Fotos de Istambul

A capital da Turquia é uma das cidades mais fascinantes do planeta tendo parte do seu território no continente europeu e outra parte do continente asiático. Istambul é surpreendente de muitas maneiras, a antiga cidade de Bizâncio tem muita história para contar. A arquitetura deixa claro que muitas culturas influenciaram a formação dessa cidade assim como é possível ver o contraste de oriente e ocidente no encontro religioso da fantástica Basílica de Santa Sofia e a grandiosa Mesquita Azul.

Pontos Turísticos de Istambul

Hagia Sophia (Basílica de Santa Sofia)

O nome Hagia Sophia significa “Sabedoria Sagrada” e foi dado ao prédio em 537 quando passou pela última reconstrução. A história da basílica começou no ano de 361 quando a primeira versão do prédio foi construída pelo imperador Constantino para que fosse a catedral da capital do Império Romano do Oriente. Em diversos momentos da história esse prédio foi destruído e novamente erguido.

Tendo em seu interior mosaicos e afrescos que tem mais de 1.000 anos de idade, Hagia Sophia, se tornou um museu. Ao fazer a sua visita ao museu fique atento a detalhes como a área central cercado por cordões em que era feita a coroação dos imperadores romanos. Suba a escadaria até a “Galeria Superior” para ter uma vista que contempla toda a área do museu. O museu cobra ingresso, em torno de 25 liras.

Palácio Topkapi

O palácio é formado por um conjunto de prédios (como o Imperial Council Hall e o Private Audience Hall) em que eram realizadas as mais importantes reuniões do Império Otomano além de belos jardins que podem ser visitados gratuitamente. Uma dica para quem for fazer esse passeio é aproveitar a área de restaurantes no final do parque do palácio. Além de provar a comida que é uma delícia você poderá apreciar o visual de Istambul a partir das mesas a beira da colina. Esse ponto está situado na península histórica de Istambul e pode ser encontrado caminhando a partir da Basílica de Santa Sofia.

Museu Arqueológico de Istambul

Esse museu impressiona por sua beleza arquitetônica e por ter em exposição peças como coleções de arte asiática milenar, sarcófagos de culturas antigas sendo que alguns deles são peças enormes de mármore maciço esculpidas. Está situado ao lado do Palácio Topkapi.

Mesquita Azul

O ponto turísticos mais famoso de Istambul é uma construção imponente que data de 1609. O Sultão Ahmed I – soberano do Império Otamano – ficou preocupado com a derrota diante dos persas e decidiu que essa grande mesquita seria uma oferenda para que a sorte voltasse para a sua cidade.  O prédio pode ser visto de diferentes pontos de Istambul e causa espanto por seu tamanho e tom azulado.

Por dentro a mesquita é tão ou mais impressionante contando com adornos como painéis em que se pode ler versões do Alcorão e mais de 20 mil azulejos. A entrada na mesquita é gratuita, mas é importante ressaltar que mulheres devem usar um lenço ou outro item para cobrir a cabeça (se não tiver a visitante pode emprestar no local) e não devem estar com roupas que deixem ombros ou pernas a mostra. Homens e mulheres devem tirar seus calçados para entrar.

Área de Eminomu (Nova Mesquita e Tumba do Sultão Mahmut II)

Conhecida como a Nova Mesquita essa construção é tão impressionante quanto as demais mesquitas da cidade. Foi erguida em 1660 atendendo a um pedido da Sultana Safiye que era casada com o Sultão Murad III. Para quem não tem restrição nos seus passeios turísticos fica a dica de visitar a área do pequeno cemitério em que estão as tumbas de 150 personalidades da sociedade turco-otamana além do próprio sultão que faleceu em 1839. O passeio pelo cemitério vale a pena para conferir o visual dos sarcófagos islâmicos.

Praça Hippodrome (Hipódromo)

Uma praça que não pode ficar de fora da sua lista de pontos turísticos em Istambul por ter o mesmo estilo do Circus Maximum de Roma – o local em que eram realizadas as épicas corridas de carruagens de guerra. Hoje em dia é uma praça que comporta importantes monumentos da cidade (como a Coluna de Constantino, o obelisco egípcio do Faraó Tutmoses III  trazido diretamente do Templo de Karnak e a Fonte Alemã) possui um calçamento diferenciado que encanta por sua beleza. Os canteiros de flores rendem lindas fotos.

Galata Tower

Posicionada no outro lado do rio essa grandiosa torre de 140 metros está em oposição à península histórica. A primeira versão dessa torre foi erguida em 528 e era feita de madeira, após um incêndio que a destruiu foi construída uma versão de pedra que passou a ser chamada de Torre de Cristo. O ingresso custa em torno de 19 liras e contempla subir de elevador. Aproveite o restaurante e o café que ficam no topo dessa torre.

Kariye Müzesi (Igreja Chora, Chora Church)

Uma visão dourada e resplandecente de beleza que traduz um pouco da arquitetura bizantina. Mesmo estando situada distante do centro histórico da cidade é um dos pontos mais visitados, não é para menos no seu interior estão afrescos e mosaicos que datam do ano 350. Vale a pena comprar os livros que explicam a história dos mosaicos que contam a história de Jesus, Maria e outros personagens que se destacaram na história religiosa de Istambul.

Grand Bazaar

Um mercado ao melhor estilo árabe com inúmeros corredores e vendedores que não desistem de fechar negócio, nem que para isso precisem reduzir significativamente os seus preços. Tem de tudo no Grand Bazaar desde produtos típicos de Istambul até produtos falsificados de grifes famosas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Que lugar lindo, otimo para tirar férias….

    Eline 22 de julho de 2011 22:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *