A origem da cidade de Barcelona se conhece por volta do século primeiro antes de Cristo, segundo foram encontrados restos arqueológicos e documentos que não dão a precisão, mas que remontam a esta data.
A antiga colônia romana, se chamava Barcino e era um povoado colono ao redor do Monte Táber, encravado numa serra cheia de escarpas, onde integrava o conglomerado ainda dois rios que formavam a região da capital da Colônia, que se chamava Tarraco.
Esta região ainda existe e é chamada de Tarragona, onde ainda podemos detectar inúmeros vestígios da civilização romana, seja na visualização parcial do que restou da muralha, o templo em homenagem ao Imperador Augusto e necrópolis, além de uma curiosidade: conseguimos ver perfeitamente os restos arquitetônicos das antigas edificações no subsolo do Museu de Tarragona.
A Mudança Geral de Barcelona
Herdeira de um amplo estrutural deixado pelos Jogos Olímpicos de 1992, o qual diga-se de passagem significou um grande marco para os espanhóis, uma vez que foram superadas barreiras antigas e de outras naturezas que fizeram o povo de Barcelona conseguiu crescer de maneira qualitativa e quantitativa no que diz respeito às melhorias gerais nos seus serviços e sua infra-estrutura.
Pontos Turísticos
Dotada de uma grande variedade de estilos culturais e arquitetônicos que representam bem os diversos períodos e eras com que a cidade foi passando e evoluindo, Barcelona tem uma série de diferentes pontos e atrações, o qual vamos subdividir:
Bairro Gótico
Com resquícios de grande valia, o bairro gótico é talvez a parte mais antiga de Barcelona e era onde se cruzavam as duas principais vias da cidade em frente ao fórum, que também era a sede do Império Romano nesta época: o “Caedus” e o “Decumanus”.
Ramblas
Localiza entre a Praça Catalúnya e o Porto, sendo um dos melhores locais para se aprender sobre a essência dessa fascinante cidade. Daqui, tudo um pouco, inúmeros pessoas andando pelas ruas, fazendo um espetáculo multicor, a fonte Canaletes, que diz-se ter de beber a água prá virar Barcelonense e uma série de diversos espetáculos como teatros, cafeterias, dentre outros.
O Porto
Diferencial de grande parte do Torre de Cristóvão Colombo, onde fica situado uma das melhores paisagens de visualização da Espanha, o Mirante oferece uma amplo campo de visão panorâmica de quase toda a cidade.
Montjuic
Amplo monumento de sede de grandes acontecimentos espanhóis, foi construído no século XVII e tem como grandes acontecimentos a Exposição Universal em 1929 e cenário dos Jogos Olímpicos de 1992.
Parque da Ciudadella
Um dos mais belos locais de Barcelona, foi sede da Exposição Universal de 1868, com grande parque, onde se encontram Museus, o Parlamento catalão e uma das mais prestigiadas esculturas do país, a escultura “Dama del Paraguas” que é o símbolo de Barcelona.