É interessante observar como a natureza em todo seu esplendor e com todos os mistérios que a envolvem muitas vezes nos apresenta paradoxos difíceis de serem entendidos. Aqui mesmo no Brasil nos deparamos com um desses fantásticos enigmas que são os Lençóis Maranhenses
Um Deserto Especial
Tão difícil é de entender como de se acreditar que exista realmente no Brasil uma paisagem tão inédita como esses 300 km quadrados de deserto com areia totalmente branca se estendendo por bem mais do que 50 km pelo interior da costa norte de nosso país são os Lençóis Maranhenses, o deserto brasileiro.
Só mesmo vendo para acreditar que seja possível um país como o Brasil que é detentor de cerca de 30% de toda a água doce existente no planeta e que, além disso, possui a maior floresta tropical do mundo, possa ter juntado a tudo isso um deserto tão esplendidamente belo, especial como raro que são os Lençóis Maranhenses.
O que o Torna Especial
Este é um deserto que se torna especial pela quantidade de chuvas que banham as dunas recebendo anualmente em torno de 1.600 mm de precipitação o que significa que o que recebe é nada menos do que 300 vezes mais que o volume recebido pelo deserto de Saara.
Com isso se torna possível a formação de lagoas entre as dunas cujas águas são cristalinas e capazes de encantar a qualquer turista uma vez que durante todo o período de chuvas estas lagoas se mantém cheias das mais variadas espécies de peixes e que somente desaparecem quando chega à estação da seca.
Pontos de Visita Obrigatórios
Lagoas formadas pelas águas pluviais se encontram espalhadas por praticamente toda a extensão do parque e isso ajuda para formar uma paisagem que é inigualável e de rara beleza. Existem algumas destas lagoas que já se tornaram famosas não somente pela beleza de suas águas cristalinas como também pelas boas condições de banho que oferecem.
Povoados como o de Atins, de Mandacaru e de Caburé se tornaram pontos obrigatórios de visitas de todos que ali chegam.
Paraíso Ecológico
A 100 quilômetros de Barreirinhas fica Santo Amaro onde estão localizados os Grandes Lençóis Maranhenses, mas para chegar até eles através de Santo Amaro é preciso ter muita coragem e gostar de adrenalina. Na verdade Barreirinha é o portão principal de entrada para se chegar ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um paraíso ecológico cheio de dunas, lagoas e manguezais, um fenômeno geológico raro e que se formou pela ação da natureza em milhares de anos de trabalho.
As paisagens que ali podemos admirar são além de deslumbrantes com características bastante diferenciadas de outros locais que já se tenha conhecido. Uma viagem que vale a pena.