Ilha de Malapascua: Características Gerais

Ilha Filipina situada no Mar Visayan, localizada do outro lado de um estreito, ao norte da Ilha de Cebu. Ficou famosa aos anos noventa do século XX como destino de mergulho. Antes disso, a ilha era conhecida por sua grande praia de areia branca (Bounty Beach), más também se tornou conhecido por belos jardins de corais e excelentes pontos de mergulho, inclusive com planalto submarino onde tubarões-raposo e raias podem ser avistados em base regular. A maioria dos habitantes da ilha tirar o sustento do turismo, enquanto alguns ainda dependem de subsistência da pesca e a agricultura.

Origem do Termo

O nome “Malapascua” foi cunhado por espanhóis cujo navio a ficou preso na ilha no dia de Natal, 25 de dezembro de 1520, devido ao mau tempo. Por causa de sua infelicidade de ter que passar o Natal longe de seus companheiros e familiares presos em local deserto os espanhóis chamam de ilha má.

Turismo e Economia

Semelhante a outras ilhas, os nativos eram dependentes da pesca como fonte de sustento. Produtos agrícolas, como milho e arroz, foram fornecidos a partir de ilhas vizinhas, como Cebu e Leyte. Com o aumento dos estoques da população os peixes diminuíram. O crescimento do turismo também aumentou local de imigração para a ilha, portanto, a demanda por habitação. A falta de um cais para barcos maiores, devido aos constrangimentos financeiros, mantém ruptura no crescimento da construção.

Turismo e Economia

Turismo e Economia

 Monad Shoal

Estação para os peixes localizada a cerca de 30-35 minutos da ilha. O cardume é uma vez Brilhe 1,5 km (0,93 milhas) de comprimento. Há 200 metros (660 pés) de queda tem um topo achatado a uma profundidade de cerca de 20 a 24 metros (66 a 79 pés). O local é mais conhecido como o único lugar no mundo onde os tubarões-raposa podem ser vistos de modo regular, antes do amanhecer.

Turismo na Ilha Malapascua

A primeira imagem Malapascua são ofertas para permanecer por longo tempo: Traz belo trecho primitivo de areia branca, águas cristalinas, rodeadas por coqueiros e uma dúzia de resorts espalhados no estilo nativo. Mas, essa imagem mudou porque os negócios na região estão explodindo com a construção dos hotéis e edifícios substituindo as casas de estilo nativo. Malapascua é conhecida pelos moradores pela praia secreta. Ilha estabelecida a oito quilômetros fora do norte de Cebu, com comunidade de cerca de dez mil habitantes. Caminhada ou passeio até toda a Ilha leva cerca de 3 horas. De uma forma ou de outra, o principal recurso é o mar: mergulhadores e pescadores trabalham lado a lado com a força de compromissos. Há uma clínica básica, mas o médico apenas está presente aos sábados. No caso de lesão séria é necessário ir ao Hospital Bliss, em Daanbantayan, o que pode levar várias horas, dependendo das condições oceânicas, bem como o tráfego rodoviário. Cebuano e filipino são as línguas faladas de modo oficial. A maioria dos funcionários nos resorts fala língua inglesa fluentemente. O Aeroporto Mactan-Cebu é a porta de entrada Nacional e Internacional para a ilha. Não há transporte. Como alternativa há moradores que possuem ciclomotores e que estão dispostos a conceder carona. Mergulho e pesca. Com as espetaculares flora e fauna subaquática há muito para ver. Um resort aluga barcos. Áreas Marinhas Protegidas para mergulho são: CORAL DO JARDIM, Lapus e West Point.

Mergulho: Águas ao redor da ilha oferecem alguns dos emocionantes mergulhos extremos nas Filipinas, com adrenalina e aventura de bombeamento. As lojas de mergulho parecem conscientes do meio ambiente e tem atitude solidária para com os clientes. Lojas de mergulho oferecem cursos de introdução do nível leve ao avançado Existem naufrágios para incríveis para explorar. Malapascua é típico destino para mergulhar. As principais atrações são: Tubarão-debulhador, peixe mandarim, cavalo-marinho pigmeu entre outras espécies de animais marinhos exóticos.

Principais Centros de Mergulho

  • 01-Diving Evolution (lado leste da Bounty Beach): Oferece ambiente personalizado e divertido aos mergulhadores. Traz instalações incríveis na praia. Proporciona diversão e mergulhos por dia nos melhores locais de Malapascua. Evolution também oferece os cursos recreativos e técnicos TDI. Considerada fornecedora líder de mergulho técnico e exploração em apoio ao sul das Filipinas e Central.
  • 02-Malapascua Exotic Dive & Beach Resort: Primeiro da Ilha. Oferece alojamento, restaurante, bar, serviço de viagens, entre outros. O resort tem a própria usina de reciclagem e oferece mergulhos de primeira classe.
  • 03-Exotic Dive & Beach Resort: Centro considerado de cinco estrelas. Oferece inclusive cursos de iniciante a avançado, com alta taxa de aprovação entre os alunos dos cursos técnicos de mergulho específico de Malapascua. Cobrem 22 locais diferentes ao redor da ilha. Programas diários para ver os tubarões-raposa. Restaurantes, alojamentos e bar são encontrados no local.
  • 04-Thresher Shark Divers: Mergulhos diários ao lado do tubarão-raposa, mergulhos, corais, naufrágios, macro e mergulho cinco estrelas.
Principais Centros de Mergulho

Principais Centros de Mergulho

Comércio na Ilha de Malapascua

  • 01-Existem fornecedores de camiseta t-shirt em torno Bounty Beach, bem como artesãos que vendem esculturas de tubarão na madeira.
  • 02-Mercearia: Há diversas lojas locais espalhadas pela ilha que vendem desde produtos de higiene pessoal a analgésicos, água, refrigerantes e lanches. Existem lojas com comércio de frutas: Bananas, maçãs, cocos, tomates e outros produtos.
  • 03-Dive Shop: Os grandes centros tem loja de mergulho que vende roupas de mergulho, máscaras, facas, entre outros itens. Itens que podem ser encontrados nas opções dos ambulantes. Existem três prateleiras com centenas de livros para livre troca no Malapascua Exotic Dive & Beach Resort (IDC Centro) e também no Blue Resort.
  • 04-Alimentos: Há restaurantes locais espalhados pela ilha. Refeição boa e barata. Em geral arroz com opções de legumes, carne e peixe. De noite existem barracas de churrasco com carne de porco temperado. No La Isla Bonita existem pratos filipinos e pizzas. GING consiste na escolha popular, alta variedade de opções.
  • 05-Restaurante do Oscar. Mistura eclética de pratos internacionais com opções que mudam de modo diário. Mesas ao ar livre à beira-mar.
  • 06-A Casa CRAIC serve deliciosas especialidades diárias com base nos produtos locais e ingredientes de qualidade importados de origem pessoal por proprietários. Tudo o que pode ser caseiro é servido: Pão, bolos, tortas, entre outros.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *