresas de turismo e de transportes se preparam para o fluxo de pessoas que chegam as cidades nordestinas, além dos deputados nordestinos que esvaziam a assembleia para estarem nas suas bases eleitorais. A infra-estrutura montada para receber os turistas é muito boa e Caruaru se transforma nessa época num imenso arraial, e os turistas chegam nos trens do forró que vem do Recife para participar da festa e dançar quadrilha, na festa que dura todo o mês de junho.
Com certeza essa é uma excelente opção de turismo de inverno para quem gosta de festa e aprecia a diversidade e beleza da cultura popular brasileira.
Gostaria muito de ver a festa do boi em Parintins mas não tenho muitos recursos e não veja nenhuma agencia de viagens que faça isto. Somos só eu e minha irmã. Podem nos ajudar? Eu tenho 54 anos e ela 56. Agradeço a quem puder nos ajudar.Não temos problemas de saúde, por enquanto..
Maior mizeria essa pagina .. estou falando mesmo ! .. tou tentando fazer uma bela de uma pesquisa e vc fica nessa mizeria mintirora é porra ! tou flando do computador da escola : G..D..C viiu porra ! vê sii toma vergonha !
e vcs?
gostei mtu pq me ajuda quase tudo sobre as fests juninas!!!!!
gostei muito desta pajina me ajudou em tudo sob as festas juninasok
gostei muito
a
nossa esse site e muito da ora meu trabalho ta completo
eu acho que e muito boa esta festa pois pude um dia ter partissipado dela