Mosteiro Abadia de Glastonbury Inglaterra

Um dos destinos turísticos mais fascinantes e curiosos da Inglaterra, a Abadia de Glastonbury, foi um dos mais ricos mosteiros do país até o período da Dissolução dos Mosteiros promovida pelo rei Henrique VIII que se opôs a Igreja Católica. Desde o século 12, a cidade de Glastonbury, foi associada a Avalon, terra do lendário Rei Arthur que defendeu seu povo da invasão saxã em 5 d.C.

No ano de 1191 os monges locais alegaram ter encontrado os túmulos do rei Arthur e sua esposa Guinevere na abadia após um incêndio que destruiu o prédio. Nunca houve comprovação dessa alegação, mas também não houve contestação. Glastonbury passou a ser reconhecida como Avalon e atraiu investimentos generosos assim como inúmeros turistas nos dias de hoje. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa terra mágica que abriga histórias de magos, druidas, cruzados e sacerdotisas?

A Fama Mística de Glastonbury

Antes de ser considerada Avalon, a cidade de Glastonbury, já contava com fama mística tendo sido apontada como o destino de José de Arimateia após a morte de Jesus Cristo. Há lendas que dizem que o próprio Jesus teria ido à cidade e construído uma igreja chamada Vetusta Ecclesia que é nada menos do que o primeiro templo cristão da Inglaterra. Não existe comprovação para tal fato, porém, a magia que envolve Glastonbury não para por aí.

Atualmente associada com festivais de música, a cidade, possui ainda a Glastonbury Tor (montanha em celta) com 158 metros de altura oferecendo uma vista panorâmica do condado de Somerset. Essa montanha tem um formato curioso dividido em sete níveis, algo que ninguém sabe como explicar.

A torre da Igreja de São Miguel está situada no topo como se estivesse de vigília pela cidade, essa foi a única parte que restou do templo construído no século 15. Para chegar ao topo é importante ter fôlego, mas com cuidado e paciência todo mundo consegue. Usar roupas quentes é primordial para se manter protegido do ventinho gelado e cortante.

Ruínas da Abadia de Glastonbury

A Abadia de Glastonbury foi o mais relevante monastério de toda a Inglaterra até o século 16 quando o rei Henrique VIII entrou em desavença com a Igreja Católica. A primeira construção, atribuída ao rei Ine de Wessex (688-726 d.C.), teria sido bem mais humilde. Acredita-se que o terreno em que a abadia está foi o mesmo no qual Jesus teria ordenado à construção de Vetusta Ecclesia.

Ruínas da Abadia de Glastonbury

Ruínas da Abadia de Glastonbury

O ápice da abadia e da região como um todo se deu em torno do ano de 1086 d.C., há registros escritos que falam sobre a beleza e riqueza da região. Ainda hoje é possível vislumbrar alguns resquícios do ouro que cobria as paredes extremamente ornamentadas do templo que compõem o complexo.

Passeando Pelas Ruínas da Abadia de Glastonbury

Uma dica é conferir a maquete disponível no centro de recepção dos visitantes em que se pode constatar a grandiosidade que essa abadia possuía. No terreno da abadia foram enterrados três reis sendo que um deles, de acordo com a lenda, era o rei Arthur. Os restos mortais do lendário rei e sua esposa desapareceram após a destruição impingida por Henrique VIII. Os turistas são recebidos nas ruínas e guiados por arqueólogos vestidos a caráter que contam a história da abadia. O serviço de guia está incluso no ingresso para visitar o local.

No século VIII, o rei Henrique VIII, mandou demolir a abadia de maneira que pouco sobrou da edificação. Contudo, uma das partes do monastério que pode ser identificada pelos visitantes é a cozinha, um prédio com formato octogonal que foi erguido entre os séculos 13 a 14. Nobres e ricos que passavam pela abadia eram alimentados pelas delícias preparadas pelos monges nesse prédio.

Compras

No centro da cidade de Glastonbury os turistas encontram várias lojas que oferecem uma grande variedade de produtos desde artigos religiosos como crucifixos até imagens pagãs e esotéricas. Não é atoa que essa cidade é uma das favoritas dos peregrinos hippies.

Como Chegar a Glastonbury

Situada em Somerset, a cidade de Glastonbury, fica a apenas 50 km de Bristol. Quem está em Londres pode utilizar as linhas de trem que vão até Bristol a partir da cidade de Paddington. Na sequência é necessário pegar um ônibus para chegar a Glastonbury. A abadia fica situada próxima ao centro da cidade onde ficam as lojas, dá para circular a pé. Para ir ao Tor é necessário pegar um táxi.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *