O Rio de Janeiro tem muito mais a oferecer a seus moradores e turistas que um belo carnaval. Suas praias estão entre as mais famosas do Brasil por sua beleza e também por águas bacanas para tomar banho. Dentre os diversos esportes aquáticos que podem ser praticados nas águas cariocas, temos o mergulho, esporte que ganha cada vez mais espaço no país. Arraial do Cabo é uma boa opção de mergulho para quem está em terras cariocas. Com águas profundas e uma estrutura lateral para quem deseja aprender ou já possui a prática do esporte. É uma boa pedida para iniciantes ou aqueles que procuram um roteiro alternativo no fim de semana. Para quem ainda não conhece Arraial do Cabo, seu apelido vai tornar o destino muito tentador. A região é conhecida como Caribe carioca por possuir nada menos que trinta pontos indicados e autorizados pelas autoridades locais à prática do mergulho. O visual é um atrativo a parte da praia: águas transparentes que você pode ver o fundo do mar com um visual lindo como corais e cardumes de peixes, tartarugas marinhas nadando ao seu lado, algumas estrelas do mar que quem sabe você pode até tocar e tirar lindas fotos com câmeras subaquáticas.
Onde Fica Arraial do Cabo?
Arraial do Cabo é uma das praias do litoral carioca que mais faz sucesso entre os visitantes e locais. A praia fica localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a cerca de 180 km da capital Rio de Janeiro. Apesar de estar em uma parte quente do país, fica a apenas algumas horas do centro e pode ser alcançada de carro por boas vias ou de barco de ônibus por empresas de turismo. Como é uma região relativamente remota, o melhor é procurar uma hospedagem.
Praias de Arraial do Cabo Próprias Para Mergulho
Toda a costa de Arraial do Cabo pode ser usada para mergulho, mas tem uns pontos especiais que não podem faltar em seu roteiro como Praia Grande, Praia do Forno, Pontal do Atalaia, Prainha, Ponta do Jararaca, Saco do Cherne, Saco do Anequim, Praia Grande, Oratório, dentre outras.Uma curiosidade sobre as praias é que algumas já foram usadas para casamentos, inclusive casamentos subaquáticos. Você já pensou nisso? Casar embaixo d´agua vestida de noiva, com um pajem ou padre e convidados e tudo o que você tiver direito. A festa pode ser bacana e custa pouco, pagando apenas o mesmo valor que cada pessoa pagaria para ir até o espaço para mergulhar sozinha.
Mergulho em Arraial do Cabo Para Iniciantes
O recomendado é que os iniciantes não vão com muita cede ao pote e comecem por praias mais seguras e com instrução. Quem jamais mergulhou na vida deve fazer primeiro o batismo, aprendendo a usar o equipamento com um instrutor capacitado e devidamente cadastrado em uma empresa de confiança. Esta é a forma mais segura para partir para águas profundas com mais conhecimento e poder se livrar de emergências. Os valores começam a partir de R$ 135, com todo o equipamento e acompanhamento inclusos. O local mais indicado para quem jamais mergulhou é a Praia dos Anjos, por possuir águas mais calmas e diversas operadoras de mergulho na região. Com tantas empresas, a concorrência é alta e torna o valor mais convidativo para os clientes. A região é muito frequentada, tornando o espaço ainda mais seguro para as pessoas que desejam mergulhar em grupos, o mais indicado. Mesmo os mais experientes precisam de cautela ao entrar em águas desconhecidas.
O pequeno curso para aprender a mergulhar não dura mais que um dia. O instrutor irá indicar as roupas a se usarem e levar os interessados a um ponto mais raso e mais seguro, com ondas calmas. A viagem de barco até o ponto de mergulho dura mais ou menos meia hora. Os mergulhadores novos devem aprender sobre sinais de comunicação debaixo d´água e as principais técnicas de segurança e de compensação nas vias aéreas em caso de sufocamento. As roupas usadas são macacão térmico para isolar o corpo das águas geladas, botas, nadadeiras, máscara, snorkel, colete e cilindro com ar atmosférico comprimido. Por segurança, o mergulho dura apenas 40 minutos para os iniciantes, mas pode durar mais de duas horas para os mais experientes. A maior parte das empresas leva um fotografo subaquático para quem quiser registros e não tenha material especial.
Mergulho em Arraial do Cabo Para os Mais Experientes
Os mais experientes podem ousar e caminhar por locais mais perigosos, como o naufrágio do Teixeirinha, localizado na Ponta do Jararaca. O naufrágio está espalhado por toda a costa do Jararaca em águas profundas, e os mais experientes podem tirar fotos e nadar por entre os pedaços da embarcação famosa. O Saco do Cherne é uma dica para quem quer apreciar a vida marinha local. A região é rica em fauna e flora aquática e tem praias mais profundas que as demais, por isso é indicada apenas indo acompanhado com instrutores, embarcações locais devidamente registradas e respeitando as marés e seus horários para não haver problemas. Apesar dos ricos, vale bastante a pena voltar com um álbum recheado de imagens incríveis e momentos para recordar por muitos anos.
A região do Oratório também é uma boa pedida para quem aprecia a vida marinha. O local traz diversas tocas no fundo do mar com peixes que não sobem a superfície, tornando a experiência única e inimaginável. A profundidade máxima é de 36 metros, o que já é bastante mesmo para os que possuem uma experiência longa em mergulho. A Praia do Atalaia é uma boa opção para quem quer curtir uma praia deserta e também um mergulho. É um local bacana para conhecer por sua beleza tanto fora como dentro da água, já que não há bares por perto, apenas muitos barcos ancorados de mergulhadores. As águas chegam a 40 metros de profundidade e são bem seguras, apesar de serem mais longe da região povoada. Trilhas levam ao local, bem como estradas para quem possui barcos e carros.