Em São Paulo, no largo Paissandu temos presente em nosso dia a dia este fenômeno popular que é a devoção e que faz com que as pessoas diariamente levem flores e velas para a “Mãe Preta”. Já ainda na capital paulista e a 7 km distantes desse ponto, outro local se tornou ponto turístico e neste caso é uma parede em pleno Parque Ibirapuera onde a parada para tirar fotos é quase obrigatória aos turistas que visitam a cidade.
O que a “Mãe Preta” Representa
Diferente do que muitos que não conhecem possam pensar esta escultura não é uma representação que tenha cunho religioso é apenas uma das tantas obras de Júlio Guerra que viveu de 1912 a 2001 e que teve essa obra colocada nesse largo há 55 anos.
A escultura é a representação de uma babá de cor negra, que durante os tempos coloniais criou os filhos dos senhores de engenho. Não saberia dizer bem porque que esta escultura está permanentemente recebendo oferendas. A fé não tem mesmo justificativa, ela existe ou não.
Mural do Parque
Passamos agora a tratar do mural que vem a muito tempo atraindo não só os olhares mas milhares de cliques no Parque Ibirapuera, este é o mural do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e que foi grafitado pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo.
Esses dois eram irmãos gêmeos e se tornaram conhecidos como, Os Gêmeos. Nos dias de hoje Otávio e Gustavo tem seus trabalhos em galerias e muros espalhados por todo o mundo e com isso a dupla de artistas vem fazendo um enorme sucesso.
A Arte nas Ruas de São Paulo
Com obras espalhadas por toda a cidade, do grafite a escultura guie-se pela arte se quiser conhecer essa grande e misteriosa metrópole. Os que citamos aqui são nada mais do que dois dos muitos exemplos de como a arte nas ruas deixou de ser estática e passou a interagir junto às pessoas.
Isto já acontece em cidades como Chicago e em especial como Moscou com mosaicos, esculturas e afrescos que a cada estação do metrô contam uma parte da história da Rússia, de sua arte e de sua arquitetura. Em São Paulo não é diferente, por toda a cidade podemos encontrar esculturas e trabalhos em muros que conta muita da vida dos moradores daquela cidade e em especial dos locais onde estão inseridas.
Fenômeno que Vem Crescendo
Este fenômeno popular que denota devoção por uma obra de arte mesmo sem cunho religioso vem crescendo em nossa sociedade e isso tem feito com que arquitetos, paisagistas, artistas plásticos, grafiteiros, e outros artistas venham se reunindo em busca de uma explicação para o crescimento deste fenômeno na cidade paulista.